O embargo da obra da Via Expressa (feito pela Prefeitura de São Luís na última sexta-feira, 5) foi alvo de Pesquisa Escutec, realizada entre os dias 6 e 8 passados. Os números mostram que a maioria da população da capital maranhense condena o embargo, com 68,5% considerando ‘Errada’ a atitude do prefeito João Castelo (PSDB) e 84,1% atestando a via que está sendo construída pelo Governo do Estado como ‘Muito Importante’.
Pelos números, praticamente 7 de cada 10 ludovicenses condenam a atitude do prefeito. A Escutec ouviu 812 pessoas em três dias. Ao todo, 94,6% dos ludovicenses sabem que as obras da Via Expressa estão em curso e 91,6% sabem que daqui a um ano São Luís fará 400 anos.
Na pesquisa, o ludovicense revela que quer festa para comemorar os quatro séculos de fundação, mas que também quer obras que resolvam os graves problemas estruturais da capital. Mais de 74% opinaram que as grandes obras são mais importantes do que as festas; 20,8% querem festas, mas também querem obras, e somente 2,7% acham que as festas bastam.
De acordo com os números apurados, o Governo do Estado marca um gol de placa ao iniciar as obras da Via Expressa: 62,3% sabem que a obra é do Governo do Estado; 18% pensam que ela é do Governo Federal; e 9,4% imaginam ser da prefeitura. Os números revelam que a população tem conhecimento dos dados da obra, pois o recurso de R$ 105 milhões que banca a Via Expressa é do Tesouro Estadual.
O prefeito João Castelo determinou o embargo alegando que a obra não possuía licença do Município. Ao saber do ocorrido, o secretário de Infraestrutura, Max Barros, informou que deu entrada na Prefeitura do pedido de licença desde o dia 13 de julho sem obter resposta.
Barros, seguindo orientação da governadora Roseana Sarney (PMDB), não permitiu a paralisação dos trabalhos no canteiro de obras. A Via Expressa será um presente para São Luís pelos seus 400 anos, a serem celebrados no dia 8 de setembro de 2012. A avenida, que ligará o Renascença ao Ipase, terá 6 pistas (duas exclusivas para o transporte coletivo), ciclovia, canteiro central com jardins e iluminação ornamental, pista exclusiva para pedestres, pontes e viadutos, vai ligar o Renascença II ao Ipase e que é uma das obras que o Governo do Estado pretende dar à população por ocasião do quarto centenário de fundação da capital do Maranhão.
“O trânsito da capital está impraticável, cada dia pior, e são alternativas como a Via Expressa que vão trazer o alívio que a população espera e merece. Além de tudo isso, a obra já tem todas as licenças de que necessita, inclusive, as mais importantes, emitidas pelos órgãos de controle ambiental”, observou.
Publicado em: Governo
Eu mdesconfio desses números, alias essa empresa de pesquisa tem pouca credibilidade no Maranão, mas se a pesquisa for certa, fica a frase do grande Nelson Rodrigues: “Toda unanimidade é burra!”
Salve o Castelo!!!
Foi a única que acertou todas as últimas pesquisas eleitorais no Maranhão.
SE NAO HOUVESSE NEM UMA ACAO POR PARTE DO PREFEITO JOAO CASTELO CONTRA A MARGINAL SARNEY MESMO ASSIM ELES HAVERIADE ENCONTRAR UMA DESCULPA PRA DIZER QUE NAO VAO FAZER A MARGINAL PORQUE CASTELO NAO QUER.POIS SO NA CABECA DESTES ENTREVISTADOS QUE ACHAM QUE NO DIA 8 DE SETEMBRO DE 2012 IRAO INAUGURAR ESTA VIA COMO PRESENTE PELOS 400 ANOS DE S LUIS O MAXIMO QUE PODEM CHEGAR E POR DETRAS DA CEASA E OLHE LA. E AQUELE ENORME BURACO NO CANTEIRO CENTRAL EM FRENTE AO SHOP JARACATI? HA… JA SEI E PRA COLOCAR A ENORME PLACA COM A FOTO DA MARGINAL SARNEY PRA FAZER A PROPAGANDA. NA VERDADE E MUITO BONITA NA FOTO JA E UM BELO PRESENTE PARA SAO LUIS.ENQUANTO ISTO O SITIO SANTO EULALIA E OUTRAS RESERVA VAO PRO BELELEU.E OUTRA SERA SE TEM DOTACAO ORCAMENTARIA PRA CONCLUSAO DESTA OBRA ? INICIAR E TERMINAR ? OU SERA MAIS UMA OBRA IGUAL OS HOSPITAIS. ASSINADO TOME.
Esse tipo de conversa já cansou… Deixa o Maranhão do jeito que os hipocritas querem…