23 de abril, um dia muito triste para mim!!!

Publicado em   23/abr/2013
por  Caio Hostilio

decio maracanãJamais esquecerei o dia 23 de abril de 2012. Essa data marcou a perda do meu grande amigo Décio Sá.

Sempre fui uma pessoa de pouquíssimos amigos, porém sempre prezei os poucos que sempre tive. Chego a transformar meus verdadeiros amigos em parentes próximos e, por isso, sofro com suas angustias e tristezas.

caiodécioDécio Sá era um amigo “irmão”. Nós nos falávamos de quatro a cinco vezes por dia, além de sempre que podíamos almoçávamos juntos… Como um dos últimos que desfrutamos, cujo objetivo foi dizer que sua esposa, Silvana, estava grávida do Lucas.

déciomarcocaioNo ano de 2012, antes de sua morte brutal, viajamos para o Rio de Janeiro e Brasília, lugares que desfrutamos com nossas mulheres e filhos, as alegrias de estarmos unidos.

Lembro-me que no dia 21 de abril de 2012 foi a última vez que nos vimos pessoalmente, pois almoçamos na Chopana. Ele comentou comigo as matérias sobre Barra do Corda e a da morte de Fábio Brasil.

decioEle sempre retrucava minhas opiniões e conselhos, mas dessa vez, ele ficou calado me escutando. Senti um mal-estar tremendo com o silêncio dele. Após o almoço, nos despedimos e ele foi para o salão Rei Arthur, pois queria cortar o seu cabelo.

No domingos (22), voltamos a nos falar, mas dessa vez por telefone, sobre o nosso Fluminense…  

imagesCA52X7AZNo dia 23 de abril, fui para São Paulo, participar de um encontro com Luis Nassif. Cheguei às 5h e, por isso, esperei que clareasse para ao me deslocar até o hotel onde haveria o encontro.

Às 7h peguei um taxi… Depois de andarmos bastante, o motorista do taxi disse: “parece que esse carro aí atrás está nos seguindo”.  Eu respondi: “Eu sendo seguido em São Paulo? Então vai pela Moca e no próximo sinal você para e vamos ver do que se trata”. Assim o motorista fez e o carro parou ao nosso lado, sem que o motorista do veículo sequer olhasse para nós. Estranhei muito, mas não soube fazer a leitura!!!

Às 9h eu estava na frente do hospital Sírio Libanês, pois o senador Sarney teria alta – o encontro só começaria às 10h -, mas o que chamou a atenção dos jornalistas naquele momento foi a chegada do filho do cantor Leonardo. Liguei para o Décio para falar sobre as novidades. Falamos por uns 5 minutos.

O encontro com Luis Nassif terminou às 16:30h. Fiz a matéria e fui para a Avenida Paulista, haja vista que meu vôo de volta para São Luís estava marcado para 00:15h do dia 24. Nesse momento meu coração se fechou profundamente e quis de qualquer maneira retornar para São Luís. Fui a Rua Augusta, onde funciona uma loja da TAM, onde fui informado se eu chegasse a tempo em Guarulhos, poderia antecipar minha vinda.

Conseguir antecipar para um vôo que chegaria a São Luís às 22h. Contudo, perdi o vôo pela bagunça de troca de portão e arrumei a maior confusão no aeroporto até que conseguiram um vôo, via Brasília, que chegaria a São Luís às 1:30h do dia 24.

Nesse intervalo foi a última vez que falei com meu amigo. Ele estava na Mirante. Parecia está estressado. Perguntei a ele se estava acontecendo alguma coisa, mas ele (como era do seu caráter) disse que não. Ele apenas me perguntou se eu tinha lindo seu blog naquele dia e os comentários. Disse-lhe que sim. Ele se despediu e desligou.

No vôo entrei num estado de sonolência profunda, acompanhada de pesadelos – sequer vi o avião pousar em Brasília -, coisa que chamou a atenção da aeromoça, que veio até mim e perguntar se eu estava sentido alguma coisa.

Ao chegar a São Luís, eu liguei meu celular e estranhei mais 50 mensagens e várias ligações perdidas. Antes que eu lesse alguma mensagem, meu telefone tocou. Era meu filho, que me disse que Décio tinha sido assassinato na Litorânea. Um choque e ao mesmo tempo uma tristeza profunda me abateu.

Sei que meu amigo está bem!!! Que sua vida espiritual segue em paz… Sinto pena daqueles que se prendem a vida terrena, como se ela fosse ser eterna, quando é apenas uma passagem rápida.

Para mim estar em São Luís nesse dia 23 de abril de 2013 seria recordar o martírio… Ter que ouvir que o mandante foi o coelhinho da pascoa e me sentir impotente… Não é uma fuga, mas sim procurar apenas os bons momento dele nessa vida terrena…

Que Deus ilumine o caminho espiritual de Décio e que abençoe Silvana, Maira e Lucas!!!

  Publicado em: Governo

5 comentários para 23 de abril, um dia muito triste para mim!!!

  1. Gusmao disse:

    Caio,

    Permita-me solidarizar com você em relação ao seu amigo Décio. Desde a morte do Walter Rodrigues, que também retornou para o espirito de maneira repentina, passei a ser ledor e participante do blog do Décio. A partir da retirada do Walter e até aquele 23/04/12, O Décio passou a ser a minha única fonte informativa, eletrônica, nesta cidade de São Luís. Aprendi a admirá-lo mesmo reconhecendo sua parcialidade em relação a Oligarquia Sarney e aos aliados desta. No entanto, apesar dos laços com os Sarney´s, jamais censurou um comentário contra quem quer que fosse o político do grupo. Pelo menos em relação comentários que postei o Décio Sá sempre se portou de modo elegante e respeitoso. Além dessas suas qualidades, e de saber lidar com o contraditório, era um profissional de extrema profundidade em relação as matérias que escrevia ou em relação as denuncias que fazia.

    Caio, você deixou de ter a presença física, apenas física, é bom que se diga, do seu amigo. Eu fiquei sem uma boa referencia jornalistica no estado do Maranhão. O legal, e confortante, é saber que espiritualmente o Décio está bem.

  2. Nonato Chocolate disse:

    Caio,
    Me emocionei… e recordei bons momentos ao lado do Amigo Décio.

    Bela homenagem.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos