Max Barros candidato à Prefeitura de São Luís…

Publicado em   14/ago/2011
por  Caio Hostilio

Alguns incautos poderiam dizer que isso é um blefe… Um jogo de cena ou apenas para criar atritos com o prefeito João Castelo. Mas se for visto por um ângulo acima das querelas politiqueiras do Maranhão, a escolha tem um grande significado, cujo raciocínio vai além da imaginação daqueles que ainda não souberam mensurar determinadas situações quanto ao campo de atuação na política.

Assim como em qualquer seguimento, existem aqueles que se destacam em vendas, outros em contas a pagar e receber, em marketing, contabilidade e por ai vai… Na política é a mesma coisa. Tem políticos que se destacam por sua oratória, outros por sem aglutinadores, aqueles que sabem liderar um bloco num legislativo e outros por suas visões administrativas e capacidade técnica.

Os eleitores dos países escandinavos sabem como ninguém fazer essa diferenciação e votam de acordo com os perfis dos políticos. O Brasil ainda não chegou a ter essa consciência… Aí estão às más fadadas administrações públicas nos executivos.

O Max Barros é um político com o perfil administrativo e técnico, além de um grande conhecedor dos problemas do município de São Luís, visto que já exerceu o cargo de gerente metropolitano. É conhecedor dos entraves administrativos e das celeumas de infraestrutura que tanto São Luís é carente.

Por outro lado, vejo o prefeito João Castelo como um político com o perfil mais voltado para as articulações políticas… Não que ele não tenha capacidade para gerir uma cidade como São Luís… Tem, mas enfrenta dificuldades exatamente porque não é técnico e desconhece os entraves da administração pública.

Quer tirar suas dúvidas sobre esse assunto? Então vejamos: Você já assistiu um Programa Eleitoral Gratuito? Não? Sugiro que assista. Com certeza você verá e ouvirá promessas mirabolantes que jamais sairão do papel. Sabe por quê? Porque existe um orçamento, que tem que está de acordo com os recursos repassados e os advindos do próprio município.

Com certeza o eleitor desconhece didaticamente todos esses entraves administrativos e econômicos, caso conhecesse não cairia em promessas mirabolantes e, com certeza, daria grandes e gostosas gargalhadas.

Depois que elegem os prometedores das coisas impossíveis, os eleitores passam a questionar: Por que todos os picaretas e vagabundos do País querem se candidatar? Por que há tantos pastores e “bispos” evangélicos neo-pentecostais se candidatando? Por que os candidatos que tentam a re-eleição têm a solução para todos os problemas, mas não os solucionaram enquanto estavam no poder?

Todos pensam que resolverão todos os problemas com promessas que não condizem com a realidade administrativa e orçamentária do município. Com isso, vemos todos os candidatos com as mesmas propostas… Se todos fossem eleitos os problemas de saúde, educação, saneamento, transporte etc., estariam solucionados!!!

Como o povo ainda não sabe escolher aqueles que de fato podem proporcionar as necessidades da coletividade dentro dos ditames da administração pública, atrevo-me a sugerir ao menos que seja feito um teste com os candidatos, isso com perguntas simples, tais como: Você conhece um plano plurianual? Como funciona de fato o SUS? O que é educação de qualidade e a de quantidade? O plano diretor está de acordo com os princípios legais? A infraestrutura está de acordo com as necessidades da coletividade? Como atrair grandes investidores, que tipo de logística você tem a oferecer? Os recursos suportam todas as suas promessas? Com certeza serão demagogos e encherão lingüiça… Na verdade, os políticos brasileiros, com raras exceções, conhecem os entraves e os ditames das leis de regulamentam o serviço público nesse país.

Na verdade, São Luís só teve prefeito ruim porque o eleitor gosta da coisa ruim… Depois vem a insatisfação e o arrependimento. 

Realmente lamentável a administração de Castelo, mesmo tendo setores que se destacam como a SMTT, que melhorou muito… Castelo foi eleito prometendo resolver todos os problemas da cidade. Até poderia fazer algo, mas loteou seu governo com pessoas sem capacidade técnica para gerir a coisa pública e o resultado está aí.   

Portanto, vejo com bons olhos a candidatura de Max Barros… Não por ser um político, mas pelo seu perfil de administrador público e conhecedor dos problemas de São Luís. Que povo saiba mensurar os diversos perfis que surgirão como candidatos ao governo de São Luís…

  Publicado em: Governo

12 comentários para Max Barros candidato à Prefeitura de São Luís…

  1. movimento democrata livre de são luis, e outros disse:

    sem qualquer demagogia ou bajulação, de todos os auxiliares da governadora roseana com reais condições de responder com infraestruturas e administrativamente recuperando as lacunas que ainda inviabilizam o soerguimento socioeconomico a partir da capital maranhense envolvendo os tres municipios da upaon-açu do maranhão, é o max barros. mas por saber ele o dano que representa o “engessamento” da maquina da prefeitura de são luis, antes de se lançar candidato, deve ele dizer como desfazer tal engessamento. e de certo ele fará, para o desespero de politicos ludovicenses profissionais e pilantras.

    • Caio Hostilio disse:

      Não diga uma coisa dessas… A Prefeitura de São Luís é um poder independente… São três esferas governamentais independentes: Federal, Estadual e Municipal… Esse papo de engessamento é conversa pra boi dormir… Um prefeito não faz exatamente por desconhece administração pública, seus ditames, suas obrigações e direitos… Se pautam nesse discurso mentiroso para dizer que não faz porque estão lhe perseguindo… Lendo engano. Não fazem porque não sabem administrar, além de correr froxo a corrupção.

      • movimento democrata livre de são luis, e outros disse:

        vc então diz que o pagamento mensal das parcelas do endividamento publico da capital sao luis, não influi na administração desta capital e apenas facilita a pratica da corrupção instuticionalizada, legislatura apos legislatura ? mas não tem esse endividamento a exemplo do que acontece no governo do estado, discutido a exustão ?

        • Caio Hostilio disse:

          Você mudou de assunto… antes falava de engessamento e agora com endividamento. Afinal qual assunto você quer discutir? Até agora não endenti onde você quer chegar… gestão pública, orçamento, restos a pagar, contas a pagar, dotação orçamentária… O que você afinal quer saber?

          • movimento democrata livre de são luis, e outros disse:

            tlvz vc tenha razões para desfocar determinado assunto ou nao querer entender o obvio. mas é claro que mesmo contrariando o amigo, que o “engessamento ou a limitação” da maq da prefeitura de slz, ocorre do indiscutivel endividamento publico que sistematicamente se soma a outros fatores para empobrecer e emiserar milhares de cidadãos nesta capital, entendimento aplicavel a esta ilha, as regiões maranhenses e a este estado.

          • Caio Hostilio disse:

            A má gestão é que leva a tudo isso, principalmente quando prefeitos são eleitos sem conhecer ao menos o que é dotação orçamentária…

  2. Antonio Lima disse:

    O Secretário Max Barros reúne todas as condições para fazer uma grande administração para os habitantes de São Luís, sem nenhuma modéstia e um votaria nele para Prefeito.
    No entanto, como a definição de candidatura só vai ocorrer no ano que vem, não seria esse um caso de propaganda política fora do período legal, o que pode perfeitamente inviabilizar a candidatura de uma pessoa com as qualidades do Secretário?
    Desculpe a minha falta de conhecimento na área, mais se alguém conhece bem os meandros da legislação, que faça um esclarecimento sobre essa possibilidade que poderá impedir a candidatura de muitos que aspiram a ocupar o cargo de gestor municipal.
    No mais concordo plenamente com a indicação do nome do Secretário e que as forças em torno desse nome sejam envidadas para formar uma chapa forte e eleger um candidato com a capacidade de fazer por nossa Cidade algo que até hoje não foi feito.

    • Caio Hostilio disse:

      Gestão pública e igual a uma gestão empresarial, ou seja, é necessário colocar as pessoas nos lugares certos… Na política as coisas não são diferentes, existem políticos com os mais diversos perfis… O Max é o político com perfil administrativo, coisa que o levou a se eleger…

  3. Reginho disse:

    O piada….. Esse rapaz e teu Ricardo murad bagunçaram toda a cidade com aquela babaquice de gerencia metropolitana, o caratatiua que o diga meu querido, o pior que falaram que deixariam a cidade linda chegavam pra resolver um problema, começava, destruia, tava la o investimento nas plaquinhas de obras e sumião… faziam igual mister M meu amigo…. e lembrando quem arrumou aqui no caratatiua foi castelo!

    • Caio Hostilio disse:

      Não vou entrar nesse mérito com você, pois você desconhece por completo administração pública e se restringe apenas as patacoadas, hipocrisias politiqueiras, idiotices…

      • Reginho disse:

        Vc não entrar pq a verdade doi, principalmente quando se fala em Ricardo Murad pra vc, todos sabemos disso, agora tu vai me dizer as 1001 maravilhas que Max Barros e Ricardo Murad fizeram na Gerencial metropolita?.. Alguns idiotas podem cair neste teu papinho, agora quem viveu na lama, no esgoto, no lixo que estes dois deixaram da Mentira que foi a gerencia metropolitana em toda São Luis e principalmente aqui no Caratatiua não cai neste conto de fada que tu pinta e escreve.

        • Caio Hostilio disse:

          Você continua fora de sintonia… Quando for para falar em gestão pública em sua essência, aí nós podemos debater, enquanto estiver na hipocrisa politiqueira do Maranhão, simplesmente estou fora…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos