Nitícias

Publicado em   30/nov/2011
por  Caio Hostilio

Militantes pedem apoio de Sarney para Construção de Centro de memória e referência da Cultura Negra

O presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira de Araújo, o diretor de Patrimônio Afro-brasileiro, Alexandre Reis, e assessora Vera Gomes pediram apoio ao presidente José Sarney para a construção do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, em área cedida pelo Governo do Distrito Federal, na Asa Norte.

“Já temos cerca de um milhão no orçamento e algumas emendas parlamentares, mas o importante é que temos o apoio do Governo Federal, do Ministério da Cultura e agora buscamos do presidente José Sarney, que sempre foi um entusiasta da causa negra”, Eloi Ferreira. Também fez questão de lembrar que, além da criação da Fundação Palmares, o presidente do Senado teve grande papel na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. “Temos certeza que mais uma vez poderemos contar com apoio de senador Sarney, que sempre esteve presente nas nossas conquistas”, enfatizou.

Eloi Araújo destacou que a construção do centro é aspiração que vem desde a criação da Fundação Palmares, durante o mandato na Presidência da República de José Sarney. Em 1998, o Governo do Distrito Federal cedeu área na Asa Norte para a construção do Centro. Uma série de entraves burocráticos, no entanto, paralisou o projeto. Agora, com todas as licenças necessárias garantidas, a Fundação pretende iniciar as obras do Centro no segundo semestre de 2012. Trabalha, então, para conseguir os recursos necessários.

O Centro, que ficará localizado na margem do Lago Paranoá, na Asa Norte, contará com auditores, bibliotecas e toda a estrutura necessária pra abrigar a memória da cultura afro e seus descendentes no Brasil. “Este será o primeiro equipamento do Estado Brasileiro a guardar a memória africana no País”, celebra o presidente da Palmares.

Entrega de Título a vice-governador é adiada

Prevista para acontecer nesta quarta-feira (1º), a entrega do Título de Cidadão Maranhense pela Assembleia Legislativa ao vice-governador Washington Luiz Oliveira foi adiada. O pedido de adiamento foi feito pelo homenageado ao autor da proposta, deputado Alexandre Almeida. “Mesmo estando muito feliz, solicitei ao deputado Alexandre Almeida que a solenidade fosse adiada para um momento mais oportuno. Terei grande prazer em receber esta preciosa honraria”, declarou Washington Luiz. O vice-governador agradeceu a homenagem. “É uma enorme satisfação. Para mim, é uma honra receber o título, uma vez que há muito me considero cidadão deste estado, onde constitui família, fiz grandes amigos e conheci valorosos companheiros”.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos