Pôr em xeque é a expressão que, oriunda do jogo de xadrez, se usa para dizer que algo é ameaçado ou está em perigo, em situação difícil.
No xadrez, o xeque é o lance em que o rei, peça principal do jogo, é ameaçado; se não houver possibilidade de fuga ou defesa, ou seja, se o ataque for decisivo, estará configurado o xeque-mate (que, em árabe, quer dizer “o rei está morto”), isto é, o fim do jogo. O PSB dos Tavares encontra-se nessa situação no tabuleiro… O seu rei está protegido apenas por um peão, enquanto que o adversário tem uma torre, um cavalo e a dama… Ainda conseguirá sair dessa enrascada???
Todo mundo tem seu dia da saudosa Madame Natasha do Veja Agora…
Ela é minha amiga… Ontem, me ligou para lamentar a morte do Papai Noel… Eu não entendi nada… Então fui até a sua casa… Chegando lá, ela disse-me está muito intrigada com o afogamento do Obama. Digo: Osama. Fiquei mais ainda confuso…
Eu queria que a Madame jogasse um tarô. Depois de muita insistência, ela embaralhou as cartas… Ela disse: “vire a primeira carta”… Virei a primeira carta, coincidentemente o primeiro arcano: O Mago. Madame então disse: “Um fundamentalista não terá como planejar mais nada”…
A carta seguinte era a do Louco. Arrepiei com a coincidência do último dos arcanos após o primeiro, mas a madame não se comoveu e apenas perguntou:
– Como imaginam que fique o corpo de um homem-botox? O que pode haver de mais revoltante querer se passar por play e ainda andar com aquele traira?
A lógica da amiga atrapalhava minha concentração e tive de me esforçar para abstrair-me na próxima carta: O Enforcado.
– Muito mais do que uma foto, motivo maior do esperto é achar que consegue enganar até vaca criada em ar condicionado… “Pra qualquer religioso mais importa o tratamento do morto do que motivo da morte.” Êpa!!! O que Madame quis dizer com isso?
Novamente divaguei lembrando o Ítalo Calvino, imaginando a armadura do Cavaleiro Inexistente sendo corroída pela maresia. Ainda assim virei outra carta: O Hierofante.
– Acaso Maomé foi lançado ao mar? Eu respondi que não… Alguma mulher já foi lançada ao mar? Eu disse: Acho que sim… Madame, então, respondeu… Essa não chega nem na praia…
Alheio, descartei Os Amantes. No lugar da figura a amiga deve ter enxergado os países baixos… Madame disse: “Vão continuar baixos”…
Daí pra frente era só virar a carta para a amiga ir recitando significados e com isso me deixando tão zonzo que me confundi e achei haver uma réplica do O Louco naquele baralho. Mas foi no seu comentário que percebi ser a figura do jogador que estava movendo a rainha pra dar o xeque-mate.
Enfarado, apontei num olhar e virei a próxima carta: A Sacerdotisa. Da estante veio a amiga folheando o atlas até encontrar a página:
– Aqui! – e meteu o dedo sobre a parte nova de São Luís. – E deste lado – fez o mesmo com o indicador da mão esquerda em cima da parte antiga de São Luís. Olhando por baixo de meus olhos, com cara de gato persa: – E o que é que tem no meio?
Murmurei a resposta virando o arcano Sem Nome, O Rio Anil.
Ela respondeu: “Não sua besta”… Soletrou – “Eles pensam que a parte do São Francisco está com os fundamentalistas e a antiga com os surdos”… Eu questionei: Madame que são os fundamentalistas e os surdos? Novamente, madame me chamou de burro e disse: “Poxa!!! Coisa fácil é você não consegue entender nada?” Olha só… Os fundamentalistas são aqueles que pensam que ganham os estudados e esses estudados ganham os não estudados, só no blábláblá, como se eles fossem professores de Deus, mas também compram votos… Os surdos são aqueles que não escutam direito e buscam os eleitores que gostam de asfalto, caixão de defunto, dentadura…
Depois de virar muita carta, entrei de sola e fui logo ao que interessa… Madame, que leva essa Roda da Fortuna, ou seja, a Prefeitura de São Luís?
Madame foi direta: “Pois é. No giro da Roda da Fortuna… Vejo apenas o Diabo.
Horrorizado, perguntei: Madame aí no baralho de tarô não uma carta de esperança? Ela respondeu: “A Estrela é a esperança”…
Mas sair dali pensando no tabuleiro do Xadrez… Dei uma olhada nas últimas mexidas… Aquelas especulativas e de cogitações, onde quis enxergar alguma saída para o último lance e não vi nada…
Publicado em: Governo
Caio vc não vai postar nada sobre a desistencia de Max Barros e a primeira derrota de Roseana. Pois todos sabem que ela não tem prestigio ou a sua família na Ilha Rebelde. larga de falar de Madame Natasha, pois vc se escondia no pseudomio dessa mulher a noite, quanta asneira, quanto vale um post seu….rs. Como dizia Ricardo Murad e alguns, Que conheciam um hombre Hostiloso, que sabia guardar e engolir cobras…rs.
Mario, nós eramos uma dupla inclível… Lembra? Você engolia espadas e escondia bonecas como ninguém… Poxa!!! Até hoje eu não sei como você conseguiu esconder o bonecão daquele negão!!! Olha… Bons tempos aqueles!!! Tu eras o cara… Ah!!! Zé Fogareu chegou até te enfiar golea abaixo uma espada em chamas… tu lembras? Mario Viana… A tua mulher nem imaginava o que tu fazias… Um dia Madama Nadame Natasha colocou um tarô e descobriu umas coisas estranhas contigo e teus filhos… Ela falou em DNA… Mário, eu não entendi nada… Aí ela disse: Enquanto Mário está Maria, estão germinando em sua casa… Olha custou para eu entender… Só depois de ver as figuras é que descobrir!!!
POSTA ISSO, POIS INTERESSA AO POVO E NÃO ESSA MADAME NATHASHA.
Uma Lei de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) acaba de ser sancionada pelo prefeito João Castelo (PSDB). E deve ser posta em prática nas próximas semanas pelo secretário de Transporte, Clodomir Paz.
Pelo projeto de Rodrigues, as crianças entre zero e 7 anos, usuárias de transporte coletivo, receberão um cartão eletrônico, para passar normalmente na catraca dos ônibus.
– A lei dará cidadania ás crianças, que não precisarão mais passar pelo constangimento de passar por baixo ou pular as roletas, tendo que se sujar no “chão” do coletivo; e muitas vezes diante da má vontade dos cobradores – justificou o parlamentar.
Ivado Rodrigues: projeto de cidadania
De acordo com o vereador, as crianças serão cadastradas nas escolas, atendendo aos critérios estabelecidos, e a SMTT se encarregará de produzir os cartões.
– As crianças que já têm acesso gratuito garantido, como as de baixa mobilidade, manterão o mesmo benefício – explica o vereador.
Segundo ele, a proposta é garantir cidadania e evitar constrnagimentos aos menores que necessitam de usu diário do transporte coletivo em São Luís.
A nova lei já está em vigor em São Luís…
Realmente, a Lei de Ivaldo é excelente e merece todo os parabéns do blog… Fica aqui o registro… Só não está postado como matéria porque não recebo noticias da Câmara de Vereadores.
O PT sempre teve o apoio do Lula e o que essa “galinha morta” ganhou em SLZ??? Vcs estão iludidos demais ou pensam que somos tolos, se acham que ele tem chances de ganhar a eleição à prefeitura, pois além de ser candidato da Rosengana, o eleitorado de Slz é mais esclarecido do que o interior do MA e não irão eleger esse “faz de conta” só por causa do apoio de Dilma+Lula. Esse “zé ninguém” nem tem o apoio total do próprio partido, kkkk. O Flavio Dino ainda tem cacife pra se eleger mesmo sem o apoio do Gov Federal. Quer fazer uma pesquisa? Esse “candidato marionete” no máximo ganha 20%. Conte-me outra. Não se esqueçam que a ilha é rebelde…
Rebelde? Também acho… Como ficou rebelde com o roubo que os “camaradas” fizeram no Ministério do Esporte… Olha, o país todo está rebelde…
NOS ÚLTIMOS ANOS, O QUE HÁ DE MAIS NOVO NA POLÍTICA DO MARANHÃO, COM CAPACIDADE REAL DE MUDAR OS RUMOS DESTE ESTADO RICO DE UM POVO POBRE, AGREGADOR, INTELECTUALMENTE PREPARADO, CHAMA-SE FLÁVIO DINO. UM NOME CAPAZ DE MOBILIZAR DESDE AS QUEBRADEIRAS DE COCO-BABAÇU ATÉ PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS.
É ISSO QUE INCOMODA TANTO A GANG DA OLIGARQUIA.
NA ÚLTIMA CAMPANHA, GANHA COM A DESCARADA COMPRA DE PREFEITOS E DE VOTOS, VI PESSOALMENTE FLÁVIO DINO SER RECEBIDO POR GRANDES E PEQUENAS LIDERANÇAS NO INTERIOR DO ESTADO, RESPEITANDO E CUMPRIMENTANDO A TODOS COM IGUAL DEFERÊNCIA, SEMPRE SOLÍCITO A UMA PALAVRA AMIGA. EU O VI SE EMOCIONAR VÁRIAS VEZES. PERGUNTADO SE PODERIA DESISTIR, RESPONDEU: “QUEM CONHECE A REALIDADE DAS CONDIÇÕES DE VIDA DO NOSSO POVO NÃO PODE DESISTIR”.
ALGUNS O TACHAM PEJORATIVAMENTE DE MESSIÂNICO; OUTROS, DE ARROGANTE. A GRANDE MAIORIA DO POVO COMEÇA A DESCOBRIR QUE ELE SE DEU UMA MISSÃO: TIRAR MILHÕES DE PESSOAS DA POBREZA E DO JUGO CRUEL DE UMA OLIGARQUIA CORRUPTA, MENTIROSA E DESUMANA.
FORÇA, FLÁVIO DINO, NÓS, A MAIORIA HONESTA E TRABALHADORA DO POVO MARANHENSE, COMEÇA A VER VOCÊ COMO A ÚNICA SAÍDA DESSE TÚNEL DE CORRUPÇÃO QUE É ATUALMENTE O MARANHÃO.
Para acabar com o teu discurso de miquinho amestrado… O que te levou a acreditar nisso? O que ele já administrou? Qual foi sua progressão profissional na carreira juridica… chegou a presidir algum Tribunal, mesmo um estadual… chegou a ser ministro… chegou como advogado a ser defender um causa que o levasse a se igualar ao ajudante do ajudante do Sobral Pinto? Na Polícia, teve apenas um mandato comprado de deputado federal por seu padrinho Zé Reinaldo Carneiro e duas derrotas para o Executivo… Corrupção??? Cara, não fala disso… Olha Tuntum ai… olha o Ministério do Esporte aí… Olha as falcatruas via Caxias… Via Matões… Fica quieto!!!
Flávio Dino tem tudo para ser prefeito, por mim, ele será. Acho que não tem porque ter medo do vice-governador, até porque a administração do estado está em decadência total.
A título de exemplo: o programa “Saúde é Vida”, ” MA profissional”, “Aumento na Taxa de água”, fechamento do hospital do servidor (agora o servidor tem que pagar a “FEPA”) para assim ser atendido), sistema ITALUÍS, “praias poluídas pelas falta de tratamento de esgoto”…
Se eu for elencar são motivos de sobra que apontam o pior governo de todos os tempos, só tenho a lamentar mesmo!
Meu amiguinho, Você vai ficar louco…. Ainda nem começou nada e você está nesse desespero todo, criando factóides louco… Calma… Flávio… Ele é… não é… não sabe… nem isso ainda decidiu!!!