Em que se transformou o PDT de Brizola?

Publicado em   16/mar/2012
por  Caio Hostilio

Com a anistia política e o fim do bipartidarismo no final dos anos 1970, Leonel Brizola,  ainda no exílio, resolve reunir políticos e intelectuais progressistas para a re-fundação do trabalhismo na vida partidária nacional. É nesse sentido que um congresso é realizado na cidade de Lisboa, culminando ao final com a redação de um documento que ficou conhecido como Carta de Lisboa, e que é considerada como sendo da fundação do PDT (1979). Seus membros históricos são Darcy Ribeiro, Francisco Julião, Jackson Lago, Jefferson Peres, Leonel Brizola, Lidovino Antonio Fanton, Luís Carlos Prestes, Mário Juruna, Abdias do Nascimento e Doutel de Andrande. 

É inevitável que as virtudes de Leonel Brizola ficaram como legado ao nosso povo. Herdeiro político? Infelizmente não apareceu alguém capaz de assumir essa responsabilidade. Líder não se faz da noite para o dia. Basta ver a diferença de Lula pra Dilma.

O certo é que Lula tem espírito de liderança e aproveitou bem as circunstâncias. Coisa que não se ver na atual presidenta Dilma, que por falta de liderança é inexplicável o absurdo número de ministros que caíramem desgraça. Umaliderança fraca estimula a disputa interna, que é implacável, alimentando a oposição com denúncias.

Inegavelmente, é um choque ver Lupi ocupando o lugar de Brizola. Mas, por outro lado, temos que nos conformar quando constatamos que não há outro nome. Alguns falamem Brizola Neto… Esseé que está mais longe de seguir a postura política do avô…

Uma coisa é um partido comandado por um líder da estatura de Brizola, com sua história e sua independência. Outra coisa é o PDT comandado por Lupi. Simplesmente perde a identidade e se transforma numa legenda de aluguel. E o legado de Brizola é esquecido.

Brizola era um brasileiro com coragem cívica, que não teve dúvidas e nem medo de enfrentar latifundiários, americanos e militares, arrostando a incompreensão.  Enfim, como aquele que exercitou tudo que era permitido por sua ideologia: O Trabalhismo Brasileiro.

Lembrando que no Senado Federal, o Senador Pedro Simon que fora trabalhista, disse em certa ocasião: Brizola foi o “herói do trabalhismo”. Quanto a Lupi, o que se pode dizer?  

É… Apenas sobrou o a sigla “PDT”… Seus ideais morreram com seus fundadores!!!

  Publicado em: Governo

2 comentários para Em que se transformou o PDT de Brizola?

  1. Ribamar disse:

    Amigo Caio,
    E weverton Rocha, hoje um dos lideres do Partido. Coisas do Brasil.
    Um abraço

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos