Notícias

Publicado em   11/abr/2012
por  Caio Hostilio

Caxias ganha Delegacia da Polícia Federal

Será inaugurada amanhã, 12/04, a nova sede da Delegacia de Polícia Federalem Caxias. Asolenidade de inauguração será realizada às15h00 na rua do Parnásio, 676, Bairro Ponte, Caxias, com a presença do Diretor Executivo da Polícia Federal, Superintendente Regional da Polícia Federal no Maranhão e autoridades convidadas de diversos órgãos civis e militares. Cabe ressaltar o empenho especial da Direção Geral da Polícia Federal e da Superintendência Regional no Maranhão, fundamental para que a Delegacia de Polícia Federal de Caxias pudesse dispor de novas instalações. A cerimônia marca a gratidão e o respeito que a Polícia Federal tem pela comunidade da região de Caxias, que a partir de agora poderá ser melhor acolhida ao necessitar dos serviços da Polícia Federal.

Pedido de vista suspende julgamento da ADIN que questiona criação de municípios

Pedido de vista dos desembargadores Marcelo Carvalho Silva e Raimundo Nonato Sousa suspendeu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) ajuizada pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) contra a Resolução n.º 618/2011 da Assembleia Legislativa, que regulamenta a criação de novos municípios. Ao proferir o seu voto, o desembargador Bernardo Rodrigues, relator da matéria, manteve a posição de que o parágrafo único do artigo 1º do referido ato normativo confronta a Constituição Estadual em seu artigo 10. “Neste ponto, há um evidente confronto com a lei estadual quando a Resolução que diz que cabe à Mesa Diretora expedir Ato definindo o período para o recebimento do requerimento para criação de municípios”, destacou. Acompanharam o relator os desembargadores Stélio Muniz, Benedito Belo, Jamil Gedeon, Raimunda Bezerra e José Joaquim Figueiredo dos Anjos. Os desembargadores Jorge Rachid, Cleonice Freire e Nelma Sarney divergiram e entendem que o assunto não deveria ser objeto de ADIN.

Profissionais da rede estadual de saúde recebem capacitação de especialistas do HCor

Seiscentos e quatorze profissionais que dão atendimento de urgência e emergência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede estadual de saúde estão participando da segunda etapa do curso ministrado por especialistas do Centro de Ensino, Treinamento e Simulação (CETS) do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo. O treinamento, dividido em aulas teóricas e práticas, prossegue até domingo (22), no Hotel Praia Mar.  A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e visa qualificar 1.746 profissionais. Na primeira etapa foram treinados 413 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham na área de urgência e emergência em unidades estaduais do interior maranhense. Os servidores qualificados nessa segunda etapa trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Itaqui Bacanga, Araçagi, Cidade Operária, São João dos Patos, Vinhais, Parque Vitória, Coroatá, Codó, Timon e Imperatriz; nos hospitais regionais de Urgência e Emergência de Presidente Dutra, Viana, Morros e Grajáu. Também fazem parte do treinamento os profissionais que trabalham no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, no Complexo Hospital Materno Infantil do Maranhão (formado pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e pela Maternidade Benedito Leite) e Unidade Mista de Carutapera. Todos receberão certificados de qualificação.

Índios Pataxós e Tupinambá entregam a Sarney manifesto contra PECs que tratam de terras indígenas

Caciques e lideranças indígenas das Etnias Pataxó e Tupinambá entregaram ao presidente do Senado, José Sarney, nesta manhã, documento de repúdio às Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) 215/00 e 036/99 que tramitam na Câmara dos Deputados. Eles pedem que o poder de demarcação das terras indígenas continue com o Poder Executivo. As PECs, segundo o documento, retiram e restringem direitos dos povos indígenas. No texto, os índios afirmam que essas PECs apenas beneficiam “a implantação de empresas multinacionais, latifundiários e grileiros”. Eles também reclamam que “as propostas legislativas que interessam aos povos indígenas, a exemplo do Estatuto dos Povos Indígenas, têm poucas perspectivas de aprovação no Congresso”.

Exposição “100 Anos do Naufrágio do Titanic” será lançada nesta sexta-feira em Ribamar

Uma viagem na história do navio mais famoso do mundo, desvendando detalhes que vão desde a sua construção até o seu naufrágio no Oceano Atlântico. É com esta proposta que o historiador e pesquisador ribamarense Antônio Miranda lança, na noite desta sexta-feira (13), a exposição “100 Anos do Naufrágio do Titanic”. O lançamento oficial acontece a partir das 19h no salão de eventos da Secretaria Municipal de Turismo de São José de Ribamar (situada na área do santuário religioso da sede do município), local onde a exposição permanecerá aberta ao público até o próximo dia 30, sempre no horário das 8h às 18h (de segunda-feira a sábado) e das 8h às 13h aos domingos. A mostra conta com o total apoio da Prefeitura ribamarense. Estarão em exibição fotografias históricas da construção do navio; retratos dos oficiais, músicos e passageiros; réplicas das loucas, dos relógios de bordo e da decoração do Titanic; filmes originais produzidos desde a década de 40; documentários; cartazes dos filmes e longa metragem de animação. A mostra disponibiliza, ainda, para apreciação do público, uma maquete do Titanic, com cerca de 2,5 metros de comprimento, e um exemplar original da edição de 1912 do jornal americano The Daily News, que noticiou o naufrágio.

Prefeitura leva o Mulheres Mil para Paço do Lumiar

Na tarde da ultima terça-feira (10) a prefeita Bia Venâncio e o secretário de desenvolvimento social Augustus Gomes reuniram-se  com membros do programa “Mulheres Mil” coordenado pelo IFMA com o apoio da Eletronorte e da Vice-governadoria do estado e tem como a coordenadora a professora Treza Fabbro. O programa tem por finalidade capacitar profissionalmente mulheres de comunidades carentes e desprovida de conhecimentos técnicos para ingressar no mercado de trabalho e gerar sua própria renda. Hoje o programa é aplicado em apenas 5 municípios do estado do Maranhão e agora sera implantado em Paço do Lumiar. Turmas de 25 mulheres são montadas para pretação de um curso técnico que é definido conforme a necessidade das mulheres daquela comunidade atentendida pelo Mulheres Mil, que em Paço do Lumiar alcançará as comunidades da Vila São Jose I e II, Copacabana, Thiago Aroso e Vila Marly Abdala, uma vez que a prefeitura de Paço do Lumiar irá viabilizar local para estruturar salar de aula e laboratórios educacionais, o levantamento social das mulheres que poderão ser beneficiadas e o transporte para os professores do IFMA que ministrarão as aulas no município de Paço do Lumiar. www.mulheresmil.gov.br.

 

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos