Está na hora da população de São Luís dá um basta nessa senha antiga para se reeleger prefeito. Toda vez é a mesma coisa… O prefeito fica três anos sem fazer absolutamente nada para que melhore o bem-estar da população, mas quando chega o último ano começa a encher a cidade com placas de indicação de mini-obras e encher a cidade com homens uniformizados de vermelho – em horário de pico (atrapalho o transito que já é um caos) – para pintar meios fios, plantar mudas de plantas que morrem rapidamente e pintar o asfalto esburacado com breu… O povo fica feliz e acha que a Prefeitura está trabalhando, esquecendo que os três foram jogados fora e a cidade não recebeu benfeitoria alguma.
São Luís é a cidade brasileira mais desnuda, não existe verde… Suas avenidas não dispõem de árvores e jardins, assim como calçadas largas. Suas Praças estão esquecidas pelo tempo, que deveriam ser logradouros prazerosos para aquele bate-papo no fim de tarde e para as crianças poderem brincar… Vejo o Iphan se preocupar com os casarões, mas não o vejo se preocupar com praças como a João Lisboa, Odorico Mendes, Deodoro, Da Saudade e etc. Quanto desleixo!!!
Agora recebo o email
Caro Senhor,
Sou leitor assíduo de seu Blog e tenho confiança na repercussão de suas matérias e também na seriedade de suas discussões sobre temas locais.
Como morador insatisfeito com a ausência da nossa municipalidade em um bairro tão respeitado e conhecido de São Luís – o bairro COHAMA – sinto-me na obrigação de representar os munícipes moradores do bairro e provocar a denúncia e indignação de todos no relato que farei acerca da nossa “praça dos horrores”.
Gostaria que você inserisse matéria neste Blog a respeito do abandono pelo Prefeito de São Luís do único espaço de lazer que possuímos nessa área do nosso bairro: uma “praça sem nome” que há quatro anos ainda não foi sequer inaugurada. Porém, nós moradores, demos a alcunha carinhosa de “Praça da Vitória”.
A limpeza e a conservação da praça eram feitas pelos moradores por meio de cotas. Há muito deixamos de fazer, pois entendemos que o poder público municipal é o único responsável pela conservação da praça.
Sempre ligamos e solicitamos ao IMPUR a capina da praça, o desinteresse daquele instituto no nosso problema fez com que pagássemos dos nossos bolsos a limpeza. Todavia somos fracos diante do que acontece. Além de que não somos suficientemente abastados para nos responsabilizarmos por algo que pertence ao patrimônio público – e não ao privado.
Os brinquedos estão quebrados, o mato cresceu – assim nossas crianças sumiram com medo do matagal e da imundície que circunvizinha a praça. Nosso único espaço de lazer está aniquilado, isto pode ser constado em fotos por mim anexadas.
Essa área que se denomina “praça” é cercada pelas lanchonetes Xan-Xan e Pizzaria Capricho, bem como ficam próximas as farmácias Pague Menos e Garrido que sempre que podem jogam lixos, restos de alimentos e caixas de medicamentos num total desrespeito aos moradores e à nossa saúde, inclusive de depósito para o mosquito causador da dengue. Isto pode ser visto nas fotos em anexo.
Cabe destacar que a referida praça está localizada atrás da Lanchonete Xan-Xan e nas proximidades da Loja Sky, ambas na COHAMA.
Hoje nossa “praça” é um depósito de lixo e de pessoas “estranhas” que habitam indevidamente a área inclusive para venda de entorpecentes – o que tem afastado os moradores, pois temos medo de sermos assaltados.
ostaríamos de sermos lembrado, visto que essa praça tem quatro anos e nunca foi inaugurada.
Ansiosamente aguardo a publicação em seu Blog dessa nossa angústia bem como das fotos para que sensibilize as autoridades municipais e assim possam ver e vir a esse canto esquecido que no passado tinha crianças brincando e servia de espaço para lazer e descaso dos moradores.
Somente gostaria que não tivesse meu nome e meu email publicados por motivo de minha segurança pessoal e de meus familiares. Obrigado pela atenção.
Portanto, senhor prefeito João Castelo e vereadores de São Luís, cuidem da nossa capital, pois ela completará 400 anos e não merece ser tão maltratada nessa maneira… É preciso amá-la, conservá-la e, principalmente, respeitá-la!!!
Publicado em: Governo
Caro Caio obrigado pela atenção, nós moradores agradecemos seu empenho em divulgar esse fato. Nossa praça continua sem as crianças pois o lixo e o mato assustam todos! A Prefeitura sequer se manifestou sobre o problema. Obrigado mais uma vez.
Vamos continuar… tire outras fotos e pegue depoimento de algumas pessos e colocaremos novamente….