Da tribuna, o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) cumprimentou o presidente Sarney, “por ter se antecipado à Lei de Acesso às Informações, dando total transparência às ações do Senado Federal, com a modernização e a utilização de novos instrumentos para a necessária transparência”. No mesmo diapasão, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) apontou a Casa como “referência nacional” em informações e reforçou: “É importante que o Senado dê o exemplo de transparência, neste momento em que a lei de acesso às informações públicas entra em vigor”.
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), classificou como “um ato histórico” a instalação da Comissão da Verdade, que aconteceu de manhã no Palácio do Planalto, e destacou, referindo-se ao processo de redemocratização: “Somos fruto desse processo que V. Exª iniciou no comando da nossa Nação, no ano de 1985”. Para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), os sete presidentes da República, mencionados pela presidenta Dilma Rousseff hoje na solenidade, merecem todos os cumprimentos pela Comissão – um passo histórico tão significativo. “Gostaria também de cumprimentá-lo pelo Portal da Cidadania. Ainda quero conhecê-lo melhor, para uma análise e eventuais sugestões”, acrescentou em sua fala sobre Sarney.
No mesmo tom, o senador Eduardo Braga (PMDB- AM) citou a presença marcante de Sarney na transição democrática e reconstrução da cidadania plena e liberdade de expressão do povo brasileiro: “Gostaria de saudar V. Exª, não apenas pelo seu restabelecimento, mas pelo compromisso com a democracia, com a liberdade de expressão e com o resgate do povo brasileiro nesta Casa”. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdo B- AM), resumiu sobre Sarney: “Sua presença foi fundamental para que vivêssemos o dia de hoje, porque V. Exª iniciou, como disse meu líder Inácio Arruda, o processo de redemocratização neste país. Devolveu a legalidade não só a meu querido partido, mas devolveu a capacidade, a possibilidade de o povo brasileiro exercer suas livres escolhas”.
Na mesma sessão, outros senadores também fizeram questão de mencionar e felicitar o presidente, pelo seu retorno ao comando das atividades da Casa, após sua licença médica.
Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado Federal
Publicado em: Governo
Meu amigo ando tao aperreado essa semana. Estou acompanhando seu blog sempre, mas sem tempo de comentar, para nao dizer com saudades. Abraços e fique com Deus
Beleza… O bom é que você continua lendo…
É tão inovador na questão do acesso a informações que usava atos secretos para nomear amigos e parentes…
Camarada, o quanto você é completamente desinformado e invejoso… Já foi mais que provado que 614 atos secretos do Senado apenas dois foram assinados na gestão de Sarney e isso ato que não foram de nomeação e sim administrativos e que foram assinados por todos os membros da mesa Diretora…. Procure ler mais e buscar melhores informações para não falar tanta baboseira e idiotices.
Sei… Espero que lembrem disso qdo ele for santificado…
Não precisa ser santificado, mas estará na história…