Levando desenvolvimento social e respeito à cidadania, Roseana estará em Anapurus, Mata Roma, Santa Quitéria e Milagres do MA

Publicado em   05/maio/2013
por  Caio Hostilio

roseanafelizO Governo Itinerante será levado a quatro municípios do Leste Maranhense, nestas segunda (6) e terça-feira (7), com presença da governadora Roseana Sarney e comitiva. Desta vez , Anapurus, Mata Roma, Santa Quitéria e Milagres do Maranhão receberão as obras e ações nas áreas de saúde, infraestrutura, cidadania, agricultura familiar, entre outras, marcando o início do segundo mês da itinerância pelo interior do estado.

A programação do primeiro dia de trabalho, nesta segunda-feira (6), inclui Anapurus e Mata Roma. Já no segundo dia, será a vez de Santa Quitéria e Milagres do Maranhão. “O Governo Itinerante já está sendo esperado pela população das cidades, e é muito bom receber esse carinho das pessoas por onde passamos. E são muitos os serviços prestados. Tem desde a expedição de documentos para quem está precisando até a entrega de sementes para o agricultor familiar incrementar sua produção e sua renda”, destacou a governadora Roseana Sarney.

O setor da agricultura terá destaque nesta etapa. Em Anapurus, a agenda da governadora destaca participação na solenidade de abertura da colheita de soja da safra 2012/2013 na microrregião do Baixo Parnaíba – segundo polo produtor do grão no estado; o primeiro é a região de Balsas. A safra deste ano na região está estimada em 201 mil toneladas de grãos, volume 25% maior que o registrado no ano anterior.

A área plantada, também, aumentou e chegou a 67 mil hectares (ha), 10% a mais que em 2012. A soja do Baixo Parnaíba está concentrada principalmente nos municípios de Brejo e Buriti, mas também está presente em lavouras em Chapadinha, Anapurus, Mata Roma, Santa Quitéria e Urbano Santos. De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, toda a produção da soja da região é exportada para os mercados chinês e europeu.

Além disso, nos quatro municípios haverá entrega de sementes selecionadas de feijão e de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs do Pronaf). Serão cerca de cinco toneladas de sementes, que serão distribuídas para plantio imediato a agricultores familiares. Serão 1.370 Kg em Anapurus; 1.130 kg em Mata Roma; 1.500 kg em Santa Quitéria; e 1.500 kg em Milagres do Maranhão.

A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) é também entregar 200 DAPs em cada um dos municípios visitados. De acordo com o secretário Fernando Fialho, nas cidades, também serão ministradas palestras sobre programas sociais desenvolvidos pelos Governos Federal e Estadual, a exemplo do Bolsa Família e Brasil Carinhoso.

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) levará diversos serviços aos municípios contemplados pelo Governo Itinerante. As ações de Vigilância em Saúde (aplicação de vacinas e atualização do calendário de vacinação)  e da rede de serviços serão realizadas, simultaneamente, nesta segunda (6) e terça-feira (7) em Anapurus, Mata Roma, Milagres do Maranhão e Santa Quitéria.

As populações de Anapurus e Santa Quitéria também receberão, na segunda (6), atendimento dermatológico, com busca e atendimento dos casos de hanseníase. Também serão disponibilizadas assistência em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica); atendimento de laboratório de análise clínica: glicemia, colesterol total e PSA e consultas oftalmológicas, com diagnóstico e cirurgias de catarata, pterígio e tratamento de glaucoma.

Na terça-feira (7) os atendimentos dermatológicos serão em Mata Roma e Milagres do Maranhão. Nos dois dias de ações, serão realizados serviços de assistência em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica); atendimento de laboratório de análise clínica: glicemia, colesterol total e PSA e consultas oftalmológicas, com diagnóstico e cirurgias de catarata, pterígio e tratamento de glaucoma.

Cidadania

Nas quatro cidades, a Secretaria de Estado de Cultura (Secma) garantirá a ampliação do acervo das bibliotecas municipais, com doação de kits de 150 volumes, incluindo livros, revistas, CDs e DVDs. Também será feito o mapeamento de manifestações culturais de cada um dos municípios.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) entregará livros técnicos a escolas do ensino médio. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por sua vez, promove a revitalização do Laboratório de Informática do Centro de Ensino José Maria Cabral Marques, com a entrega de novos equipamentos.

O Viva Cidadão, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), também estará presente nas cidades de Anapurus, Mata Roma, Milagres do Maranhão e Santa Quitéria. Na unidade móvel do órgão, os moradores terão acesso à expedição de diversos documentos, como Carteira de Identidade, título de Eleitor e outros.

  Publicado em: Governo

9 comentários para Levando desenvolvimento social e respeito à cidadania, Roseana estará em Anapurus, Mata Roma, Santa Quitéria e Milagres do MA

  1. Maranhense disse:

    Blá, blá, blá… Se a governadora estivesse trabalhando como falas, Caio, o Maranhão não teria PIORADO tanto em todos os anos que ela esteve à frente do Governo.

    É triste ver alguém que mora em nosso Estado, achar que os outros são burros para não repararem que todas as ações desta governadora são falácias políticas para fazer de conta que estão trabalhando. E você, infelizmente, continua servindo como um mensageiro do atraso…

    • Caio Hostilio disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Esse tipo de discurso seu não cola, pois o povo está vendo e isso basta… Enquanto isso, cadê o novo e a mudança alardeada para São Luís? Só um questionamento: Você sabe o que fizeram com os mais R$ 260 milhões recebidos até somente para saúde? O novo que nós vemos são os buracos que tomaram conta dessa cidade e de mudança, os buracos novos são bem mais fundos e maiores!!!

      • maranhense disse:

        Não escrevo para colar ou deixar de colar. Somente aponto fatos. Pode ser que esse grupo de oposição não seja o melhor para o Maranhão, mas fazer pior do que atualmente é feito, achobpouco provável. O problema é que tem gente que se acostuma com migalhas.

  2. Valdeci disse:

    Oposição X Situação.
    Nessa balança, a oposição sempre esteve abaixo do peso, e ainda por cima com tara e tudo.

    • Caio Hostilio disse:

      Apenas repetem as mesmas ladainhas de anos “O culpado por tudo é o Sarney”… Nunca vi tanta falta de imaginação.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos