PT comemora aniversário de 32 anos em São Luís… Que maravilha!!!

Publicado em   10/fev/2012
por  Caio Hostilio

Eu gostaria muito de ir a esta comemoração, mas não dá, pois não sou um petista “autêntico”… Brincadeiras a parte… Meus eternos parabéns ao partido que deu tom de democracia no Brasil… Que venham vários 32 anos!!!

O Partido dos Trabalhadores (PT) completa 32 anos nesta sexta-feira, 10. Para comemorar a data, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Maranhão (PT-MA) e o Diretório Municipal de São Luís (PT São Luís) realizam, neste sábado (11), a partir das 11h, um ato comemorativo, que será realizado no Sítio do Batista, na rua Santa Maria, nº 30, bairro Angelim,em São Luís.

O evento contará com a presença do vice-governador do Maranhão, Washington Luiz; o presidente Estadual do PT, Raimundo Monteiro, além de dirigentes de diretórios municipais do partido, militantes, deputados, prefeitos, lideranças sindicais populares e comunitárias, movimentos sociais e lideranças de partidos aliados.

Para o presidente do diretório Estadual do PT, Raimundo Monteiro, o partido tem muito a comemorar. “Nestes 32 anos, o partido obteve muitas vitórias e alegrias para o povo brasileiro e para a América Latina, principalmente, aos pobres do nosso país, com mais emprego, mais salários. Mais de 25 milhões saíram da miséria”, apontou.

O vice-governador do Maranhão, Washington Luiz (PT), destacou que os 32 anos do partido foram construídos com a militância. “Estes 32 anos do PT foram construídos com a militância partidária. O PT amadureceu e aprendeu a governar com os partidos aliados para enfrentar problemas conjuntamente e melhorar as condições de vida da população”, afirmou.

Fernando Silva, presidente do diretório municipal de São Luís, ressaltou que o partido cresceu com a participação ativa na luta pela democracia e sendo protagonista na revolução da política nacional com o governo do presidente Lula e os grandes projetos sociaisimplantados no País.“Destaco o crescimento do nosso partido tanto em nível nacional como em nosso estado onde temos, atualmente, três deputados estaduais e podemos eleger em 2012 nosso prefeito nessa capital”, enfatizou.

O secretário de comunicação da executiva estadual do PT, Joab Castro, destacou que 32 anos representa uma idade madura para o partido. “Avançamos com mais uma cadeira de deputado estadual e temos hoje o vice-governador do estado, mas precisamos avançar em 2013 ocupando de 3 a 4 cadeiras na câmara municipal de São Luís e em prefeituras no estado. Na região metropolitana, teremos candidatura própria em Raposa, São José de Ribamar, São Luís e Paço do Lumiar, já temos avançado também no sul do Maranhão e em 2012, estamos defendendo chapa própria do PT,” frisou.

O Partido dos Trabalhadores foi fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion,em São Paulo. OPartido surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas, liderados pelo ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras lideranças de trabalhadores, no final da década de 1970, dentro do vácuo político criado pela repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos de esquerda existentes.

  Publicado em: Governo

6 comentários para PT comemora aniversário de 32 anos em São Luís… Que maravilha!!!

  1. Moutinho disse:

    Caio Hostílio,

    Você é Petista? – Não sabia, meus cumprimentos então e espero que esse partido de centro-direita-esquerda, consiga trazer alguma Paz para essa Nação, que atualmente está comendo mais, comprando mais, é verdade, porém o que me assusta é a identificação com algumas facções ilícitas e retornando ao estágio ditatorial disfarçado (Sem falar das composições políticas ridículas e inapropriadas) – vide PSOL, o autêntico e original –

    Mas como é data festiva, temos que parabenizar e desejar mais alguns presidentes que olhem para o Povo, assim como foi o Sr. Lula (Diga-se de passagem, ele é do nosso signo, e os escorpianos, não desistem nunca!), mas que consigam contornar a baderna e a roubalheira que se instaura cada vez mais e mais no nosso amado País.
    – E como você sabiamente afirma: A politicalha roubadia que assola a União!

    Quanto ao Sr. Luis Inácio, parabenizo pela luta, pela persistência e por não decepcionar o povo em suas gestões e desejo-lhe pronta recuperação e que volte “zerinho”, pois os caudilhos, nem sempre são déspotas, como vimos e até choram para mostrar um grande ato no teatro da Vida. E ele consegue sensibilizar a todos, sem exceção!
    E recebe nota oito, pela grande preocupação em transformar o salário mínimo num salário razoável (Bem acima que prometeu) e um tanto significativo, bem diferente daquela “merreca” que era antigamente e também por nunca se esquecer de sua origem humilde e mostrar sua grande articulação política tanto nacional como internacional, provando que não precisa se debruçar em livros para adquirir inteligência, percepção e sagacidade! – Sem mencionar o carisma e a simplicidade –
    Parabéns também para o Sr. Dirceu, pois não podemos esquecer o “Boninho” do PT!
    E por ultimo aos Senhores Mercadante e Suplicy, pela honestidade!
    – São eles que realmente salvam a reputação do partido e “o que sobrou de bom” –

    Como disse em outro comentário, não pertenço a nenhum partido político e nem sou simpatizante de nenhuma suscía eleitoreira, porém como Cientista político e Professor de Direito Internacional e Relações exteriores, creio que o castigo que a Europa está amargando e também alguns outros paises desenvolvidos, é por terem menosprezado essa rica nação, repleta de riquezas e terem taxado o nosso povo de subdesenvolvido e nos rotulado como submundo ou 4º mundo! – Hoje estão imigrando para o “Colosso do Planeta”, sem o mínimo constrangimento e com o “rabinho entre as pernas”.

    Caio, um excelente fim de semana e Graças a Deus, o Brasil não se transformou na ilha “de los hermanos Castro” – Dios no lo quiera, este estancamiento cultural y político –

    • Caio Hostilio disse:

      Meu amigo, hoje eu não sou nada… Não tenho partido… Ainda existe isso? Não tenho ideologia política…. Sou contra o pragmatismo neoliberal que tomou conta do mundo… Agora se você me perguntar se fui petista, eu diria com todo orgulho que fui um dos fundadores desse partido em Brasília, que antes lutei pelas Diretas já, que fui cara pintada… Mas vejo que minha luta foi em vão… Amar o PT? Amo de coração o PT que lutou para alcançar democraticamente a posição de chegar a presidencia da república com um torneiro mecânico… Isso me orgulha muito… Me orgulha ter votado sempre em Lula… SIM… Para mim ele é o simbolo que restou do PT que ajudei a criar… Lula é um exemplo de determinação, de capacidade de articulação política, de inteligência… Vejo um PT hoje politiqueiro e pragmático… Nada a ver com os ideais que um dia lutamos… Sou um descrente da ideologia partidária!!! Um bom final de semana para você também, amigo!!!

  2. Moutinho disse:

    Olá Caio,

    Meu Nobre amigo, visionário, ex-cara pintada e defensor das diretas já!
    Apreciei muito a sua sinceridade, e como é peculiar num Homem verdadeiro, assumir sua real postura em relação aos fatos e acontecimentos presentes, ou num passado próximo, que modificaram sua ideologia ou seu prisma focal. A decepção que teve dada as composições que o partido teve que assumir, senão ficaria ingovernável, se fizeram necessárias, porém para você que defendeu um estilo próprio de política, baseada num modelo único, desmoronou, assim como também desgostou a Sra. Heloisa Helena e tantos outros amigos seus, que se sentiram traídos, ideologicamente falando.

    Entendo a sua revolta, pois o PT é apenas um cacoete daquele que fazia oposição ferrenha, licitava greves inadequadas e fora de propósitos e tinha no socialismo comunista, sua plataforma de governo. Mas errou a principio e perderia todas as eleições se não se infectasse com o maior partido da nação e também com os comunistas de mentirinha, que na verdade são capitalistas, extremamente consumistas, adeptos a mordomias e têm suas reuniões particulares, regadas a Lagavulin 16 Year Old ou DRC Romanée Conti 2003.

    Sei que é contra o pragmatismo neoliberal, no entanto devemos admitir que o Ex-presidente Lula, não foi um continuísmo do governo anterior e sim um pós neoliberal (Optou por um tipo de pós-neoliberalismo que não entrou em confronto com o capital, mas antes de tudo estabeleceu alianças com esse capital na perspectiva da retomada do crescimento econômico), pois teve que assumir uma postura própria, para colocar em pratica tudo que tinha em mente e assumiu o pragmatismo, mas com uma visão que considerava as coisas sobre um ponto de vista prático e realizável. Para mim, um marco na História mundial, um Ícone em se tratando de simplicidade e bondade. Não defendo o partido e sim o Homem Luis Inácio que foi e será, tenho fé nisso, dotado de muita coragem e liderança, para mostrar mais uma vez ao mundo que o Brasil é o Colosso do Planeta e a moderna Arca de Noé.

    Caio, existem poucas personalidades que me impressionam na História Mundial, devido a minha imparcialidade e também a minha severa critica e postura extremamente exigente, mas eu admito que fiquei impressionado com esses oito anos do governo Lula, mesmo com inúmeras composições, com várias irregularidades e com muitos despropósitos, ele mostrou que é um líder nato, um ser abençoado que enxerga tudo e reconhece todos. Para mim um fenômeno, um UNO FACTUM, para ser seguido, por novas gerações de mandatários que venham no futuro.

    Fiquei feliz e não me decepcionei. Em nenhum momento consegui ser critico dum Presidente que ama e respeita seu povo, mesmo com o escândalo do mensalão!

    Vão os dedos e ficam os anéis, mas agora pergunto, será que foram colocados na mão certa, ou era a única forma de garantir os vinte anos de governo, colocando uma caricatura Ziraldiana da Margaret Tatcher , para fazer uma homenagem a Mulher, que nos últimos anos passou a interagir na política como se fossem velhas companheiras?

    • Caio Hostilio disse:

      Sabe… É difícil encontrar no meio político, ou seja, politiqueiro de hoje, um nome que poderia substituir Lula… Serra? Não dá nem pra imaginar esse camarada governando o país… Caso fosse o Aécio… Poderia se pensar… Sobrou quem? Tinha que ser ela, a Dilma… Não se tinha opção… Aqui no Maranhão se fala em oligarquia,,, Mas que oligarquia? Existem oligarquias estanques? Conheço apenas a do Maranhão… A última vez que ficou fora, eu pude viver esse período… Foram sete anos de governo José Reinaldo e Jackson Lago, onde todos esses que se dizem inovadores e que tem a solução para tudo participaram ativamente desses governos… O PCdoB apoiou, através do sindicado dos professores, do qual preside, a Lei do Cão…. Por outro lado, a oposição já governa as principais cidades desse Estado há mais de 20 anos, principalmente a capital… Você sabe me dizer se alguma dessas cidades é modelo de gestão pública? Já mostrou alguma solução para os problemas economicos, sociais e politicos para esse Estado? Eu já moro aqui há 15 anos e nunca vi… Você já viu? Meu amigo, essa é a política utilizada hoje…. TUDO PELO PODER, COMO VOCÊ BEM CITA COM MUITA PROPRIEDADE EM SEU TEXTO… É O COMUNISTA PRAGMÁTICO, QUE ADORA O CAPITAL E POR ELE FAZ DE TUDO… ADORA O QUE ELE PROPOCIONA… é o fim!!!

  3. Moutinho disse:

    Meu Nobre amigo Caio,

    Consegui fazer a leitura de seu coração por suas palavras, até de certa forma com muita revolta, mas sempre fiéis a sua razão. Sei que é difícil se posicionar num lado, sei que é mais difícil ainda, quando não se tem o respaldo da maioria dos leitores, que acham mais simples rotular a entender!

    Não quero “meter o bedelho” num Estado que não me diz respeito, porém em relação a estudos nacionais e internacionais que tive acesso, chego à seguinte conclusão:
    – Entendo que fica fácil, mas muito fácil mesmo ter 50% dos eleitores analfabetos e mais um tanto semi-alfabetizados nas mãos. Pois não entendendo do que se trata, não lendo editais, jornais, revistas, artigos, não compreendendo política, em suma, não sabendo ler, o sentido ótico fica sendo o principal atributo pra uma eleição direcionada e de certa forma adquirida.

    Em todas as sociedades organizadas e em todas as épocas, houve sempre o domínio das minorias. O fato exprime-se, na sociologia de “Michels”, por uma lei – “a lei de bronze da oligarquia”. É fora de dúvida que os cidadãos, mesmo em uma democracia altamente envolvida, não poderiam governar diretamente. A posição das pessoas politizadas, com o exercício de todos os direitos políticos, com referência ao governo, assemelha-se, na imagem de um constitucionalista moderno, aos acionistas de uma sociedade anônima, proprietários da empresa, mas incapazes de geri-la por si mesmos. A minoria dirigente – a elite – nunca é verdadeiramente fiel à maioria que ela representa. Seu papel é de exprimir e representar as forças que atuam na sociedade, racionalizando-as e assinalando-lhes a direção, definindo-lhes os fins políticos – a ideologia, a fórmula política, ou o mito. Seu conteúdo, substancialmente, é dependente da sociedade que representa, perecendo quando dela se desvia.

    “O problema está nas consequências práticas de um liberalismo tomado de assalto pela oligarquia financeira para promoção dos seus interesses.
    A liberdade econômica só funciona bem quando os parceiros são de força semelhante. Quando não, é a liberdade de concorrência entre o lobo e o cordeiro: o lobo acaba sempre por comer o cordeiro. Não está mal quando se é lobo, embora ponha o problema de saber o que é que os lobos comeriam se não houvesse cordeiros…”

    Em tempos mais recentes, e nos anos que levamos de democracia, passamos de um período (curto) em que o debate de idéias e a pluralidade de opiniões prometiam consolidar o regime democrático, para o triunfo da tecnocracia (e do ethos individualista) que empurrou a nossa juventude para o crescente desinteresse pela esfera política. Com isso, o discurso do “fim das ideologias” tornou-se em si mesmo uma ideologia que corroeu e esvaziou as instituições. Porém, passada a fase de euforia consumista, entramos num período de “individualismo negativo”, alimentado de fragilidades, de ressentimentos recalcados, de medos e de resignação perante um destino sem esperança. A atual geração sente-se perdida e sem futuro. Está cada vez mais “à rasca” e indignada. E se hoje é contra “a política” (ou “os políticos”), amanhã pode vir a ser contra a democracia, caso as estruturas partidárias persistam na mesma senda.

    Entendo também que a política Maranhense, de um modo geral, não trouxe um modelo de gestão ideal e nem fez o Estado subir no ranking nacional.
    Pelo menos estão se esforçando para aprimorar a gestão publica no Estado, como você bem sabe = “Mudança de cultura nas organizações públicas, em busca da melhoria contínua nos seus processos internos e principalmente no alcance de resultados para o cidadão com atendimento de excelência, pautado no acesso e transparência das informações do serviço público”.

    E quando se espera um resultado positivo e passa a ser uma questão de honra, precisa ter um pouco de bairrismo, de auto-estima. Faz-se como na Alemanha e Japão do pós-guerra, deixam de lado situação e oposição e passam a ter um consenso, uma ajuda mutua, com supervisão, coordenação e critica, mas com cooperativismo. Dessa forma passaram de rejeitados e descontentes a colaboradores e remissivos, tornando-se auto-suficientes.
    “Num mundo de compartimentos estanques, em que cada um só ouve as suas próprias idéias, tudo o que sirva para derrubar barreiras é útil.”

    Mas creio que, com essa importação de indústrias e profissionais que está acontecendo no País, o Maranhão terá a oportunidade de conhecer os mais belos louros da União em se tratando de riquezas, pois um Estado tão lindo, também tem que ser muito rico.

    – Salve a “Jamaica brasileira”!
    – Salve a UDN que era a oposição e queria um Maranhão Novo!

    Perdoe-me por escrever coisas que não me diz respeito. Respeito todos os irmãos Maranhenses, e principalmente aqueles que torcem pelo Fluminense, não é Caio?

    – Só uma pergunta: Porque o Estado do Amapá?

    • Caio Hostilio disse:

      Primeiramente, Fluzão até morrer… Amapá… Acho que entra aí a inteligência política… A arte de fazer política!!! Quanto ao resto, acho que seus argumentos são plausíveis, porém não coadunam muito com as politiquices que vejo no Maranhão….

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos