A política é uma graça e às vezes desgraçada!!!

Publicado em   02/mar/2012
por  Caio Hostilio

O político é bicho engraçado. Não costuma guardar rancor. O inimigo do passado vira amigo do peito num piscar de olhos. O adversário histórico vira aliado para a próxima eleição. As mágoas são deixadas para trás. Só interessa o futuro.

Que bom! Acho correto.

Por outro lado, a política é engraçada e às vezes desgraçada, uma vez que a vítima somos nós incautos eleitores e pagadores de impostos… Acho que deveriam criar uma Receita Federal para cobrar as promessas não cumpridas pelos políticos!!!  Com multas tão salgadas quanto as do leão que eles mesmos criam!!!

Vejam só como está o cenário em uma breve olhadela.

Camarada, o líder petista na Câmara dos Deputados, Gilmar Machado, fez uma cagada danada para conseguir aprovar o Orçamento de 2012 da Casa. O camarada prometeu o impossível e ilegal no apagar das luzes de 2011 do Legislativo. Para garantir as condições políticas para a aprovação do atual orçamento, um acordo envolvendo R$ 150 milhões de acréscimo ao orçamento de 2011.

Os caras multiplicaram por 67 o valor de um projeto de crédito suplementar para agricultura, isso pra obras rodoviárias e ferroviárias em suas bases eleitorais em ano de campanha…. Tudo certo para os deputados, cada um levaria R$ 151 milhões. Não deu outra, a presidenta Dilma vetou integralmente o acréscimo… Sobrou para Gilmar se explicar com os deputados, que estão furiosos!!! Quem não gostou nada foi a vice-presidenta do Congresso, Rose de Freitas (PMDB), que presidia a sessão. Ela afirmou que nunca deixaria passar uma matéria se soubesse que ela estava à margem da lei.

Agora vejam essa… O PT não quer negociar o apoio a nenhum dos candidatos do PCdoB nas prefeituras das capitais? Por que será? Será Por quê? Seria o efeito Ministério do Esporte? Mas de repente os comunistas partiram em busca do maior aliado dos petistas, o PMDB. Já estão juntosem São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Fortaleza… Não engraçada a política?

Aí o governo Dilma está ficando com um pé atrás com o PSB e o PDT… Já estão se olhando atravessado… Sabem por quê? Tudo pela postura do PSB na votação do Funpresp… A bancada praticamente votou contra, mas antes tinha garantido o apoio… Mas política sem traição não existe!!!

Muitos dizem que Brizola Neto age politicamente igual ao avô… Santa ignorância!!! Não façam isso… Ele age como a mãe dele, mas como o saudoso Brizola nunca!!! O camaradinha deu um nó no governo e deixou o Planalto a pensar… “Ele votou a favor do Funpresp por que é candidato a ministro do Trabalho, mas toda a bancada votou contra”… Só tem esperto!!!

Como que de uma hora para outra resolveram manter o Felipe Camarão no PROCON para felicidade dos consumidores… O deputado Chiquinho Escórcio manifestou a sua alegria ao saber da permanência do advogado Felipe Camarão na gerência regional do Procon. “Este advogado é competente e é um bom quadro do nosso governo. É preciso reconhecer o excelente trabalho em prol da coletividade, deixando, a política, de lado….

Outra história mirabolante é essa de que o Chefe da Casa Civil, Luiz Fernando, vai ser exonerado pela governadora… Esse assunto de repente surge do nada… O certo é que não vejo nada que leve a acontecer isso, tanto no campo político quanto técnico.

Os últimos atos de Luiz Fernando são dignos de quem está afinado com as prerrogativas do cargo que exerce e dos princípios de um técnico de alta capacidade em gestão pública.

Nessa semana ele esteve agindo em conjunto com o secretário de Educação, Bringel, e o Secretário de Articulação política, Hildo Rocha, efetuando com muita coragem uma das decisões mais importantes na competência educacional.

Agora, Esteve em Imperatriz, representando a governadora Roseana Sarney, para regularizar as escrituras de propriedade aos moradores do bairro Vila Cafeteira.

O que não se pode confundir são informações e colocar a competência do governo em cheque, haja vista que a governadora estava numa reunião de Pacto Federativo, cujos auxiliares que tinham as informações necessárias se faziam presentes à reunião, principalmente o da Fazenda, Trinchão.  

Então, a governadora não poderia está precisando dados para reunião… Mas vamos supor que ela ligou diretamente para Luiz Fernando… A governadora não poderia em nenhum momento ser ríspida com o seu auxiliar, visto que o mesmo estava numa missão no interior ordenada por ela e que naquele momento ele não dispunha dos dados solicitados… 

O grande problema são as pessoas que circundam a governadora e gostam de criar factóides, levando de imediato o assunto para mídia… Às vezes escutam apenas uma parte e pressupõe a fala do outro lado e tira suas conclusões precipitadas, levando para mídia fatos distorcidos, mesmo que o jornalista busque se informar melhor do assunto…

Como político ama e odeia ao mesmo tempo… Uns se aproveitam para colocar mais gasolina e outros jogam água e abanam… Passando mais e mais informações aos jornalistas… Seria um prazer político isso? Eis a questão!!!

A política não é engraçada e às vezes desgraçada?

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos