Heródoto Barbeiro, com toda sua sapiência, disse: “o jornalismo deve ser o exercício diário da inteligência, e a prática diária do caráter”.
É verdade, mas isso se dá em países onde a democracia é consolidada de fato e a imprensa é um meio de interatividade com a coletividade, que exige o direito de expressão livre, questionador e crítico… Quando haveremos de ter isso no Brasil?
Que garantias têm um jornalista brasileiro ao fazer matérias denunciativas e investigativas no Brasil? Quem lhes dá essas condições de trabalho?
Quando um jornalista faz uma matéria denunciativa, baseada em dados concretos, a própria coletividade o repudia e o transforma num vilão impiedoso e cruel… Podendo a vir ser alvo.
O mesmo acontece quando o jornalista faz uma matéria investigativa com dados enfáticos, de repente ele pode se tornar alvo dos interesses contrariados.
Essa é a democracia brasileira? Esses são os direitos e os deveres dos cidadãos brasileiros? Que democracia é essa que de uma matéria denúncia ou de uma matéria investigativa, pautadas em dados reais, já dá o direito de ceifar a vida de jornalista que no dever de sua profissão fez um questionamento crítico?
Não existem meios amparados por “lei” que o cidadão atingido numa matéria tem o direito de resposta, além de processar o jornalista?
Ou querem que a imprensa passe apenas a divulgar matérias elogiosas e receitas de bolos?
A imprensa, independente de sua linha editorial, faz o seu trabalho pautado no que está acontecendo e cabe a coletividade mensurar. E foi nesse contexto, que toda a imprensa maranhense seguiu firme ao lado de Flávio Dino na sua luta árdua contra o Hospital Santa Lúcia, mostrando, com isso, que ela luta pelo bem comum. Unimos-nos e lutamos para que se fosse feito justiça.
A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) se manifestou pelo assassinato do jornalista Décio Sá no Maranhão, além da morte de Noel Alexander Valados Decoto, apresentador de televisãoem Honduras. A SIPdisse que Décio Sá é o quarto jornalista morto no Brasil este ano, e pediu às autoridades que investiguem o crime com prontidão e profundidade para desvendar responsabilidades.
O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Gustavo Mohme, expressou sua solidariedade com os familiares e colegas do jornalista. “Justo no mesmo dia em que concluímos nossa reunião semestral, na qual destacamos que os crimes contra jornalistas continuam sendo um dos principais problemas enfrentados pela imprensa nas Américas.
Esta é uma luta desigual… O jornalista tem como arsenal sua pena e o papel contra um arsenal de armas de fogo!!!
Publicado em: Governo
Esse é nosso Estado onde o indices de violência aumentam cada vez mais, onde delegados, agentes, autoridades em geral e os jornalistas são atacados pelos meliantes, totalmente despidos de medo, pois acreditam que neste Estado não tem um sistema de segurança para coibi-los, e isso realmente é triste e verdadeiro, pois até no rio e em sampa, os marginais pensam duas vezes em atacar essse tipo de profissional, pois sabe que a resposta do sistema é imediata e eficaz; agora com nossos agentes de segurança cada vez mais distratados por esse governo, o que causa uma total desmotivação nos policiais, só o que vai desenvolver nesse contexto é ousadia e aumento do crime, um exemplo claro do descalabro com que os policiais são tratados no maranhão é esse plano de carreiras que desagradou 100% dos operadores de segurança, valeu rosengana, vc está realmente fazendo o melhor governo de sua vida, só não se sabe pra quem, será que está sendo para as famílias das vítimas do seu descaso com a segurança publica. o aluízio sem comentário, ele é apenas um peão inoperante nesse jogo, onde a rainha é quem decide o caminho ou descaminho da segurança, e a ela toda culpa.
INFELISMENTE ACONTECEU MAIS UM CRIME DE PISTOLAGEM!!!
TAMBEM, NUM ESTADO COMANDADO POR UMA OLIGARQUIA A MAIS DE 4 DECADAS, NAO ERA DE SE ESPERAR MUITA COISA…
NUM ESTADO ONDE SE MATA PREFEITO, JORNALISTA É O DE MENOS…
AQUI NESSE ESTADO DOS SARNEYS, SE MATA TODOS OS DIAS CRIANÇAS E ADULTOS.
NAO TENDO NADA PARA SE COMER, MORREM MUITAS CRIACINHAS…
SEM TER HOSPITAIS, MORREM PESSOAS SEM SAUDE…
SEM TER INFRAESTRUTURA,SANEAMENTO BASICO, MORREM PESSOAS COM DOENÇAS…
AQUI NA TERRA DO NUNCA E DE NINGUEM, MORREM,MORREM!!!
DESCULPA,TERRA DE NNGUEM NAO!
TEM DOS SARNEYS E LACAIOS…
MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA…