Estariam sendo verdadeiros??? Pesquisa do Senado aponta: 90% dos brasileiros querem desenvolvimento com preservação da natureza

Publicado em   20/jun/2012
por  Caio Hostilio

"kkkk, foi a espécie de vocês que respondeu?kkkk"

Anfitrião de duas Conferências Mundiais sobre meio ambiente, o Brasil mostra a importância que atribui à defesa do seu meio ambiente: 90% dos cidadãos acreditam que preservar a natureza pode contribuir para o desenvolvimento econômico. Apenas 8% consideram que preservar o meio ambiente atrapalha o crescimento da nação. “A pesquisa do Senado revela a importância que os brasileiros dão ao meio ambiente e que são capazes de sacrifícios para a preservação ambiental”, sintetiza o presidente Sarney depois de verificar os números da sondagem feita pelo DataSenado.

Para 72% dos entrevistados, desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente devem estar muito próximos. 11% acham que desenvolvimento e meio ambiente não estão nem próximos nem distantes. Outros 16% defendem que os dois devem estar muito distantes. Mas, se para crescer for preciso gerar aumento da poluição, 92% rejeitam essa opção.

Justamente para discutir o futuro do planeta Terra estão reunidos no Rio representantes de 170 nações na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Entre os fóruns de debate está a Cúpula Mundial dos Legisladores, que reunirá, pela primeira vez, 300 parlamentares de 190 países. Esse encontro motivou a pesquisa aplicada pelo DataSenado. O Serviço de acompanhamento da Opinião Pública do Senado entrevistou por telefone, entre os dias 01 e 14 de junho, 1200 brasileiros – moradores de 119 municípios, incluindo todas as capitais brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de 3% e o nível de confiança 95%. A sondagem revelou o que pensa o brasileiro sobre a relação entre a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico do país, avaliou a legislação nacional e hábitos de consumo.

Os pesquisados apontam como maior problema a fiscalização das leis que protegem o meio ambiente: 40% afirmam que raramente as leis aprovadas no legislativo são cumpridas e 19% avaliam que elas nunca são cumpridas e 34% acreditam que apenas “às vezes” as leis são cumpridas. Dentre as causas para o não cumprimento da legislação ambiental no Brasil, são apontadas a corrupção, a falta de fiscalização e a ausência de educação ambiental – 31% consideram a corrupção o fator que mais atrapalha; 26% a fiscalização ruim e 24% a falta de educação ambiental.

Os brasileiros consideram fundamental para o desenvolvimento sustentável do país a adoção de leis mais rigorosas: 71% dos cidadãos ouvidos pelo DataSenado afirmam que a legislação brasileira é branda demais. Outros 22% a consideram adequada. Só 4% a julgam suficientemente rigorosa.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

  Publicado em: Governo

2 Responses to Estariam sendo verdadeiros??? Pesquisa do Senado aponta: 90% dos brasileiros querem desenvolvimento com preservação da natureza

  1. Cláudio Ferreira says:

    Perguntas que não querem calar: Será que os 90% dos brasileiros que afirmaram “que preservar a natureza pode contribuir para o desenvolvimento econômico”, sabem que será a sociedade deverá pagar a conta? Que os empresários que investem ou venham a investir na preservação do meio ambiente repassaram os custos para os produtos que produzem? Que os Agropecuaristas também irão repassar os custos para o feijão, arroz, farinha, açúcar, café, carnes, bem como tudo que vai a nossa mesa? Que o governo ao implantar ações que visem preservar o meio ambiente, bem como os custos com a fiscalização e controle destas ações, necessita investir recursos, que são auferidos por meio do aumento de impostos ou na redução dos investimentos em saúde, educação, segurança, etc.?

Deixe uma resposta

Publicidade



Busca no Blog