A marca preponderante em boa parte dos grupos e movimentos populares é a da luta pela democracia. Mas o que é democracia nessas situações? É hora de se avaliar se estamos – nesses grupos – pedindo democracia ou pedindo a nossa vez de sermos autocráticos. A confusão entre democracia e “que eu tenha a vez de falar ou decidir” é grande
Oras, se a democracia acontece a partir de um conjunto de regras previamente estabelecidas, porque elas são mudadas de acordo com as conveniências?
As pessoas precisam se questionar: “Eu sei lidar com as diferenças?
Na verdade, as pessoas não são democráticas. Elas são ou excessivamente submissas ou são autoritárias, impositivas, têm dificuldade em lidar com o cotidiano e não suportam a crítica.
E é aí que a democracia acaba perdendo espaço para balburdia generaliza.
Vejamos:
O Prefeito João Castelo simplesmente deu sumiço em R$ 73,5 milhões de um convênio assinado com o governo do Estado. Segundo o deputado Roberto Costa, esse valor não faz parte das prestações de contas para Prefeitura de São Luís, referentes aos anos de 2009 (ano da assinatura do convênio) e nem tampouco de 2010, encaminhadas ao TCE. Sabe-se que esse dinheiro foi rastreado e não consta em nenhuma conta da Prefeitura em Bancos oficiais.
Aí já estão caracterizados vários crimes… O primeiro é de que o prefeito retirou o dinheiro da conta (Banco Oficial) exclusivamente para o convênio – não interessa que esteja sob uma decisão judicial. Mesmo estando em esperando decisão judicial, os recursos teriam que ser devolvidos ao governo do Estado e no caso de perda judicialmente os recursos seriam devolvidos à Prefeitura. Cadê as medições, a correção desse dinheiro? Se o prefeito Castelo transferiu esses recursos públicos para uma conta em um banco particular, ele burlou diversos ditames das leis que regulamentam o serviço público, com isso já não poderia está respondendo pela Prefeitura… Ficou caracterizada apropriação indébita, além de seqüestro de um recurso que tinha objetivo predeterminado. Simplesmente virou uma balburdia!!!
Como a balburdia se sobressai, O requerimento do pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o sumiço dos 73 milhões das contas da prefeitura de São Luís deveria ser lido ontem (22), na sessão da Assembléia Legislativa do Maranhão, mas não foi.
Em busca de mais rapidez e eficácia na instalação da CPI, o deputado Roberto Costa (PMDB) não deixou que a ausência da leitura passasse despercebida e cobrou um posicionamento do presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB). O presidente se comprometeu em ler o requerimento hoje (23). Será?
O comando da PM virou uma balburdia generalizada… São 18 coronéis, mas dois ditam as regras e transformaram a caserna numa espécie de desordem, sem compostura… Num presídio, onde os mais perigosos são os mandantes do pedaço… Desafiam a todos, as leis e, principalmente, o poder constituído do Executivo, Legislativo e do Judiciário. A que ponto chegou a balburdia!!!
Publicado em: Governo
Caro Professor eu que sempre me julguei inteligente descobri que sou o mais idiota dos idiotas simplesmente por não conseguir entender essas coisas. Ou pelo menos estão tentando me fazer sentir como tal.
Só porque encontraram dinheiro no cofre da Lunus,(valor muuuuuito menor que esse e lícito) cassaram a candidatura de Roseana à presidência da República que disparava na preferência nas pesquisas, e olha que depois devolveram o dinheiro por descobrirem que não tinha nada de errado. Já tinham conseguido seu intento. Agora com a oposição tudo pode. Caostelo se apodera desse dinheiro, ri da cara de todos nós e debocha do povo maranhense se achando o todo poderoso e pelo visto vai ficar o dito pelo não dito e nada de viaduto, ou qualquer outra obra e o dinheiro deve ter servido pra pagar as contas particulares do até então endividado prefeito.
Porque a federal não aprece agora como fez com a Lunus. Quem é mais poderoso mesmo Sarney ou Caostelo, a situação ou a oposição?
Dinho, a sorte de Castelo é exatamente os recursos não ser federal, caso fosse, Castelo já estaria numa roubada daquelas… CGU, TCU, PF e o Ministério Público Federal. O problema é que o recurso é Estadual… Em suas prestações de contas de 2009/2010 não constam nada sobre esse repasse. Ele alega que está sob disputa na Justiça. Ora bolas!!! Isso não justifica não constar de uma prestação de contas, visto que e verba pública e tem que está sobre a responsabilidade da Prefeitura, isso na conta destina para o convenio. O Seafem, por sua vez, não consegue saber onde foi parar o dinheiro, pois Castelo transferiu o dinheiro para uma conta de um banco particular… Isso já caracteriza em crime… Por outro lado, esse dinheiro já deve ter sido usado e sem as medições efetuadas pelo governo do Estado, ele não pode justificar nada, além de no caso do uso, ele não usou o objetivo do convenio, coisa que caracteria outro crime. Na verdade, Castelo está num caminho sem volta, pois será enquadrado em vários crimes administrativos, civel e criminal!!!
COLOCA AÍ QUE CHIKINHO ARAPONGA FICOU COM MEDO DE PEGAR AS VAIAS EM ITZ…LARGA DE CONVERSA ASSECLA DE RICARDO.
Estavam lá o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) e o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB).
A vaia que ecoou no Estádio Frei Epifânio da Abadia, em Imperatriz, durante o jogo solidário dos deputados federais aconteceu no momento em que Lobão dava o pontapé inicial.
Obviamente que Romário e Popó, dentre outras estrelas presentes ao estádio, jamais seriam ”agraciados” com apupos deste tipo.
O prefeito Sebastião Madeira, no intervalo, ainda tentou falar, mas recebeu novas vaias. Chiquinho Escórcio, que não é bobo nem nada, preferiu apenas jogar bola.
Mas as vaias não passaram despercebidas no Frei Epifânio…
Chupa ovo, tu estavas lá? Se estava sabe para quem foi as vaias, caso não estava, procure nos blogs de Imperatriz a informação que deseja. Por outro lado, isso não é assunto que me interessa.
E os convenios feito as vesperas das eleiçoes para governo em 2010, são irregulares?, vão ser investigados nessa CPI, por só agora surge essa duvida?
Veja bem, o antigo Veja Agora públicou todos os convenios espúrios de 2006, com provas e tudo mais… Por que a oposição não faz o mesmo agora? Cadê as provas? Blábláblá e senso comum não prova nada, nadica de nada… O certo é que essa estratégia tem outra finalidade….
Quinta feira se aproxima, o teatro de batalha está se desenhado. De um lado a PM do outro o Governo de Roseana Sarney. Táticas e estratégias estão sendo traçadas pelos dois lados, o ideal nesse momento é o diálogo, mas já evoluímos para a guerra de declarações, nos blogs PM’s mostram determinação e coragem, o governo responde com ameaças, com mais ou menos intensidade dependendo do bocarrota de plantão. A oligarquia saiu na frente usando o princípio da fuga ante a força: “Se usarmos a força contra um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido da reação, a fim de neutralizar a força”, ou seja, diante da força, resta-nos a fuga para evitar que a força continue, mas o histórico do grupo Sarney não permite um bom prognóstico, e a força deve continuar contra os rebeldes por bastante tempo, não sei se isso vai dar certo, depende da coragem dos PM’s, é a primeira fase da batalha. Quanto às armas? Ah! O governo tem a seu lado o Estado, o império das leis e a força, pode contar com a Forçar Nacional e as Forças Armadas (uma das ameaças) além de um poderoso e subserviente sistema de mídia local. Resta aos rebelados conquistar a mídia nacional (será seu maior trunfo), o apoio popular e da AL, mas isso não será tarefa fácil. Segundo pesquisa do IPEA em 2010, apenas 5,6% da população do Nordeste confiam na PM, já as forças armadas, segundo estudo da ICJBRASIL-FGV, gozam de 63% de confiança, porém perdem para o Corpo de Bombeiros (86%), por isso eles devem assumir a linha de frente desse movimento. Se no Rio, aquele movimento fosse exclusivo da PM, como foi dos BM’s o resultado seria diferente. Na AL não terá limonada, dos 42 deputados, 27 são capachos de Sarney e não ousam ficar contra a fanfarrona. Está posto o desafio aos rebelados. Terão que articular apoio na sociedade, explorando principalmente a baixa popularidade da oligarquia na Capital e em Imperatriz, concatenando ações populares com o noticiário nacional, terão que tentar desestabilizar o governo, isso traria apoio dos partidos de oposição e de todos os que não suportam o clã Sarney. Não sou a favor de greve na PM, mas, se isso ajudar a derrotar a oligarquia… O desproporcional poderio do governo não será certeza de vitória, vai ganhar quem conquistar o apoio popular e da mídia nacional, nesse terreno os BM’s levam vantagens. Caso a greve se concretize, a PM afrontará a maior gangue do Maranhão, o inimigo é poderoso, se não souberem se articular terão que afogar as magoas em meio a grades, tragos e goladas.
Nem vou ler esse teu comentário de miquinho amestrado… Procure melhores informações, pois as tuas palavras não passam de factóides criados pelos politiqueiros canalhas…
Pq o nobre Deputado não fala nada da greve das Policias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros ???
Pq o nobre Deputado não fala nada da retaliação do Governo do Estado com o Comando da Greve ???
Pq o nobre Deputado não fala nada dos 72 elefantes brancos que Roseana insiste em chamar de Hospital ???
Pq o nobre Deputado não fala nada da construção de alguns Hospitais mediante dispensa de licitação ???
Pq o nobre Deputado não fala nada do aumento da CAEMA ???
Enfim, pq o nobre Deputado não fala nada sobre o Governo do Estado ???
Deputado tu acha mesmo que o povo de São Luís é idiota ??IGUAL AO BLOGUEIRO ASSECLA DE RICARDO…
Por que tu e teu chefe não procura argumentos mais paupáveis para debater? Vai ser franco assim lá na baixa da égua!!!
ISSO SÃO P OS BABÕES SARNEISTAS
Sarney foi governador do Maranhão, foi presidente da República, quatro vezes presidente do Senado, e o Maranhão é o Estado da Federação com a menor renda per capta. Se o caminho de um homem público é beneficiar a coletividade, é fazer com que os seus pares vivam melhor, o presidente Sarney fracassou. Fracassou porque não conseguiu fazer o Estado do Maranhão ser um Estado melhor para os maranhenses. Fracassou porque fez o nosso Estado ser o pior Estado da Federação
Não vou nem continuar… procure a pesquisa do IBGE e depois volte a debater com conhecimento.
Tenho 17 anos na Policia Militar do Maranhão,até só tenho um coldre para colocar minha arma pq comprei,nunca Recebi,uso um colete pq comprei,recebi uma farda esse ano de pessima qualidade otercido parece uma lona, O Secretario fala em aumento em 2009,mais esqueçeu que estamos no fim de 2011,A Policial Civil teve aumento,os agentes penitenciario e Delegados tamebem, somente a PM que tem que espera até 2012 por esse aumento? Trabalho em uma Cidade que do Estado só a Viatura, isso é fazer segurança publica? Tenha a santa paciencia Senhor Secretario,Senhora Governadora.
Tem mais eles estão correndo atraz de colchões para a Força Nacional. agora vá ao 8º Batalhão para ver a situação dos colhões para os Policiais Militares do Maranhão, que compromisso é esse com os PM do maranhão? é muito desrespeitos conoso. Paralização já!
É mais uma prova que teus coronéis são fracos e sem capacidade de comandar a PM, joga os 18 para cima e ver se cai ao menos meio… Nenhum foi promovido por mérito, mas sim por apadrinhados… Esse é o reflexo da PM
esse deputado Roberto Costa é vereador, ele se preocupa tanto com a prefeitura que esquece o governo que não existe. IML abandonado, Caema com aumento absurdo, prédio do Sioge abandonado, hospital do servidor abandonado, funcionários públicos endividados com o Banco do Brasil, nada disso esse deputado não vê. Cadê esse deputado? Um abraço.
Pode até está acontecendo tudo isso, mas castelo tem por obrigação dizer onde está os R$ 73,5 milhões, dinheiro que pertence ao governo do Estado.
Às vezes até tento ver algo de positivo no deputado Ricardo Murad e sua gestão à frente da secretaria de Saúde. Mas se torna difícil e até impossível diante da suas posturas e atitudes. Pois bem, vejam só a última de Ricardo. “Me dá nojo ver José Reinaldo, Vidigal, Flávio Dino, Humberto Coutinho, Marcelo Tavares, João Castelo, Rubens Pereira e tantos outros políticos se deliciarem em propagandear a miséria do Maranhão aos quatro cantos do Brasil como se fossem virgens inocentes e imaculadas sem nenhuma responsabilidade com a situação que alardeiam”.Bem, apenas para lembrar Ricardo Murad, que parece mal informado, entre 2004 e 2009, o índice de pobreza extrema no Maranhão teve redução de 47%, período que compreendeu os governos José Reinaldo Tavares e Jackson Lago. Números estes comprovados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Já nos 8 anos de governo Roseana, que antecedeu o de Zé Reinaldo e Jackson Lago, os indicadores sociais do Maranhão eram os piores entre todos os estados brasileiros. Hoje o Maranhão, comandado pela oligarquia Sarney há mais de quatro décadas, é o que tem proporcionalmente a maior quantidade de domicílios com moradores de baixa renda no Brasil. Entre as casas pesquisadas, 26,51% têm moradores com renda mensal individual de até R$ 127,50, o menor nível de rendimento considerado pelo IBGE. Para finalizar, sugiro ao leitor ver o vídeo acima em que Ricardo, até um passado recente, dizia boas verdades sobre Roseana e o grupo Sarney.
Acho que o colega deveria buscar mais informações, pois as suas estão totalmente fora de proposito e de questão… Primeiro a melhora em todo o Brasil foi em decorrência do Bolsa Família do Governo Federal. Por outro lado, essa pesquisa foi pedida para ver os bolsões de miséria no Brasil, onde a Bahia aparece com 2,7 milhões, Maranhão com 1,6 milhões, Ceará com 1,4 milhões, Pernambuco, Pará e São Paulo, também, com números bem acima de 1 milhão de pessoas. Foi constatado 17 milhões de miseráveis no Brasil e o Planalto agora tem parâmetros para implementar o programa “Brasil sem miséria”…. Quanto ao crescimento do Maranhão, a pesquisa consta o Maranhão como o 16º Estado Brasileiro com o maior PIB- nos dois últimos anos quase triplicou, coisa que levou Dilma a parabenizar a governadora Roseana. Também, o Porto do Itaqui já é o segundo do Brasil em fluxo de navios… Saia das fronteiras do Maranhão e busque saber os motivos sociológicos e antropologicos que traduzem a misérias nos demais estados, pois assim saberemos saber as diferenças… Isso era o trabalho que a Globo deveria ter feito e que ajudaria o governo federal… Rotular é fácil demais!!! Você como professor, sabe que o péssimo docente sempre rotula seus alunos de burros, quando sabe que sua capacidade didática é péssima…