Leia este artigo abaixo e veja se houve alguma mudança!!!

Publicado em   25/mar/2013
por  Caio Hostilio

imagesCARNJE1YO artigo abaixo, eu escrevi assim passei a residir em São Luís. Foi escrito e publicado em diversos jornais em 1995. De início vi o descuido com o Centro Histórico, depois passei a observar a falta do poder público em diversas áreas que eram de total responsabilidade dos gestores dessa linda cidade, principalmente nas áreas cruciais para o desenvolvimento humano, social, econômico, educacional e de qualidade de vida. Já se passaram praticamente duas décadas e os problemas continuam os mesmo…

SÃO LUÍS UMA CIDADE DEFICIENTE

São Luís é uma cidade deficiente em várias áreas como infra-estrutura, planejamento social e econômico, saneamento básico, educação e, principalmente, saúde. Nesta última área a mídia continua passando erradamente para a população que sua deficiência é pelo fato do atendimento aos pacientes vindos do interior, isso não é verdade, haja vista que o município de São Luís recebe complementos orçamentários substanciais do SUS para efetuar tais atendimentos.

No saneamento básico não se concebe esgoto a céu aberto em bairros antigos como João Paulo, Monte Castelo, Anil e outros, saneamento este que seria necessário para evitar doenças causadas por águas fétidas, pois, assim, diminuiria os custos com a saúde. Também em toda cidade é visto a falta de boca de lobo para escoamento da água pluvial e a pavimentação adequada nas ruas da cidade, que gera, com isso, os alagamentos que vemos em toda São Luís na época das chuvas.

Na infra-estrutura verifica-se que São Luís sofre pela falta de um planejamento adequado na sua engenharia de transito, onde é visto excesso de sinaleiros, principalmente em rotatórias e, ainda, a má elaboração dos retornos, tais como vemos nas Av. Castelo Branco, Av. Jerônimo de Albuquerque (Cohab) e em outras, uma vez que confundem os condutores de veículos, principalmente condutores turistas.

Ainda na infra-estrutura, é observado que em São Luís não existe um projeto adequado em jardinagem, com plantas adaptadas ao seu clima, em suas praças, avenidas e demais logradouros, ficando uma cidade com seus jardins feios e mal elaborados e desprovidos de verde. Nessa mesma infra-estrutura, verifica-se que a limpeza pública está efetuando um bom trabalho nas principais avenidas, porém nos bairros mais pobres e nos de classe média/média e média/baixa não está existindo um recolhimento do lixo domestico e nem tampouco a capina nos terrenos baldios e nos cantos das ruas. Com isso, como pode São Luís ser considerada a cidade mais limpa do Brasil? Onde ficaria a limpeza pública e o que diriam as cidades como Curituba, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e até Teresina?

Na área de educação é preciso deixar de efetuar uma educação quantitativa para apropriar-se de uma educação qualitativa, pois não adianta construir muitas escolas apenas para servirem de deposito de crianças, apesar da necessidade de espaços físicos, uma vez que a preocupação atual na educação é com a linha didática/pedagógica adequada aos alunos de São Luís, pois sem essa didática apropriada não existirá o ensino/aprendizagem, logo não existe uma formação coerente para estes alunos, que saem cru para tentar ingressar no mercado de trabalho. Por outro lado, não é visto o investimento na formação do professor, haja vista que os professores estão desprovidos de curso superior e, principalmente, da formação continuada, através de semanas pedagógicas, seminários, palestras, cursos complementares e etc.

Na área de planejamento social e econômico, não vemos nenhuma ação para a geração de emprego, onde os nossos dirigentes municipais deveriam está facilitando o ingresso, em conjunto com o governo estadual, de indústrias, de empresas prestadoras de serviços e tantos outros seguimentos, pois assim veremos uma cidade prospera, gerando emprego para os necessitados e excluídos de São Luís.

  Publicado em: Governo

9 comentários para Leia este artigo abaixo e veja se houve alguma mudança!!!

  1. Doriana Seles disse:

    …..

  2. Jonas Barsbosa disse:

    ………..

  3. Marco Perilorilo disse:

    ………..

  4. José Filho disse:

    Sob o primeiro item concordo a cidade a pesar de receber muita gente do interior, recebe por isso, mas até hoje, repito até hoje não havia se planejado para isso, o prefeito que assumiu não pode em três meses construir um hospital, mas vai fazer, como exemplo podemos citar nossa governadora que prometeu 72 hospitais e por conta dentre outras coisas a Burocracia ainda faltam muitos;
    No Saneamento Básico ao longo de tantos Prefeitos assumiram e por conta de uma até hoje cabide de emprego, chamada CAEMA, não se faz nada a respeito, praias poluídas, rios da cidade poluídos, esgotos a céu a aberto, etc, detalhe a CAEMA É gestada hoje pelo Governo do Estado que tem Roseana (governou o Estado por 8(oito anos) e até agora (quatro eu DISSE QUATRO ANOS));
    O Transito foi uma política equivocada onde não se planejou o aumento no numero de veículos;
    O Lixo se achava que isso era coisa para ano 2000 e chegou e NADA, FALTA COLETA SELETIVA, E UMA POLITICA DE RESIDUOS SOLIDOS;
    Meu caro a Educação é algo que se alcança é Médio/longo Prazo Você é PROFESSOR E DEVE SABER DISSO;
    Geração de Emprego Bem que a Refinaria poderia resolver isso se tivéssemos algo de concreto, visto que a população de Bacabeira/Rosario está por invadir as Instalações da Futura ex-refinaria, e o primeiro passo já foi dado destruir pela parte detrás a cerca que custou a PETROBRAS A BAGATELA DE 16.000.000,00, para quem não entendeu (DEZESSEIS MILHOES DE REAIS).
    Não sei se vai publicar, mas é minha opinião.

    • Caio Hostilio disse:

      Primeiramente, são três esferas governamentais independentes, coisa que nunca conseguiram compreender aqui no Maranhão. Saneamento básico é de total responsabilidade do poder público municipal. Quanto a educação não se concebe uma capital não assumir até hoje o ensino infantil e o fundamental de forma clara e de fato, com parâmetros dentro dos principios educacionais. Quanto a geração de emprego e renda, falar de refinaria é baboseira, pois São Luís tem um gestor e esse gestor tem como obrigação atrair investimentos para cá, coisa que nenhum nunca fez. Claro que seu comentário eu publico, pois ele está dentro do campo das idéias e é nesse contexto que se deve debater, pois a coletividade precisa saber das verdades e muitas das coisas ditas por você está dentro dos principios em gestão pública.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos