Cuidado!!! Você pode está tomando cápsula de farinha…

Publicado em   15/jan/2012
por  Caio Hostilio

Os 10 mandamentos da prevenção contra medicamentos falsificados

1) Só tome medicamentos por receita de seu médico. Nada de seguir conselhos de vizinhos, de pessoas da família ou de balconistas de farmácia ou drogaria. Você pode ter surpresas com doses erradas, efeitos imprevistos ou até agravar uma doença por tomar um medicamento errado e sem efeito.

2) Nunca compre medicamentos em feiras e camelôs. Compre em farmácias e drogarias, de preferência aquelas que você já conhece. A consulta à situação cadastral da farmácia no site da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br/servicos/consulta_farmacias.htm) não significa uma garantia contra os golpes, mas é uma boa dica.

3) Atenção com promoções e liquidações: preços muitos baixos podem indicar que o produto tem origem duvidosa, nenhuma garantia de qualidade ou até mesmo pode ser roubado.
4) Exija sempre a nota fiscal da farmácia ou drogaria. Nela deve constar, além do nome do medicamento, o número do lote.

5) Guarde com você a nota fiscal, a embalagem e a cartela ou frasco do medicamento. Eles são seu comprovante, em caso de irregularidade, para você poder dar queixa.

6) Não compre remédios com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que se soltam facilmente ou estejam apagados e borrados.

7) Na hora da compra, verifique sempre:

– Se consta a data de validade do produto;

– Se o nome do produto está bem impresso e pode ser lido facilmente;

– Se não há rasgos, rasuras ou alguma informação que tenha sido apagada ou raspada;

– Se consta o nome do farmacêutico responsável pela fabricação e o número de sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia. (Lembre-se que o registro do farmacêutico responsável deve ser do mesmo estado em que a fábrica do medicamento está instalada);

– Se consta o número do registro do medicamento no Ministério da Saúde.

– Se o número do lote impresso na parte de fora da caixa é igual ao que vem impresso no frasco ou na cartela interna.

8) Caso vá aplicar uma injeção na própria farmácia ou drogaria, compre primeiro a medicação e verifique tudo o que foi dito no sétimo mandamento. Só depois disso peça para fazer sua aplicação, que deve ser supervisionada pelo farmacêutico.

9) Se você costuma usar um medicamento e já o conhece bem, ao comprar uma nova caixa não deixe de verificar se a embalagem que você está acostumado a ver mudou de cor, de formato ou se o tamanho das letras no nome do produto foi alterado. Olhe também se o sabor, a cor ou a forma mudou.

10) Se o medicamento que sempre foi eficaz deixar de fazer efeito de repente ou se a pessoa que está usando o remédio piorar, recorra ao médico. Ele vai corrigir o tratamento da doença e pode mandar o medicamento suspeito para ser testado pela Vigilância Sanitária.

  Publicado em: Governo

6 comentários para Cuidado!!! Você pode está tomando cápsula de farinha…

  1. RENÊ SOUSA FREIRE disse:

    OLHA SÓ ESSA NOTÍCIA SOBRE ESSA FAMILIA, QUE SÃO EXEMPLOS DE CORRUPÇÃO E AINDA KEREM CASSAR O PREFEITO, NÃO TEM PARELHA MESMO, AINDA MAIS BLOGUEIROS CABIDES DA AL…
    Enquanto falta água em São Luís (MA), sobra querosene no jato da família de José Sarney (PMDB-AP). Seu clã, que domina a administração pública estadual direta ou indiretamente há quatro décadas, não descarta comprar um avião maior. Em fevereiro de 2009, Sarney encomendou um modelo Hawker 900, direto da fábrica, por uns US$ 15 milhões. Pagou a primeira parcela, mas recuou assim que assumiu a presidência do Congresso Nacional, para não prejudicar sua imagem. Por ora, ele e a governadora do Maranhão, a filha Roseana, para agendas particulares voam no seu Hawker 800, de US$ 8 milhões. Tanto pelo Brasil quanto para o exterior. (Coluna Esplanada, por Leandro Mazzini)

    • Caio Hostilio disse:

      Cara… Tu é ruim pra cassete!!! Silvia Teresa pede pro Caostelo melhorar o dinheiro e assim puder arrumar uma caras melhores para comentar… Esses que arrumaram são ruins demais!!!

  2. RENÊ SOUSA FREIRE disse:

    Quando assumiu o governo do Maranhão logo após o golpe judicial que cassou Jackson Lago em abril de 2009, Roseana Sarney decretou estado de emergência no Estado. Beneficiou principalmente a Caema, aonde seu cunhado Ricardo Murad, secretário de Saúde, anunciou que em 90 dias todo o problema de água em São Luís estaria solucionado. E foram feitas várias obras por conta da emergência. Agora, diante da promessa não cumprida e com a adutora do Italuís vazando por todos os lados, novamente Roseana decreta emergência dizendo que vai resolver o mesmo problema. A novidade é que estão prometendo que vão trocar a tubulação do Italuís em 15 meses. E o que foi feito com os milhões de reais destinados para isso em 2009? O dinheiro caiu pelo ralo? Se no Maranhão tivesse Ministério Público seria o caso de uma minuciosa investigação por parte dos promotores. Mas sabe como é, a dominação é quase total.

    • Caio Hostilio disse:

      Irmãozinho, para criar factóides procura ao menos um embasamento melhor, visto que esse teu é igual a caldo de chuchu, ou seja, não ofende nem mulher gravida…

  3. Sandro Lúcio Neves disse:

    Há algum tempo os geógrafos vem alertando para as perfurações de poços na Ilha de São Luís. São centenas de poços artesianos em condomínios, mansões, clubes e conjuntos habitacionais. Com isso, afirmam os geógrafos, o lençol freático está sendo saturado e vai chegar um momento em que pode se esgotar. Sem levar isso em consideração, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, anunciou a perfuração de 60 poços para amenizar o problema da falta d’água na capital maranhense. E os técnicos da Caema que sabem da saturação do lençol freático não alertaram o neófito para o problema que vai causar. Em qualquer das hipóteses quem sairá perdendo é a Ilha. É o que dá governo de péssima qualidade. Os 50,08 por cento do eleitorado que decidiu pela reeleição de Roseana que não reclame. Agora aguentem firme o sofrimento.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos