Com o tema “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS no Paço do Lumiar” esta sendo realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde em Paço do Lumiar. O evento teve inicio ontem, 15, no Clube da Assembleia Legislativa, no Maiobão, e encerra hoje, 16, com a eleição de delegados para a Conferência Estadual de Saúde.
A Conferência de Saúde tem como objetivo discutir as problemáticas do Sistema Único de Sáude (SUS), e procurar soluções para que cada luminense seja beneficiado. E ainda de debater propostas sobre saúde para todos os segmentos da sociedade civil e local, para impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade e diretrizes do SUS, e discutir o controle social do sistema em Paço do Lumiar. Para o Padre Jean Marie Van Damme, o controle social do SUS é uma coisa muito nova, para isso é necessário a participação da população e dos conselheiros para fazer uma política efetiva que possam atender a todos da melhor forma igual.
Cerca de 500 pessoas entre sociedade civil e poder publico participaram do primeiro dia da Conferência. Os participantes puderam compreender melhor a gestão do SUS no território de Paço do Lumiar; Acesso e acolhimento com qualidade, um desafio para o SUS; o controle social. Depois houve divisão de grupos de trabalho para criarem propostas de melhoria para o SUS no município.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Maurie Anne Moura, durante a conferência o município vai apresentar as propostas de melhoria para o SUS, e vai ouvir a população para saber o que ela quer de saúde para Paço do Lumiar. Além disso, a Secretaria de Saúde vai apresentar o Plano Municipal de Saúde para a sociedade.
Estiveram presentes no primeiro dia do evento, o Conselheiro Municipal de Saúde, Rubens Pessoa; o Conselheiro Estadual de Saúde, André Castro; o Chefe de Gabinete da Prefeita Bia Venâncio, Thiago Aroso, e convidados. Neste segundo dia de Conferência Municipal de Saúde, serão apresentadas as propostas de melhorias para o SUS através dos grupos e trabalho, e vai ser feita a eleição de delegados para a Conferência Estadual. O evento encerra às 16h, com atividades culturais.
Publicado em: Governo
tarde. muito tarde. mas nunca é tarde para envolver a população lumiense objetivando minimizar os desvios dos recursos do sus que no paço quase ou muito pouco serve aqueles a quem deveria. resta saber se vão mandar prender os membros do conselho municipal de saude do paço, que sempre legitimaram a gastança desses recursos.
Que se resolva os problemas…
We’ve arvried at the end of the line and I have what I need!
Which came first, the problem or the soultoin? Luckily it doesn’t matter.