Corrupção: Os dois lados da moeda… Os espertos e os burrinhos!!!

Publicado em   07/jan/2012
por  Caio Hostilio

Há alguns anos li um texto do médico clínico e psicoterapeuta, João Augusto Figueiró, cujo assunto era corrupção. Uma das coisas que me chamou a atenção foi o especialista ter afirmado que um bebê tem uma capacidade limitada, mas que à medida que evoluímos e amadurecemos, essa capacidade se desenvolve. “A partir de 18 meses, já é possível verificar grandes diferenças entre pessoas, como por exemplo, a empatia. Alguns possuem grande capacidade de empatia e outros não a desenvolvem adequadamente.”

Fiquei impressionado, pois a corrupção é inerente ao DNA dos seres humanos… Em uns se apresenta com maior intensidade, em outros aparece, mas com DNA defeituoso e em outros com DNA fraco… 

Partindo desse pressuposto, observei dois assuntos explorados pela mídia que me chamaram a atenção e me fizeram ver que o fantástico Dr. João Figueiró tem razão.

O primeiro foi o prefeito João Castelo ter dito que iria processar o deputado estadual Roberto Costa, por ter anunciado as movimentações bancárias irregulares feitas com os R$ 73,5 milhões provenientes de um convenio público. Como eu não sou especialista, vale questionar: qual seria a análise do Dr. João Figueiró sobre esse fato? Em minha opinião, isso dentro do senso comum, já que não tenho conhecimento científico para chegar a uma conclusão científica, é de que o prefeito João Castelo se enquadra no estilo esperto… Ele jogou para o público que o deputado Roberto Costa é um irresponsável e responderá por isso na Justiça… Não sei se estou certo!!!

O segundo está no blog do jornalista Décio Sá… A agiotagem praticada entre Weverton Rocha e Pacovan. Rsrsrsrs…. Dr. João Figueiró!!! Meu Deus!!! Corrupção oficializadaem cartório… Sóresta uma pergunta: Quem é mais burro, o agiota ou agiotado? Eis a questão!!! Acho que o DNA dos dois é defeituoso!!!

Por outro lado, o DNA dos brasileiros ainda veio com uma pequena falha, coisa que o Dr. João Figueiró não se atentou, o de manter a chama viva da corrupção, o seu principal combustível, a IMPUNIDADE!!!

Por tudo isso e mais outras é que a sociedade brasileira necessita tanto de uma “Opinião Pública” forte, consciente, esclarecida e atuante. Forte que seja capaz de enfrentar os descalabros políticos e administrativos, bem como, as inúmeras ameaças psicológicas, físicas e econômicas que nos afligem os maus governantes, os comerciantes inescrupulosos, as autoridades incompetentes, desonestas e arbitrárias, além da bandidagem que nos atormenta no dia-a-dia, tornando a nossa vivência mais angustiante, sofrida e curta neste “vale de lágrimas”(mais lágrimas que Vale). Precisamos, urgentemente, de uma opinião pública atuante, capaz de arregimentar-se no momento preciso, com a rapidez proporcional às ameaças sentidas e pressentidas. Ameaças estas que nos vem por todos os lados, dos pilantras mais endinheirados aos assaltantes “pés-de-chinelo” que furtam pirulitos de criancinhas; passando pelos milhões de moykanos que agridem com paus e pedras o que vêem pela frente, sem falarmos dos inúmeros outros  tipos de agressões que nos amedrontam diariamente.

Uma autêntica “Opinião Pública” tem as suas bases no amadurecimento político, na conscientização de cada cidadão, através da Cultura adquirida pela prática  do Conhecimento construtivo e pela leitura útil e positiva. E quem quer saber disto hoje?

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos