Afinal, querem apurar ou fazer picuinhas politiqueiras? Integrantes da CPMI de Cachoeira divergem sobre acesso a documentos da PF

Publicado em   07/maio/2012
por  Caio Hostilio

Agência Brasil

A criação de um esquema especial de segurança para que parlamentares tenham acesso aos inquéritos sigilosos das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal (PF), provocou reações no Congresso. Para os governistas, é correta a decisão do presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que irá investigar as denúncias feitas pela PF, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), de impedir o acesso de assessores e equipamentos eletrônicos à sala onde será feita a consulta.

“Concordo cem por cento com o presidente. Nós tivemos um compromisso de não vazar documentos e temos que honrar esse compromisso”, alegou o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Para ele, a restrição ao acesso de assessores parlamentares e ao uso de internet nas cabines onde os inquéritos estarão disponíveis não irá atrapalhar o trabalho dos parlamentares. “Imagina se a gente puder fazer cópia de documentos? Aí passa para um, passa para outro, passa para assessor, que pode passar para alguém… Assim [com o esquema de segurança] fica mais fácil garantir o sigilo”, argumentou.

Mas a proibição de que os parlamentares sejam assessorados no momento em que fizerem pesquisas nas mais de 15 mil páginas dos inquéritos foi considerada “um despropósito” pelo líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR). Na opinião dele, é uma falta de respeito com deputados e senadores, que serão tratados com desconfiança. “Acho um absurdo, uma afronta aos parlamentares. CPI existe para revelar, não para esconder. Eu sempre trabalhei com assessores confiáveis e nunca tivemos problema”, apontou Dias.

O oposicionista acredita que será impossível que os parlamentares façam sozinhos toda a pesquisa, sem sequer poder fazer cópias dos documentos. Para ele, as restrições impostas aos membros da CPMI podem servir de controle sobre o que será levantado nas investigações. “Nós vamos tentar mudar isso, é inviável”, concluiu o senador.

Na mesma linha, o oposicionista deputado Rubens Bueno (PPS-PR) acha que a forma encontrada para proteger o sigilo dos documentos está obsoleta. Na opinião dele, poderia ter sido criado um sistema de informações para que cada parlamentar tivesse acesso por meio de identificação pessoal. “O Senado tem mecanismos para isso, estamos na era da informática em que podemos acessar com senha, de qualquer lugar do mundo”, alegou.

Para ele, os deputados e senadores devem receber crédito de confiança e serem responsabilizados caso vazem informações confidenciais para a imprensa. “Esse negócio de vazar, tem que ver quem vazou, tomar as providências e não impedir os trabalhos da CPI”, argumentou Bueno.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), indicada pelo bloco de apoio ao governo no Senado para integrar a comissão de inquérito, acha que o presidente Vital do Rêgo está certo. Na opinião dela, o Congresso Nacional assumiu um compromisso com o Supremo Tribunal Federal e precisa arcar com essa responsabilidade. “Desde o primeiro dia isso está sendo previsto. O senador Vital do Rêgo leu o ofício encaminhado pelo presidente do Supremo e ficou claro que o processo corre em segredo de Justiça. Não dá para o senador receber uma deliberação como essa e simplesmente ignorar, como querem alguns”, disse.

Para ela, é possível que a decisão seja revista se os parlamentares apontarem outra solução para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso aos documentos. No entanto, a senadora acredita que os membros da CPMI terão antes que tentar se adaptar às condições de segurança. “Claro que dificulta um pouco [o trabalho], mas paciência. Vamos ver se é possível superar isso. As bancadas vão trabalhar como partidos, como aliados, para superar isso. Vamos primeiro experimentar o método para depois propor outra coisa”, acrescentou a senadora.

O esquema especial de segurança dos inquéritos que irão embasar a CPMI do Cachoeira prevê que os parlamentares terão que acessar os documentos por computadores que estarão em três cabines, em uma sala do Senado. Eles terão que entrar nas cabines sem assessores e sem aparelhos eletrônicos e fazer todas as anotações com papel e caneta. A sala será monitorada por uma câmera, e um policial do Senado ficará na porta pelo lado de fora. As precauções visam a evitar novos vazamentos de áudios, vídeos e textos dos inquéritos da PF.

O empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, está preso sob suspeita de envolvimento com jogos ilegais e de comandar uma rede de influência envolvendo políticos e administradores públicos, principalmente no estado de Goiás. Cachoeira também é apontado como um sócio oculto da construtora Delta, que tem contratos de obras do governo federal e de diversos estados. A CPMI do Cachoeira conta com 32 membros titulares, entre deputados e senadores.

  Publicado em: Governo

24 comentários para Afinal, querem apurar ou fazer picuinhas politiqueiras? Integrantes da CPMI de Cachoeira divergem sobre acesso a documentos da PF

  1. Beto Dias disse:

    Após 14 dias da morte do blogueiro Décio Sá, o Secretário de Segurança, Aluísio Mendes anuncia pericia na rota de fuga dos assassinos. As “batidas” serão realizadas em dias e horários não divulgados ao longo da semana.
    Mendes e os mentecaptos que lhe dão ouvido e voz pensam o que? Que os assassinos por curiosidade criminal própria voltem ao local do crime? Aluísio, isso ainda acontece em filmes produzidos pelo cinema turco.
    A palavra flagrante deriva do latim flagrans, flagrantis, verbo flagrare(queimar), que significa ardente, abrasador. O flagrante é a certeza visual do crime. Mesmo considerando o estado de perseguição essa possibilidade é nula.
    O que quer Aluísio Mendes com a reconstituição da rota do crime? Quais dos personagens que figuram nas linhas de investigações, mora(am) em prédios próximo ao morro usado na fuga? Qual a posição geográfica dos seus últimos interlocutores?
    Aluísio Mendes está na rota da demissão ou subindo o morro consagração? Ou sou um néscio ou adeus a solução para o crime de Décio. Reconstituir rota do crime sem executores ou mandantes é o máximo da operacionalidade da SEGUSP.

  2. Johson Kennedy silva disse:

    ((FLAVIO DINO, BIRA E DUTRA))
    ELES ESTÃO DEFENDO O DECIO SÁ, ISSO É PORQUER, O DECIO FALAVA MAL DELES, E HOJE ELES ESTÃO DO LADO DO DECIO, PEDINDO JUSTIÇA, A ROSEANA SARNEY, QUE O DECIO DEFENDIA, TA CONTRA ELE, ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO COM A FAMILIA DO DECIO, A GOVERNADORA CONTRA A ((CPI DA PISTOLAGEM)), O POVO DO MARANHÃO, TEM QUE FICAR SABENDO DISSO, A ROSEANA SARNEY, A FAVOR DA PISTOLAGEM.

  3. Zartur Neto disse:

    O DECIO SÁ, DEFENDIA A ROSEANA SARNEY, ISSO É O TROCO QUE ELA TA DANDO PARA A FAMÍLIA DO DERCIO, ELE ERA BESTA EM DEFENDER ELA, A FAMÍLIA SARNEY, NÃO DEFENDE NINGUEM NÃO, É PORISSO QUE NOS TEMOS QUE SER CONTRA ESSA FAMILIA MESMO, MEU VOTO ELES NÃO GANHAM MAIS, LUIS CARDOSO, NÃO VAMOS DEIXAR DE FALAR NESSE ASSUNTO, NÃO VAMOS ESQUECER A ((CPI DA PISTOLAGEM)), TODOS OS DIAS, COLOQUE UM COMENTARIO NO SEU BLOG, SOBRE A PISTOLAGEM NO MARANHÃO, O ((ESTADO DO BRASIL), QUE TEM MAIS CASOS DE PISTOLAGEM NO BRASIL, DEVEMOS FAZER MANIFESTAÇÕES NA FRENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, COBRANDO A CPI, TEMOS QUE ORGANIZAR ((O DIA NO SEU BLOG)), ANUNCIE O DIA DA MANIFESTAÇÃO NO SEU BLOG, TODOS NOS, ESTAREMOS LÁ, COLOQUE NO SEU BLOG O DIA, TODOS JUNTOS LÁ.

  4. Agnes Marques disse:

    NÃO FICA DEFENDO ESSA FAMILIA SARNEY NÃOOOO, ELES NÃO TEM CONSIDERAÇÃO COM NENHUM BLOGUEIRO, VOÇE TA VENDO AGORA, A ROSEANA SRNEY, NÃO DEU NEM CONFIANÇA PARA A MORTE DO DECIO SÁ, ELA É CONTRA A CPI DA PISTOLAGEM, SAÍ DESSE GRUPO, DO OUTRO LADO, TEM PESSOAS PARA FALAR POR VOÇE, NÃO CONFIE NESSA FAMILIA SARNEY NÃOOOOO, A MORTE DO DECIO SÁ, A ROSEANA, NÃO FOI NEM NO VELORIO, TA O EXEMPLO, PARA A POPULAÇÃO SABER, É UMA FALTA DE RESPEITO COM A FAMILIA DO DECIO, ROSEANA ((CONTRA A CPI)) DA PISTOLAGEM.

    • Caio Hostilio disse:

      Agnes, Eu não cofio nem em mim mesmo!!! Não esqueça de uma coisa: Os seres humanos são os animais mais hipocritas que existem, pois conseguem ser amigos de suas próprias presas!!! Meus melhores amigos moram comigo!!!

  5. Betânia Cruz disse:

    Uma verdadeira piada, de muito mal gosto, por sinal, que acabei de ler agora a pouco, no Blog do Luís Pablo, foi de que somente hoje, sábado, a Polícia decidiu investigar o morro por onde o assassino fugiu.
    Isso é competência? Não quero aqui ser precipitado, até porque já se passaram 14 dias da morte do Décio. Mas, qualquer polícia do mundo já teria avançado muito mais.
    Mas estamos no Maranhão, terra dos Sarney, onde em tudo há mistérios.
    Esse caso está muito estranho, colocaram muita complexidade onde até pessoas leigas têm a impressão nítida que já era para ter sido elucidado, com outros casos até mais difíceis sendo mostrados rapidamente assassinos e mandantes, mas em outros Estados do País, como o caso da juíza carioca, Patrícia Accioly.
    O que é estranho, nesse caso, é porque o Ministério Público, que disse que ia acompanhar, não o está fazendo e nem a Polícia Federal, que se ofereceu para ajudar nas investigações, também não está no caso. Na verdade, como disse acima, tudo é muito estranho nesse caso.

  6. Carlos Dantas disse:

    È triste, muito triste.
    É vergonhoso para qualquer governo um índice imoral como este.
    É uma vergonha para o Maranhão e para o Brasil.
    Mas tem gente que ri disto tudo, que ri desta miséria.
    Tem gente que se junta aos que mantém o Maranhão neste atraso.
    Tem gente que finge combater este atraso.
    Estes são os piores.
    É impossivel que isto continue por muito tempo.
    Mas acreditando em falsos líderes isto continuará acontecendo, nunca haverá uma mudança.
    Pobre estado rico.
    Será que nunca irá surgir uma oposição de verdade a tudo o que aí está?
    Será que sempre se deixarão cooptar por empreguinhos em autarquias?
    Todas as esperanças agora de uma mudança estão depositadas nas novas lideranças dos pequenos partidos.
    Será de um pequeno partido que virá o jovem político que libertará o Maranhão desta classe política viciada em acordos e conchavos.
    Pode até demorar um pouco.
    Mas vai acontecer.
    Deus não vai permitir que o Maranhão permaneça para sempre mergulhado nesta miséria.

    • Caio Hostilio disse:

      Camarada, saia dessa redoma “Maranhão”, isso vem acontecendo em todo o Brasil e no Mundo…. Acaba com esse papo de Maranhão!!!

  7. Carlos Dantas disse:

    Ref.:CPI da PISTOLAGEM:Quando o GOVERNO não quer a CPI não sai,basta ver que, dos quatorze DEPUTADOS que assinaram até agora, somente dois são da BASE do GOVERNO,pelo visto,não querem apurar os CRIMES BÁRBAROS que tem assolado o MARANHAÃO nos últimos tempos,depois ficam apoiando passeatas e alardeando na MÍDIA no dia a dia, porque que será ???

    • Caio Hostilio disse:

      Carlos, apenas uma pergunta: quantos anos fazem que foi feita uma CPI nesse sentido? E por que voltou tudo? Simples… O mal é a impunidade e as leis caducas nesse país… Portanto, o mal se corta pela raiz… Por outro lado, uma CPI precisa ser unanime e ter critérios… Começariam por onde?

  8. José de Amaral Fonseca disse:

    CAro blogueiro, porque Roseana Sarney não se pronunciou ainda da morte do jornalista Décio Sá ou não foi ao seu enterro ou visitar seu tumulo…desculpa caro Caio, mais isso tá pegando mal a nossa Governadora que tanto tenta colocar o MA no eixo, mais esta fora de sintonia a muito tempo….obrigado.

    • Caio Hostilio disse:

      Não esqueça que você não vive numa hegemonia e cada um tem o seu jeito de agir diante da perda daqueles que gostam… Roseana talvez não quisesse falar como governadora, mas sim como amiga de Décio…

  9. José de Amaral Fonseca disse:

    Pelo que entendo – e confesso é muito pouco – a decisão do secretário de segurança em decretar sigilo nas investigações sobre a execução do jornalista Décio Sá é um ato administrativo, e como tal cabe aos delegados obedecerem.

    Creio que o sigilo para ter força de lei deve ser decretado pela Justiça, o que pelo saiba não ocorreu.

    É evidente que para não perder a moral ele tenha dito que irá investigar o vazamento. Não poderia dizer outra coisa.

    É o mesmo procedimento da Polícia Federal em relação aos vazamentos de investigações, como por exemplo, a Operação Facktor que envolve Fernando Sarney em desvio de dinheiro público.

    Neste caso, está sob segredo de Justiça, e mesmo assim vazou e ficou por isso mesmo.

    O mais esquisito foi o presidente do TJ, desembargador Guerreiro Júnior, anunciar que vai mandar investigar e responsabilizar os culpados pelo vazamento.

    Então quer dizer que há segredo de Justiça ?

    Entendo que ao decretar sigilo, Aluísio Mendes, admite não ter controle sobre os delegados, pois qualquer policial sabe o que pode ou não atrapalhar uma investigação. Aliás, toda investigação a princípio é sigilosa.

    E sobre a segurança dos envolvidos, o mandante do crime não vai esperar a polícia chegar perto para tomar suas providências.

    Nem tão pouco será o avanço ou não das investigações que deixará alerta o bando que executor Décio Sá.

    Do jeito que vai é bem capaz de descobrirem que vazou os depoimentos e deixar os assassinos soltos.

    E antes que me esqueça, quero parabenizar o jornalista Itevaldo Júnior por conseguir e publicar os depoimentos das testemunhas, preservando suas identidades.

    É melhor que se descubra logo o executor e o mandante antes que eles vazem…

    • Caio Hostilio disse:

      Acho que se vazou, o jornalista publicou e fez o seu papel, quanto ao resto, isso é problema do judiciário com a polícia.

  10. Arnaldo Antunes disse:

    Governo gasta mais de R$ 2 milhões sem licitação para organizar evento de turismo em São Luís
    É que o estado tem dinheiro demais! É tanto dinheiro que sai pelo ladrão.
    Esta merecia ser titulada como;
    EDIÇÃO ESPECIAL
    DEU NO D.O.
    Será que o TCE não vê isto?
    Será que o Ministério Público não vê isto?
    Enquanto isto, falta dinheiro para a educação, para a saúde, para a segurança.
    Por falar em segurança, mais um dia se passou e nada dos assassinos do Décio Sá.
    Interessante é que os bandidos que mataram um policial já foram identificados, dois deles já executados e dois sendo procurados para serem abatidos tão logo sejam encontrados.
    Voltamos ao estado de barbárie?
    Eu não duvido que por falta de recursos, gasolina, diárias etc. o caso Décio Sá caia no mais completo esquecimento e entre para o arquivo dos crimes insoluvéis.
    NO MARANHÃO O IMPOSSÍVEL ACONTECE!

  11. Arnaldo Antunes disse:

    Só a “reforma” do gabinete do Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão está custando mais de um milhão e meio de reais, e pergunto: Houve Licitação? O que se está fazendo naquele gabinete de cerca de 100 m2 ( o custo da reforma é de R$ 15000,00 por metro quadrado, cinco vezes maior que o da venda de um AP de luxo na peninsula da ponta da areia)?
    Claro que não houve uma LICITAÇÃO QUE PUDESSEMOS CHAMAR DE SÉRIA.
    Dizem que não há dinheiro para combustivel para o funcionamento dos carros da policia para investigar a morte de Décio Sá, dizem tambem que não há dinheiro para comprar dois lápis para os “peritos” confeccionarem o retrato falado do matador ( foi visto por mais de 30 pessoas). Observa-se que manter o retrato falado em SIGILO POLICIAL é coisa da policia de Portugal(até rimou).
    Dinheiro para coisa séria não há, mas dinheiro jogado fora de maneira fraudulenta há.
    E o pior, é que a coisa vai pegar, jornalista que fizer materias polemicas, for muito lido e incomodar, está correndo risco de vida. Bem, esse seguramente não é o caso dos blogueiros do JP que não terão nada com que se preocupar , até porque , ou principalmente porque, segundo a nossa gloriosa ( Ei cacete) policia, Décio foi morto pelo que escrevia , e o que Décio escrevia, era diametralmente oposto ao que os blogueiros do JP reverberavam, concluindo-se portanto que os MANDANTES da morte de Décio, não tem porque se preocupar com os “gloriosos, honestos e competentes” blogueiros do mais do que “glorioso e sério” JP;

  12. Fernando disse:

    Caio me diga uma coisa: esse seu artigo aqui é relacionado a CPI do Cachoeira ou a da Pistolagem, morte de Decio, Aluisio Mendes, eu hein!!!

    • Caio Hostilio disse:

      É sobre a CPI do Cachoeira, é muita picuinha sobre denúncias que já foram divulgadas pela mídia… Você deve está se referindo ao comentários… É que no Maranhão tudo gira em torno daqui e não conseguem ver o que está acontecendo no país, que é o reflexo em menor escala do que acontece aqui. Mas acham que tudo só acontece aqui e vivem disso, apenas disso…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos