Aí está o sentido de saúde pública!!! Mutirão de cirurgias de hérnia é realizado pela SES em Barreirinhas

Publicado em   25/mar/2013
por  Caio Hostilio

25.03.201..[1]Termina neste terça-feira (26) a série de mutirões de cirurgia de hérnia realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em São Luís, Coroatá e Barreirinhas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hérnia. Ao todo, 118 pacientes serão atendidos pelo grupo de cirurgiões que reduziram a fila de espera pelo procedimento em hospitais da rede estadual.

 25.03.201..[1]3Os cirurgiões do Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho e do grupo Operation Hernia, que vieram ao Maranhão participar do Simpósio Internacional de Hérnias da Parede Abdominal, estão em Barreirinhas, onde irão operar 49 pacientes que conviviam com o problema há anos. Na segunda-feira (25), 29 pessoas passaram pelo procedimento cirúrgico.

 25.03.201..[1]4“Há cinco anos sofro com duas hérnias que não me deixavam trabalhar. Fiquei muito feliz com a notícia do mutirão, pois agora vou ficar livre desse problema”, disse o lavrador Pedro Diniz Cabral, de 69 anos, morador da zona rural de Barreirinhas.

 Depois de ter sido submetida à cirurgia, a lavradora Aldinete Rodrigues da Silva, 32 anos, demonstrava muita satisfação com o mutirão realizado no Hospital Geral de Barreirinhas. “Tinha uma hérnia desde pequena, e nunca conseguia me operar. Graças a Deus, agora chegou a minha vez e deu tudo certo”, declarou ela.

 Dez cirurgiões do Maranhão, da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha participaram dos três mutirões de hérnia, e operaram 118 pacientes no Hospital Tarquínio Lopes Filho, no Hospital Macrorregional de Coroatá e no Hospital Geral de Barreirinhas. Eles fazem parte do grupo Operation Hernia, que atua no mundo todo usando materiais fornecidos pela organização, que não tem fins lucrativos. 

 A hérnia inguinal ou umbilical (ruptura de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha) é muito freqüente e estima-se que 5% da população sofram com a doença. “Esta é a segunda maior demanda do estado, perdendo apenas para a cirurgia de vesícula”, disse o cirurgião Luís Alfredo Neto Guterres, coordenador dos mutirões. 

Fotos: Nestor Bezerra

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos