Os moradores do município de Rosário e de toda a região do Munim ganharam, na sexta-feira (15), uma Unidade Sesi Indústria do Conhecimento, um escritório regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e unidades Serviço de Apoio da Industria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que contam com a parceria do Governo do Estado e vão atender a demanda crescente das industrias por empresas e trabalhadores mais qualificados. O secretário chefe da Casa Civil e interino de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney, participou das inaugurações, organizadas pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Sebrae.
Ao lado do presidente da Fiema, Edilson Baldez, da prefeita da Cidade, Irlahi Linhares Moraes, e do secretário de Estado da Agricultura e presidente do Conselho do Sebrae, Cláudio Azevedo, Luis Fernando descerrou as placas de inauguração na presença de empresários, vereadores, vice-prefeitos, ex-prefeitos, entre outras autoridades. Os secretários de Estado Pedro Fernandes (Educação), José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), o presidente da Fecomércio José Arteiro, a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luiza Resende e o deputado Estadual, Jota Pinto, também participaram do evento.
“O governo é parceiro e vem aplaudir e apoiar essa iniciativa do Sistema Fiema e do Sistema Sebrae trazendo unidades importantes para a Região do Munim como um todo. Mais uma unidade do Senai sendo inaugurada e a ação dessa unidade é em parceria com o Governo do Estado por meio do Programa Maranhão Profissional. Programa que prepara o jovem maranhense para se inserir no mercado de trabalho. Esse mercado que cria 250 mil vagas, graças aos investimentos que o governo está atraindo para o maranhão. A realidade esta aqui, em Rosário, próximo a refinaria e que atrai muitas atividades empresárias, muitas industrias, principalmente na área de construção civil”, destacou o secretário Luis Fernando.
Na unidade do Senai de Rosário serão qualificadas, somente este ano, mil pessoas. Entre os cursos oferecidos está o de hidráulica, que integra os cursos do Maranhão Profissional, de 160 horas e que vai preparar os jovens de toda a região do Munim para ingressar no mercado de trabalho. A unidade vai oferecer ainda cursos de qualificação profissional nas áreas de construção civil, metal-mecânica, informática, panificação e eletricista predial, dentre outros.
“Este é o Maranhão que precisa ser construído, que estamos construindo. De uma meta de 400 mil capacitações, o Programa Maranhão Profissional já ultrapassou 200 mil, em menos de dois anos. Significa dizer que nossa meta vai ser cumprida e que nossos jovens estão se engajando no mercado de trabalho”, completou Luis Fernando, destacando a importância das parcerias para o alcance da meta do governo.
Quem também destacou a importância da parceria público-privado foi o presidente da Fiema, Edilson Baldez. “Nós estamos chegando a Rosário, vamos dizer que por uma necessidade tendo em vista que a refinaria está se instalando ai e outros grandes projetos estão se instalando na região e nós, da indústria, temos que está junto formando a mão de obra necessária para esses empreendimentos. Nós entendemos que somente em uma parceria público-privado nós podemos desenvolver definitivamente este nosso Estado”, disse.
Publicado em: Governo
Sesi ainda faz alguma coisa. Mais Sebrae e Crea são orgãos que poderiam fechar as portas e ninguém notaria.
Você tem noção das ações do Sebrae?
Ações voltadas para tirar parte do dinheiro do empresário iniciante!!!!
Tirar parte do empresário? Você desconhece por completo!!!