A cada dia que passa, o Maranhão vem perdendo os seus lideres políticos, seja de oposição ou situação, sem que apareça alguém com um perfil de conduzir, articular, conciliar e, principalmente, de arregimentar aliados.
Na situação observa-se que o senador José Sarney, Edison Lobão e a governadora Roseana, não têm substitutos ou ainda não despontou um nome que se possa considerar com perfil de liderança. Com isso, o grupo político vive meio que a deriva.
Na oposição, por sua vez, a coisa não é diferente, cujos nomes de vanguarda eram os de Cafeteira, Jackson Lago e Neiva Moreira. Muitos quiseram substituí-los, tais como João Castelo, Aderson Lago, José Reinaldo, Roberto Rocha e até o próprio Flávio Dino.
João Castelo, Aderson Lago e José Reinaldo não mostraram aptidão para liderar e seus perfis estão mais para serem comandados que o de comandar. Por outro lado, a idade dos três não ajuda mais em nada, é como diz um velho ditado: “cavalo velho não aprende a marchar”!!!
Roberto Rocha e Flávio Dino, também, já não podem mais se apresentar como futuras lideranças. Primeiramente porque não despontaram quando da necessidade de uma transição, isso há 15 anos. Hoje, suas idades – já passaram dos 40 anos – os distanciam dos verdadeiros líderes, que começam a se destacar como grandes lideranças na casa dos 20 anos. A tendência é que fiquem como meros coadjuvantes da política maranhense.
A maior prova de falta de lideranças é observada nas disputas intestinas pelos comandos das legendas. Ninguém se entende… Ficando um bando de saldado raso brigando por uma posição de cabo.
Dizer que no Maranhão não tem nomes que possam despontar como reais lideranças políticas seria um desatino, mas os nomes que poderiam fazer a diferença estão tímidas, acuadas, sem perspectivas… Longe do ideal do que se espera de fato de um líder.
Hoje fica a partilha de um momento de inspiração. Pessoas desprovidas de planejamento e racionalização. A espontaneidade como mote para a liderança é algo de poucos… Por isso não há líderes sem seguidores!!!
Um líder é aquele que sabe influenciar e não cooptar com benesses. Com base nessa afirmação você já parou para pensar quantos políticos maranhenses pode dizer que influenciaram mais que cooptaram com benesses? Para um líder verdadeiro a influencia se sobrepõe as arbitrariedades e autoritarismo.
Uma liderança deve ser criativa. Ele nasce com esse dom em sua personalidade e por isso se destaca desde criança, passando a influenciar os colegas… Influenciar é o ato mais importante de líder. Enganam-se quem pensa que se forma um líder da noite para o dia.
Um líder é aquele que sabe transmitir confiança aos seus liderados, dando importância aos relacionamentos.
Agora, vejo muitos se apresentando como lideranças… Lideres não são forjadas… Precisam ser originais. O líder é aquele que tem a eficácia maior que as dos seus comandados, mesmo que precise saber ouvir. Sua capacidade de liderança é espontânea… O certo é que ele nasce com talentos naturais. Ser liderança é algo complicado…
Portanto, que desponte essas novas lideranças, visto que as atuais já estão ficando envelhecidas e não se ver no horizonte nomes que possam substituí-las!!!
Publicado em: Governo
Caro Blogueiro.
Mais uma vez as falsas lideranças estudantis de Paço do Lumiar, tentam enganar os estudantes com falsas promessas, que por traz tem sempre um político um falso professor usando essas neo lideranças.
Hoje 11 de agosto, um pequeno e inexpresivel grupo de estudantes saíram às ruas para protestarem contra o transporte alternativo que não aceita a meia passagem, até ai tudo bem, foram até a sede da promotoria, mas a promotora não os atendeu.
Já foi o tempo em que nasciam lideranças nas lutas de classe, hoje essas lideranças são forjadas e corrompidas por políticos de carreira que cooptam e depois descartam. Aqui em Paço do Lumiar tem líder estudantil que vai se aposentar e não sai do movimento, quando se aproxima as eleições La vêm eles com bandeiras e palavras de ordem, só que não falam nada dos problemas que a sociedade vive porque estão algemados pelos cifrões do poder municipal, aqui tem escolas que nem bebedouro tem as crianças bebem direto da torneira,escolas estão sem merendas, sem profissionais e por ai vai, só que essas neo lideranças fecham os olhos para não ver e não perder a boquinha que lhe é ofertada.
Hoje deveria ser um dia de reflexão sobre a educação que queremos para nossos filhos e netos, mas, os falsos lideres Luminense não desejam e mais uma vez os estudantes são usados como massa de manobra da AME e da UMESP.
Paço do Lumiar tem que passar por uma reforma total!!!
Estive hoje pela manhã nas dependências do Banco do Brasil, e assistir uma situação estranha por lá, estavam o Ordenador de despesas do gabinete Marcos (Bola), Simeão Valente (secretario de Receita) e outras figuras do gabinete da prefeita e mais alguns dos falsos empreiteiros com alguns chegues voltando da boca do caixa
Com cara de quem não estavam gostado do resultado. Depois fui informado que os recursos do município estavam Bloqueados.
A mina pode secar!!!
li certa vez e devemos refletir de que a politica publica no maranhão, nas ultimas decadas, tem sido a arte de enganar o eleitor trabalhando a enganação na midia, e está aí o resultado das supostas ações de governos se comparado com a sobrevivencia inclusive dos moradores da upaon-açu do maranhão
Não apareceu novas lideranças…