Agora é com a governadora. MPMA escolhida lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça
Foram eleitos para compor a lista tríplice encaminhada à governadora Roseana Sarney os candidatos Eduardo Jorge Hiluy Nicolau com 161 votos, Francisco das Chagas Barros de Sousa e Regina Lúcia de Almeida Rocha empatados com 154 votos. O desempate aconteceu pelo critério antiguidade, e a procuradora Regina Rocha ocupa a segunda posição entre os mais votados. A governadora tem um prazo de até 15 dias para escolher, entre os três indicados, o próximo procurador-geral de Justiça do Estado do Maranhão. Caso a governadora não faça sua indicação nesse prazo, será automaticamente conduzido ao cargo o candidato mais votado. A eleição para formação de lista tríplice a partir da qual será escolhido o novo procurador-geral de Justiça ocorreu durante esta segunda-feira, 15,em São Luís, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, e nas sedes das promotorias de Justiça de Imperatriz e Timon, das 8h às 17h.
Rodoviários e empresas têm nova rodada de negociação nesta terça-feira na Justiça do Trabalho
Uma nova audiência será realizada por patrões e empregados do setor de transporte coletivo nesta terça-feira (15) na sede do Tribunal Regional do Trabalho, às 15h. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, diz que houve avanço nas negociações e concedeu 24 horas para que as partes apresentem uma proposta de conciliação. Está mantido o percentual de funcionamento de 50% da frota, conforme havia sido determinado na última sexta-feira em dissídio coletivo ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho. As negociações estão sendo acompanhadas pelo procurador do Trabalho Roberto Magno Peixoto Moreira. A desembargadora Ilka Esdra afirma que embora as partes não tenham chegado a uma composição nesta primeira audiência, houve avanço nas negociações.
Sarney retoma o trabalho no Senado e agradece pela solidariedade
“Estou recuperado e grato pela solidariedade dos amigos, dos senadores, deputados e jornalistas”. Com essa frase o presidente José Sarney iniciou sua rápida conversa com os repórteres ao chegar ao Senado, nesta manhã, depois de 30 dias afastado para tratamento de saúde. “A senadora Marta Suplicy (PT-SP) fez um trabalho excepcional, durante este mês. O Senado funcionou muito bem, votou matérias importantes, e a CPI está trabalhando com rigor”, prosseguiu o senador. Quanto à pauta do Senado, Sarney informou que será decidida com os líderes partidários. “Vamos entrar numa fase atípica, eleitoral, e teremos que marcar datas específicas para fazer esforço concentrado, como se faz todos os anos em que ocorre eleição, para votar as matérias prioritárias”, explicou o presidente. “Pedimos aos partidos que fizessem uma relação das matérias que julgassem importantes para que nós estabelecêssemos pautas específicas.”
Em seguida… Temer, Sarney, Garibaldi e Moreira Franco se encontram para celebrar os 46 anos do PMDB
Ao lado do vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente José Sarney abriu, nesta manhã, a sessão solene do Congresso Nacional para comemorar os 46 anos do PMDB. Os ministros da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco; e o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO) participaram da solenidade, que lotou o plenário do Senado. Em discurso, Sarney destacou a luta do PMDB no caminho de maior justiça social e melhorias nas condições de vida da população. Lembrou que o partido trabalha pela democracia desde sua criação, tarefa mantida quando ocupou a Presidência da República, em 1985, e mais recente participando do trabalho realizado em todo o Brasil pelo presidente Lula e, agora, com o comando da Presidente Dilma Rousseff. “Temos um compromisso com o Brasil de trabalhar sempre nas grandes causas sociais, e estas grandes causas devem ser trabalhadas, em primeiro lugar, nos municípios: a educação, a saúde, o meio ambiente, a segurança”, acentuou ao mencionar o desafio das eleições deste ano, para registrar: “O nosso trabalho eficiente, nas 1.175 prefeituras que ocupamos atualmente, será a principal alavanca para postularmos o comando destes e de outros municípios.” E propôs: “Governos (municipais) que devemos fazer com os postulados da transformação social e do crescimento econômico, da transparência, do conhecimento preciso das carências e potencialidades de cada localidade, de cada segmento da população”. Veja a íntegra do discurso:
Vice-governador participa de inauguração da sede PT em Zé Doca
O vice-governador Washington Luiz participou, no sábado (12), da Inauguração da sede municipal do Partido dos Trabalhadores (PT),em Zé Doca. Naoportunidade foi oficializada a pré-candidatura à prefeitura do município do ex-reitor do IFMA, José Costa. Participaram também do ato político o presidente do Diretório Estadual do Partido, Raimundo Monteiro; o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MA), José Inácio Rodrigues; deputado federal, Ribamar Alves, e o vice-prefeito de Açailândia, Antônio Erismar, além de lideranças partidárias e autoridades políticas da região. O vice-governador frisou que o Maranhão é um estado com grandes desafios e que o Governo vai lançar um amplo programa de combate à pobreza com ações nos municípios maranhenses. “Precisamos enfrentar esses desafios a partir dos municípios, com gestores sintonizados com as políticas do Governo do Estado e Governo Federal”, acrescentou. Washington Luiz também destacou a trajetória de Zé Costa como reitor do IFMA. “Hoje o PT de Zé Doca apresenta como pré-candidato um gestor que trabalhou para o desenvolvimento do Maranhão com a expansão da política de educação profissional em diversas regiões, e que conta com o apoio de várias lideranças políticas do estado”, ressaltou. Pré-candidato do PT no município, Zé Costa destacou que o partido representa um resgate de sonhos dos brasileiros e da dignidade política. “É esse sentido que orienta o PT em todo o país e Zé Doca não pode ficar inferiorizada numa região que é considerada pólo de desenvolvimento”, salientou.
Publicado em: Governo