O povo brasileiro já sabe votar democraticamente?

Publicado em   29/ago/2011
por  Caio Hostilio

Ano que vem 2012, milhões de brasileiros irão depositar na urna, além do seu voto, esperança de serão escolhidos aqueles que realmente lutarão pelo bem-estar da coletividade, isso independente de cor partidária. O povo não quer saber mais de ideologias utópicas, mas sim de uma pessoa que trabalhe e seja cumpridora de suas promessas. Acabou esse negócio de direita, centro, esquerda e os escambau… Agora é a pragmática, não dá mais para esperar revoluções que não aconteceram e nunca acontecerá, essa é a verdade.

O regime que vigora no Brasil é o democrático, porém com o voto obrigatório. Atualmente a quantidade de informação e a rapidez com que ela chega às pessoas possibilitam que os eleitores conheçam melhor seus candidatos e escolham de acordo com suas convicções. Contudo, vale ressaltar que com essa obrigatoriedade em votar, facilita a ilicitudes, pois no Brasil – país do jeitinho – políticos usam dos eleitores desenformados para comprar votos, isso através daqueles que se dizem lideranças de bairros. O certo é que a maioria da população brasileira não está preparada e nem tampouco tem maturidade para votar.

Em um longo processo de amadurecimento político, o pleito de 1989 foi a primeira eleição presidencial direta desde 1960, onde o eleito foi Fernando Collor de Melo. A democracia é um regime de governo na qual o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo. É um regime que se opõe às formas de ditadura e totalitarismo, onde o poder reside em uma elite auto-eleita.

No passado muitos grupos foram excluídos do direito de voto, em vários níveis. No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 65 anos, e opcional para cidadãos de 16, 17 ou acima de 65 anos. É preciso mudar isso, pois assim veríamos muitos políticos numa situação muito ruim, pois assim como os eleitores, não tem preparo algum para se eleger com o poder de persuasão e não o financeiro…

Em um exercício democrático recente, se comparado a outros países, o eleitorado brasileiro tem crescido sistematicamente e o comparecimento eleitoral também. Porém, as péssimas gestões, os descasos com a coisa pública, a hipocrisia politiqueiras, o jogo sujo pelo poder e não pelas ações em prol da coletividade, começa a despertar no eleitor brasileiro saber dividir o joio do trigo, ou seja, saber quem realmente é demagogo, aquele que passa o óleo de peroba na cara para pintar de ético e moralista, quando não passa de um canalha. As coisas começam a mudar!!!

Portanto, que os politiqueiros comecem a mudar suas estratégias, haja vista que o eleitor vem amadurecendo a cada dia e já conhece a forma de governar dos mais diversos partidos políticos no Brasil… O povo não cai tão fácil em histórias mirabolantes e preciso ganhar no poder de persuasão… Quem tem o que mostrar levará uma grande vantagem, mas aqueles que prometeram e não cumpriram estão na mira do eleitor…

  Publicado em: Governo

8 comentários para O povo brasileiro já sabe votar democraticamente?

  1. Chamomile disse:

    Keep on writing and chguigng away!

  2. Solyn disse:

    Thank God! Someone with brains sepaks!

  3. I would like to thank you for the efforts you have made in writing this post. I am hoping the same best work from you in the future as well. In fact your creative writing abilities has inspired me to start my own BlogEngine blog now.

  4. I just want to tell you that I am just newbie to weblog and definitely enjoyed your blog site. Most likely I’m planning to bookmark your website . You really come with excellent writings. Appreciate it for revealing your web site.

  5. Lang Colquitt disse:

    I’m having a hard time viewing this information from my iPhone. Maybe you could upgrade the site and make it more accessible from my phone. Thatd be real cool!

  6. I’m having a hard time viewing this information from my iPhone. Maybe you could upgrade the site and make it more accessible from my phone. Thatd be real cool!

  7. I simply want to say I’m very new to weblog and honestly enjoyed you’re page. Probably I’m likely to bookmark your blog post . You amazingly have tremendous well written articles. Kudos for sharing with us your webpage.

  8. I simply want to say I am all new to blogging and truly savored this blog. Almost certainly I’m planning to bookmark your site . You definitely come with good posts. Thanks for sharing with us your webpage.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos