Por que as coisas se desbancaram para esse lado? Na ditadura se via apenas um poder ser soberano: O Executivo, isso pela força dos militares. O poder Legislativo e o poder Judiciário eram meros seguidores das ordens dos militares.
Veio a tão sonhada “democracia”, seguida de uma constituição cidadã, porém a deturparam e os poderes passam a medir força, coisa que não condiz com os princípios democráticos.
O poder Judiciário passou a legislar, enquanto que o Legislativo vem se agachando. Mas isso é por conta da própria falta de credibilidade dos políticos que compõem as Casas Legislativas. Isso serviu como uma mola propulsora para que o Judiciário ganhasse o apoio popular.
Contudo, o Legislativo se omite em mostrar para a população as artimanhas e atos de corrupção praticados no poder Judiciário… Tornou-se refém e não tem condições morais e éticas para denunciar as corrupções praticadas no poder Judiciário.
Por outro lado, o Executivo tenta manter a ordem, haja vista que é quem mantém as finanças dos outros dois poderes. Contudo, perdeu-se diante dos diversos atos de corrupção.
Com isso, estamos passando por um período em que as instituições estão completamente desacreditadas, isso numa total dissociabilidade do direito com os deveres, pois tudo se resumiu na incompetência de políticos e corrupção baseada em jeitinhos. Com isso, o Estado destrói o que podia funcionar.
Em quem devemos confiar? Qual das instituições consegue se distanciar dos atos de corrupção? Que democracia é essa, que ao invés de trazer tranqüilidade, gera a desconfiança, a insegurança e o medo?
Será que valeu a pena deixar de viver numa ditadura?
O sistema está viciado e não garante bem-estar algum… É preciso que o Brasil aprenda a viver numa democracia, mas para isso seria necessária uma assepsia nos poderes constituídos.
Assim como os escravos não estavam preparados para ser livres, quando viram o dia seguinte sem ter ao menos o que comer e onde dormir, nós, brasileiros, na atualidade, apenas pensamos que somos livres, quando não passamos de prisioneiros de uma falsa democracia.
O certo era as instituições ajudarem a consolidar a democracia, mas são elas mesmas que afundam os princípios democráticos, a começar pelas corrupções e o avanço da impunidade.
Publicado em: Governo
[…] Fonte: Caio Hostilio […]