O cientista político Clóvis Brigagão pediu ao presidente José Sarney apoio para criação da Escola da Paz Sérgio Vieira de Melo. Essa escola deverá desenvolver cursos de pós-graduação destinada a capacitar e treinar profissionais em gestão e governança internacional, de acordo com a proposta.
Clóvis Brigagão destacou o trabalho do senador em favor da paz ao citar exemplos de ações do governo Sarney como a Declaração Conjunta de Foz de Iguaçu sobre Política Nuclear e a criação da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul proposta e aprovada pela ONU, em 1987.
A Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul foi aprovada com 124 votos favoráveis, 8 abstenções e o voto contra dos EUA. A Declaração Conjunta de Foz de Iguaçu sobre Política Nuclear, foi assinada em 1985 pelos então presidentes Sarney e Raul Alfonsín, da Argentina. Esse fato foi citado em artigo publicado no jornal O Globo (12-01-2012) sob o título “Um bom Exemplo”, de autoria de Clóvis Brigagão.
Nesse artigo, Brigagão escreve:”O concerto realizado pelo dois presidentes é até hoje inédito na ordem internacional do regime de não-proliferação e desarmamento. O conjunto de medidas de confiança mútua nuclear conduziu à criação da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nuclearres – ABACC – modelo exemplar e transparente em todo o mundo, de verificação de atividades nucleares”.
Dando prosseguimento ao seu trabalho, o presidente do Senado afirmou que o Projeto de Lei 1.992/07, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) terá prioridade na Casa, assim que a votação da proposta for concluída pela Câmara dos Deputados.
– Essa é uma das matérias importantes que nós temos que votar. Terei que consultar as lideranças, mas meu ponto de vista pessoal é de que devemos votar o mais rápido possível – disse Sarney.
Quanto à reforma política, Sarney assegurou que as propostas de reforma política prontas para votação em Plenário serão examinadas pelos senadores no próximo dia 21.
– Nós vamos votar no dia 21 de março. Evidentemente, a aprovação ou não vai depender do Plenário. Algumas medidas são polêmicas, outras são consensuais. O importante é que tenhamos a pauta de projetos da reforma política totalmente resolvida – afirmou.
Publicado em: Governo
Ninguém quer mais saber de Socorro Waquim em Timon. Ô REJEIÇÃO DOIDA! – http://ai5piaui.com/index.php/25079/pesquisa-ninguem-quer-mais-saber-de-socorro-waquim-em-timon-o-rejeicao-doida/
Obrigado pelos comentários, fiz nada mais do que registrar fato histórico e que da´aos dois presidentes o avanço que o Brasil e Argentina realizaram na área da confiança mútua sobre não-proliferação nuclear, abraços Clóvis Brigagão
Clovis, São fatos que deveriam ser mais divulgados, haja vista que a maioria esmagadora da população brasileira desconhece a história desse país e os fatos marcantes recentes… Isso é muito ruim para consolidação de uma democracia.