Corrupção: México, PRI e narcotráfico
Em entrevista a um jornal do Rio de Janeiro, publicada neste domingo, o presidente do Instituto de Ação Cidadã do México e pesquisador da Universidade de Columbia (Nova York), Edgardo Buscaglia, diz que o México ainda não superou a transição política. “Sem controle do Estado, o crime organizado corrói o país”.
Segundo ele, mais de 70% dos municípios mexicanos estão sob a influência do narcotráfico, o que provoca grande deslocamento de civis e pequenos empresários à capital. Buscaglia ressalta que o panorama só mudará quando a elite política sentir a dor causada pelo crime.
Na verdade, a entrevista do presidente do Instituto de Ação Cidadã do México reflete o editoral publicado neste sábado pelo Jornal do Brasil, com a visão sobre a corrupção, o PRI e o narcotráfico. O JB espera que, no Brasil, o povo não deixe que o mesmo processo de corrupção criminosa se desenvolva.
Veja o editorial de sábado do JB
Corrupção: México, PRI e narcotráfico
O crime e a corrupção durante os 71 anos de governo, de 1929 a 2000, do Partido Revolucionário Institucional (PRI) elevaram o México ao Estado do narcotráfico. O mundo assistiu espantado à última chacina no domingo (13), na qual 49 pessoas foram sumariamente executadas, e seus corpos, mutilados, encontrados à beira de uma estrada perto da cidade de Monterrey.
Eventos como este, que se repetem no país desde a declaração de guerra contra o narcotráfico do presidente Felipe Calderón – em 2006, foram responsáveis por mais de 60 mil baixas entre civis, policiais, militares e criminosos. Agora, o envolvimento de altas autoridades mexicanas que se posicionavam na linha de frente do combate ao narcotráfico demonstra cinismo monstruoso e hipocrisia invejável.
Enquanto se diziam autoridades, alimentavam o narcotráfico com o poder das instituições mexicanas.
O país não pode admitir e o povo não pode deixar que haja, no Brasil, um processo de corrupção criminosa no qual alguns empresários e políticos acobertem a contravenção. Não merecemos o mesmo futuro do México.
Tem como lutar contra a ditadura burguesa? O jogo pelo poder e o capital cada vez mais domina o mundo em que vivemos!!!
Publicado em: Governo