O Movimento S.O.S. Paço de Lumiar – formado por mais de 20 entidades – promove nesta terça-feira (2/8), às 10h, uma grande manifestação em frente ao prédio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), na Praça Dom Pedro II. A expectativa é a de que centenas de luminenses compareçam ao ato, que tem como objetivo repudiar as manobras jurídicas da prefeita Bia Venâncio em pressionar à Justiça para “atrasar” julgamentos de 16 processos nos quais é acusada por vários crimes.
Durante o protesto será lido e entregue uma moção de apoio ao juiz
Marcelo Moraes Rego de Souza que responde pela 1ª Vara de Paço do
Lumiar; e de repúdio ao comportamento insano de Bia que, através de seus advogados pediu a suspeição do referido juiz sob o “argumento esdrúxulo” de que este havia feito três audiências em 30 dias. Com essa atitude de desespero, diz a moção, “os advogados da prefeita faltaram com a ética e ofenderem a honra do magistrado que vem conduzindo os processos da Comarca dentro das metas exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela corregedoria do TJ-MA”.
As associações e lideranças de Paço do Lumiar querem que o TJ/MA seja contrário as “pressões” da prefeita e de seu departamento jurídico. “Os advogados de Bia deveriam saber que a celeridade processual é uma exigência posta sobre os ombros do magistrado; e deve ser tida como parâmetro de regularidade na prestação da justiça, principalmente no caso de Paço do Lumiar, em que a população estará acampada na porta do fórum para pedir justiça diante de vários esquemas de corrupção detectados na prefeitura”, diz o documento.
A prefeita Bia Venâncio responde a 16 processos judiciais: sete na
Comarca de Paço do Lumiar por improbidade administrativa; dois no
TJ-MA por crimes de fraude; sete distribuídos no Ministério Público
Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE); e um inquérito na Polícia Federal. “Queremos mostrar a população e a opinião pública do Maranhão os desmandos feitos, nos últimos anos, pela prefeita”, enfatiza a moção.
Está sendo aguardado com muita expectativa no município mais um
julgamento contra a gestão municipal de Bia Venâncio sobre não
prestação na Câmara Municipal. A audiência acontecerá na próxima
quarta-feira (3/8), no Fórum de Paço do Lumiar, que contará a presença de centenas de representantes e lideranças do município que exigem justiça e a saída da prefeita da administração luminense.
Publicado em: Governo