A investigação de um suposto esquema de desvio de recursos da Assembleia Legislativa do Pará motivou a prisão temporária de quatro pessoas nesta terça-feira (10).
O Ministério Público do Estado apura desvios em 52 convênios firmados pelo Legislativo com ONGs, que totalizam R$ 19 milhões.
O suposto esquema teria ocorrido na gestão do ex-deputado Domingos Juvenil (PMDB), de 2007 a 2010.
Foram presos dois funcionários da Assembleia, que trabalham para o deputado Divino dos Santos (PRB), conhecido como pastor Divino, e dois contadores de ONGs que fizeram convênios com o órgão.
No entendimento do Ministério Público, não é função do Legislativo firmar convênios com ONGs. “Não havia a fiscalização desses recursos”, afirmou o promotor Milton Menezes, coordenador do Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas.
Além da prisão temporária, com objetivo de impedir a destruição de provas, foi feita também a apreensão de documentos e computadores das quatro ONGs sob suspeita.
De acordo com o promotor, um dos contadores das ONGs, que foi preso temporariamente, trabalhava para o deputado pastor Divino.
O advogado Valério Saavedra, que representa o ex-presidente da Assembleia Domingos Juvenil, afirmou que não há acusação contra seu cliente e que por enquanto trata-se apenas de uma investigação do Ministério Público.
Ele disse ainda que Juvenil estava em viagem “em local de difícil acesso”. O deputado Divino dos Santos não foi localizado.
Publicado em: Governo
A regiao Norte concentra hoje o maior numero de ONG’s no Brasil. Na Regiao da Amazonia entao nem se fala. Sao milhoes em recursos repassados de tudo que é jeito para favorecimento de muitas meias duzias de safados com o dinheiro publico. E vendo aqui sua materia me lembrei de um caso de desvio de recursos de merenda escolar que era intermediado por ONG’s falsas, rapaz, meu amigo, nao gosto nem de lembrar disso. Para mim, é um dos piores crimes que alguem pode cometer nessa vida: “desviar recurso de merenda escolar ou algo parecido”, sujeitando uma pobre criança que ja nao tem nada nessa vida, a se alimentar mal.
O dinheiro do FNDE é o mais desviado nesse país… merenda, transporte escolar etc.
Essa sua matéria é um plágio, ja foi noticiado na folha.com……
Sem criatividade…..
Hei maluca, não é plágio não!!! Tanto prova que o vídeo é da uol (folha de São Paulo), apenas completo dizendo que aí está a prova das 35 contas, pois para dar sumiço na grana das diárias milionárias da Assembléia Legislativa, era preciso ter várias contas bancárias, ainda mais que os negócios foram feitos com uma agência de turismo. Por outro lado, a matéria da folha foi bem antes da denúncia do Fantástico, sobre as diárias milionárias dos parlamentares do Amapá e não esqueça que o atual governador era deputado na época e deve ter bamburrado em diárias…. Isso não saiu na folha!!!