A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apresentou, na manhã desta quarta-feira (23), sete pessoas presas por envolvimento em assaltos a residências da Região Metropolitana de São Luís. A prisão da quadrilha se deu após um trabalho de investigação do Serviço de Inteligência da Polícia Militar e do 8º Batalhão.
Foram presos: Rayane dos Santos Pereira; Liliane Silva Oliveira; Rafaela Sodré Costa, 21 anos; Raimundo Nonato Azevedo Vieira, 26 anos; Darlan Silva Ferreira; Paulo Rogério Souza de Souza, 19 anos; Rafael Araújo, 25 anos.
De acordo com o secretário de segurança, Aluísio Mendes, a quadrilha fazia mapeamento prévio no entorno das casas que pretendiam assaltar. “A partir de um mapeamento, eles faziam rondas nas residências e quando o veículo da casa chegava e acionava o portão para abrir, eles abordavam e rendiam as vítimas”, detalhou.
Ainda segundo o secretário, o bando agia com extrema violência durante os assaltos. “Eles intimidavam as vítimas, inclusive crianças, ameaçando-as com fogo enquanto praticavam os assaltos”, contou.
A prisão da quadrilha ocorreu, na terça-feira (22), no bairro do São Francisco. Com eles foram apreendidos diversos objetos procedentes dos roubos, sendo quatro televisores LCD; 21 celulares; 12 relógios; dois aparelhos de som (automotivo e micro system); cinco notebooks, além de jóias, anéis e fardamentos de empresas terceirizadas.
Com o bando também foi apreendido três carros, sendo um modelo Siena de cor preta, um Voyage cor dourada; um Pálio preto, e mais duas motos.
Segundo a polícia, todos os veículos apresentavam placas frias. Alguns dos veículos apreendidos com a quadrilha apresentam a mesma característica de veículos envolvidos em casos de homicídios na capital.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, a prisão da quadrilha foi possível após um trabalho de investigação que o Serviço de Inteligência e equipes do 8º BPM já vinha realizando. “A PM já vinha colhendo informações e características do modo de atuação da quadrilha a partir de depoimentos de vítimas”, ressaltou.
Com base nos levantamentos realizados pela Polícia, mais de 30 assaltos a residências já foram atribuídos ao bando. De acordo com o Comandante do 8º BPM, major Wellington, mais de 15 pessoas já compareceram à Delegacia para fazer o reconhecimento dos acusados.
Após a prisão, a quadrilha foi conduzida para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), onde foram autuados pelo delegado André Gossain. Segundo o delegado, todos foram autuados pelos crimes de formação de quadrilha, roubo qualificado e receptação.
Publicado em: Governo
[…] Fonte: Caio Hostilio […]