UFMA: Seria um balcão de negócios?

Publicado em   04/ago/2011
por  Caio Hostilio

Por diversas vezes mostrei aqui nesse espaço que a Universidade Federal do Maranhão está longe de autonomia universitária e da indissociabilidade em ensino, pesquisa e extensão. Parece que nada foi levado em conta, haja vista que as coisas praticadas não são de interesse da coletividade.

Agora, vejo denúncias de vantagens a empresas que ajudariam em campanhas eleitorais. A universidade perde seu foco principal, o ensino, a pesquisa e a extensão, levando, com isso, experiências que possam trazer o bem-estar a coletividade.

É uma bordoada a recente matéria da Folha de São Paulo, cujo deputado André Figueiredo (PDT-CE) é sócio de empresas que recebem verba do governo federal. É o que aponta relatório do TCU (Tribunal de Contas da União). São contratos para fornecimento de material hospitalar para órgãos de diversos Estados vinculados aos Ministérios da Saúde, Educação e Defesa. Em março, por exemplo, a empresa recebeu do hospital universitário da Universidade Federal do Maranhão R$ 247 mil pela venda de um aparelho de ultrassonografia portátil.

As Universidades Públicas abrem as torneiras que irrigam empresas privadas com dinheiro público, em prol das politicagens, tirando o foco do ensino/aprendizagem e levando as instalações para as gambiarras, baseadas em legislação questionável e financiamento improvisado.

Uma mão lava a outra: A UFMA simplesmente vira um balcão de negócios e suas prerrogativas ficam a mercê de uma falta vitrine assistencial, além que querer ostentar que o hospital universitário é alta complexidade.

As Universidades públicas ajudam a eleger políticos, lucram com a renúncia fiscal, com a isenção de impostos e com repasses do erário para convênios médicos do funcionalismo.

Ajudar empresas altamente lucrativas que não cumprem seu papel já é uma inversão perversa.

A aventura em curso nada tem a ver com o ressarcimento, que prevê critérios de justiça contábil para atendimentos eventuais e limitados. O que está em jogo é a torneira aberta dos hospitais universitários, além da expansão das negociatas ilícitas, verdadeiro apartheid que dá acesso privilegiado a quem pode trazer fundos para a “gente diferenciada”. Não dá para transigir com essa distorção escandalosa.

É preciso repensar o verdadeiro papel da Universidade Pública no Brasil e resgatar a dignidade do ensino superior.

  Publicado em: Governo

5 comentários para UFMA: Seria um balcão de negócios?

  1. universitario/ufma disse:

    mais um ponto positivo prôcê sobre a ufma. só se esqueceu de destacar que a fundação sousandrade de apoio ao funcionamento da ufma, esteve e está sendo monitorada pelos organismos da cgu. motivo não faltam para que alguns de seus direitores já terem ha muito sido exonerados, mas estranhamente nada aconteceu e o “rachid” continua agora as escancaras.

  2. BeverlyWood21 disse:

    I do see great changes taking a look at my site. That is just because I utilize forum profile service and submission options.

  3. Leon Chambley disse:

    I just want to tell you that I am beginner to blogging and definitely savored your blog site. Very likely I’m going to bookmark your blog post . You really have outstanding article content. Many thanks for revealing your website.

  4. I simply want to tell you that I am just new to blogging and honestly loved your web site. Likely I’m planning to bookmark your website . You absolutely have wonderful articles and reviews. With thanks for sharing with us your blog.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos