Vejo que o nome principal da espinha dorsal de sua gestão ainda não foi divulgado, com isso Vossa Excelência já deve ter analisado ipsis litteris o orçamento do município de São Luís para exercício de 2013, encaminhado pelo prefeito João Castelo à Câmara de Vereadores.
Acredito que Vossa Excelência e sua equipe tenham dado algumas opiniões e até feito alguns realinhamentos. Com certeza buscando adequar aos moldes organizacionais de sua gestão. Que bom!!!
Mas será que analisaram com muita cautela o “resto a pagar” e o “serviço da dívida a pagar”? Como são fácies de maquiar!!!
O grande problema é que a LRF – como qualquer outra lei brasileira – é cheia de aberturas e isso sempre traz o blábláblá de sempre: “Eu deixei tantos milhões em caixa”.
O certo é que a LRF veda ao gestor público contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro de seu mandato, “ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito”. Ora bolas!!! Aí está o tal do “Deixei tantos milhões em caixa”!!!
Por outro lado, esses milhões deixados em caixa, em sua maioria, não paga o total das despesas que ficou em restos a pagar, mesmo o material ou serviço tendo sido empenhado. O problema é que a maioria esmagadora dos gestores vai empenhando e superam o valor orçado e deixam de suplementar. Então, sempre numa mudança de gestão surgem os calotes.
Vale ressaltar que restos a pagar referem-se a despesas administrativas, o Serviço da Dívida a Pagar refere-se a despesas financeiras com juros e amortizações empenhadas e não pagas.
Agora, todo cuidado mesmo deve ser com os convênios. Como são fácies de maquiá-los, principalmente quando existe a contrapartida. Isso gera uma confusão tremenda para a equipe que entra, pois não existe processamento de empenhos.
Os empenhos não processados são aqueles referentes a projetos de convênios ou contratos em plena execução sem o implemento da condição prevista, seu registro contábil ocorrerá nas contas de compensação, evitando sua inclusão no registro do Passivo Financeiro e conseqüente visualização enganosa de sua real situação financeira.
Assim como a arrecadação de impostos e suas aplicabilidades, o resto a pagar é uma caixa preta…
Abre o olho, Holanda Junior!!!
Publicado em: Governo
o dr João Castelo, é um politico insepulto ?
Por quê? você acha que vão empalhar ele?
se a conclusão desse Relatorio for divulgado, meio mundo de auxiliares de Castelo seria indiciada e possivelmente presa. Só depende do Holanda Jr depois de prefeito.
Quero ver se ele terá coragem de pedir uma tomada de conta especial seguida de auditoria.
Caio, esses relatórios estão todos maquiados e viciados.
pode crer…