Em minha opinião, a escolha do secretariado é uma prerrogativa do gestor que foi eleito democraticamente pelo desejo do povo, mesmo que essa proporção não alcance nem 50% dos eleitores.
A primeira lista de secretários, eu fiz um questionamento quanto ao posicionamento técnico dos escolhidos, haja vista que ficou bem característico que indicados são mais tendenciosos ao controle que ao planejamento e organização das pastas que irão dirigir. Em minha concepção, preferiria mudar as rotinas e fluxogramas e utilizar esses excelentes técnicos de outra forma.
Mas o prefeito eleito foi Edivaldo Holanda Junior e é dele essa prerrogativa.
Quanto à segunda lista, conforme email recebido hoje (29) observa-se que o prefeito procurou fazer um balanço mais voltado para o lado político que o técnico.
Agora, só resta esses secretários arregaçarem as mangas e procurarem trabalhar de fato e, principalmente, em prol da coletividade.
Segue abaixo relação oficial complementar do secretariado do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
1. TED LAGO – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social É empresário e empreendedor social. Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão e Finanças pela PUC (RJ), fez especialização em gestão de processos industriais na Doemens Schule, em Munique, Alemanha.Foi um dos fundadores da Rede Latino Americana por Cidades Justas e Sustentáveis e do ICE-MA – Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão;
2. OLÍMPIO SILVA – Secretaria de Juventude Graduado em Ciências Sociais(UFMA),com especialização em Gestão Pública(Unisul) e Gestão de Projetos(Unicsul). Fez aperfeiçoamento em formação de governantes (EFG/UEMA/USP) e em capacitação de gestores de juventude pela Secretaria Nacional de Juventude das Presidência da República. Foi coordenador do DCE UFMA e Coordenador Municipal de Juventude da Prefeitura de São Luís.
3. JERRY GONÇALVES DE ABRANTES – Secretaria do Trabalho e Geração de Renda Foi Secretário Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís; Secretário Estadual Adjunto de Comunicação Social – MA; Chefe de Gabinete do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens de São Luís; Assessor Especial da Prefeitura de São Luis; Assessor Parlamentar Legislativo na Câmara Federal.
4. MÁRCIO BATALHA JARDIM – Secretaria de Representação Institucional no Distrito Federal Graduado em História pela UFMA, professor da rede estadual de ensino(MA), ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes, ex-conselheiro do Instituto de Cidadania durante gestão no órgão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, secretário de relações institucionais e federativas da Prefeitura de Maricá(RJ), membro da direção nacional do Partido dos Trabalhadores. Integrou a assessoria do ex-governador Jackson Lago
5. MARCELO DE ARAÚJO COSTA COÊLHO – Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e AbastecimentoFormado em Comunicação Social-UFPI, Acadêmico de Direito- terceiro ano, CESVALE; Pós-graduação em Gestão pública -FAERPI, Especialista em Marketing, Propaganda e Publicidade-CEUT; Instrutor do Seminário Internacional EMPRETEC, Saber Empreender; Ministrante das palestras: O Mito Empreendedor e Cooperar para Vencer.
6. JOSÉ CURSINO RAPOSO MOREIRA – Secretaria Municipal de Planejamento Economista formado pela UFMA.Especialização em Consultoria de Pequenas e Médias Indústrias. Ex-Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de São Luís; Secretário Adjunto de Planejamento do Governo do Estado Maranhão; Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão
7. MARIA SUELI LOBO BEDÊ FREIRE – Secretaria Municipal da Fazenda Auditora Geral Adjunta da Prefeitura de São Luís no período de 1993 à 1997; Superintendente Executiva de Controle Interno, no período de 1997 à 2000;) Secretária de Administração, no período de janeiro de 2003 à maio de 2003; Secretária de Fazenda,no período de janeiro de 2003 à 04 de abril de 2008; Secretária dePlanejamento no período de agosto de 2008 à dezembro de 2008;
8. ORLANDO DE ABREU MENDES – Presidente da Comissão Permanente de Licitação Graduado em Direito (Uniceuma), Conselheiro Fiscal da Cooperativa de Desenvolvimento Social, Analista do Seguro Social do INSS – MA.
Publicado em: Governo
Quem é o Secretário de Orçamento Participativo?
Orçamento participativo? Existe essa função no organograma?
Existe a secretaria de orçamento participativo, alçado por Pavão Filho. Quanto ao secretariado, tem que ser eficiente e eficaz. Caso contrario os títulos de doutores e mestre pode pendurar na parede.
Não ouvir falar sobre essa secretaria…
O que não entendi é o que irá fazer uma pessoa que é formada em Comunicação Social, em uma pasta de Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento? Será que ele tem conhecimento em Comunicação Social ou em Agricultura? Essa foi demais… Holandinha realmente está colocando técnicos aptos e qualificados!!! Ou será imposição de alguém do seu núcleo??? Então, o nosso Prefeito está coagido! Será que pelos seus próprios aliados?
Quando a escolha é política, pode ter certeza que tem pressão de partidos politicos!!!
E o IMPUR? E o INCID? E a FUMPH? Não tem nomes divulgados oficialmente?
Não faço a menor idéia. Não sei nem se esses órgãos fazem parte da estrutura governamental de Holanda Junior.