Conselho de Saúde verifica qualidade do atendimento nas unidades de saúde pública em São Luís

Publicado em   02/maio/2012
por  Caio Hostilio

Membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) estão visitando as unidades estaduais e municipais de São Luís que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A finalidade dessas visitas, segundo explicou o vice-presidente do CES, Américo Araujo, é identificar os principais problemas no atendimento dos usuários para que possam ser apontadas soluções. “Queremos saber como os usuários do SUS estão sendo acolhidos, como é feito o atendimento e a satisfação das pessoas que buscam estes serviços”, justificou.

Nesta quarta-feira (2), a equipe visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga; o Hospital de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho; o Complexo Materno Infantil Juvêncio Mattos/Benedito Leite; e o Djalma Marques (Socorrão I). Fazem parte da comissão também os conselheiros representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), Adelson de Sousa Lopes, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Margarida de Sousa Costa.

Durante o período em que permanecem nas unidades, os membros do CES preenchem um questionário com as principais especialidades, quantidade de profissionais, média de atendimento e conversam com os usuários para checar a qualidade da assistência prestada pelo profissional de saúde e tempo de espera para atendimento. “O relatório final será entregue ao secretário de Estado de Saúde (SES), Ricardo Murad, apontando demandas dos usuários no sentido de melhorar o atendimento na rede do SUS”, completou Américo Araújo.

Satisfação

A dona-de-casa, Erenilde Júlia Pereira dos Santos, moradora da Vila Isabel, acompanhava o seu filho de nove anos que está com dengue. Ela disse estar muito satisfeita com o atendimento e com as instalações da UPA Itaqui-Bacanga. “Meu filho tem sido atendido de forma rápida e eficaz. Fez exames e não há atraso na medicação”, disse ela.  Maria de Jesus Ramos, 32 anos e moradora da Vila Embratel, também estava sendo medicada na mesma UPA e conversou com os conselheiros. “Fui atendida em menos de 30 minutos e já estou recebendo medicação. Os profissionais da UPA nos tratam muito bem e o serviço é de excelente qualidade”, afirmou.

Até o final desta semana a equipe estará percorrendo as instalações do Centro de Medicina Especializado (Cemesp), do Hemomar, do Hospital Presidente Vargas, do Centro de Especialidades Médicas Genésio Rêgo, do Hospital da Mulher, do Hospital Aquiles Lisboa, da Maternidade Marly Sarney; do Centro de Especialidades do Vinhais; das UPAs do Vinhais, Parque Vitória, Cidade Operária e Araçagy; do Hospital Adelson Sousa Lopes (Vila Luizão) e do Hospital Clementino Moura (Socorrão II).

Fotos: Nestor Bezerra 

  Publicado em: Governo

8 comentários para Conselho de Saúde verifica qualidade do atendimento nas unidades de saúde pública em São Luís

  1. Glauber disse:

    ESPERO QUE ELES PASSEM NA MATERNIDADE BENEDITO LEITE POIS OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO A DOIS MESSES SEM RECEBER SALÁRIOS!

    • Caio Hostilio disse:

      Busquei informações e sua informação não condiz com a realidade e a verdade… Os salários estão em dia e a maternidade está funcionando normalmente…

      • Glauber disse:

        VOCÊ TEM CERTEZA DISSO VAMOS JUNTOS ATE LA AI PODEMOS FALAR COM OS FUNCIONÁRIOS MEU CARO A EMPRESA ICN SAIU DA MATERNIDADE PAGOU TODO MUNDO DE LA PARA CA FALARAM QUE A SECRETARIA IRIA ASSUMIR ATE CHEGAR UMA NOVA EMPRESA A EMPRESA BEM VIVER CHEGOU E ATE AGORA NINGUÉM RECEBEU SALÁRIOS JÁ TEM DOIS MESES.

        • Caio Hostilio disse:

          Conversei com o diretor e os dirigentes da SES e disseram que isso não está acontecendo e que você pode ir a SES e tirar suas dúvidas… Essa conversa de funcionário falou não cola… O certo é ver as folhas de pagamento e os depositos bancários, como fiz… Vá até lá e tire suas dúvidas…

  2. Fernando disse:

    Vixe, vão visitar o Socorrao II??? Deveriam ir no I tambem. Torcer que a nossa saúde continue a mostrar muitas melhorias, claro, graças ao Governo do Estado.

    • Caio Hostilio disse:

      Seria providencial visitar todas as unidades de saúde de são luís e assim poder ver quem de fato vem aplicando corretamente os recursos do SUS.

  3. osama disse:

    Taí, um Secretario de Governo que merece respeito:Ricardo Murad,com seu jeitaõ descontraído,sem usar terno e gravata vai aos poucos e sempre,calando a boca d’aqueles que naõ acreditavam ou torciam contra, pra que seus objetivos e as metas do Governo na Area da Saude naõ fossem alcançadas.Estaõ sendo!, seraõ concluidos e estaraõ funcionando todas as Unidades Hospitalares que faraõ parte da rede de saúde pública do Estado.Naõ quero aqui cometer injustiças a outros Secretarios de Estado que tambem saõ compromissados com suas pastas e com a sociedade,que deseja a eles, exitos tambem em suas metas em conjunto com as diretrizes do Governo.,naõ citarei os seus nomes e sim as Secretarias logicamente na minha opiniaõ, naõ trouxeram nenhum custo/beneficio ao povo estaõ lá e pode ter sido “enchente” ou “Maõ de gente”:Meio Ambiente,Cidades,Energia,Juventude,Direitos Humanos,Casa Civil,Igualdade Racial,AssuntosEstrategicos,Articulaçaõ com Orgaõs, Educaçaõ,no caso da Tecnologia a senhora Olga naõ deveria lá estar mas, na Casa Civil e agora por ultimo um “estranho duvidoso” recem chegado a Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar,que por onde andou naõ disse o que fez, nem o que plantou que desse “fruto”.Portanto,que me perdoe a senhora Governadora e os demais, e, sem medo de errar estivessem outros Ricardos Murad o custo/beneficio seria bem mais vantajoso ao povo e ao Estado.

    • Caio Hostilio disse:

      É um exemplo de comprometimento com a coisa pública e vem mostrando que quando se quer fazer, faz e coloca em funcionamento…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos