O homem jamais conseguirá deixar as hipocrisias e o egoísmo terreno, pois se ligam intensamente aos prazeres da vida sobre a terra, como se fossem viver aqui eternamente. Esquecem que estão aqui por uma passagem bem rápida e que seus sentimentos medíocres não valerão de nada…
Todas as virtudes têm seu mérito, porque indicam progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas a sublimidade da virtude é o sacrifício do interesse pessoal pelo bem de seu próximo, sem segundas intenções.
O interesse pessoal se supera de tal forma que o homem passa a se achar acima do bem e do mal… Um “deus”, porém esquecem que as qualidades morais são as verdadeiras virtudes. Um homem pode ter qualidades reais que fazem dele, diante de todos, um homem de bem. Mas essas qualidades, ainda que seja um progresso, nem sempre resistem a certas provas, e basta tocar no interesse pessoal para colocar o fundo a descoberto. O verdadeiro desinteresse é coisa tão rara na Terra que é admirado como um fenômeno quando se apresenta.
O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais o homem se prende aos bens deste mundo menos compreende sua destinação. Pelo desinteresse, ao contrário, prova que vê o futuro sob um ponto de vista mais elevado.
O egoísmo supera todas as expectativas, pois é dele deriva todo mal da humanidade. Todos os vícios do ser humano são regidos pelo o egoísmo.
O egoísmo é a verdadeira chaga da sociedade. Aquele que deseja se aproximar, já nesta vida, da perfeição moral, deve arrancar de seu coração todo sentimento de egoísmo, por ser incompatível com a justiça… Simplesmente neutraliza todas as outras qualidades.
O homem dar grande valor as coisas materiais e não se atem as espirituais… Está aí a Física Quântica… Procure se aprofundar nesse assunto… É preciso reformar as instituições humanas que estimulam e mantêm o egoísmo. Isso depende da educação.
O egoísmo só enfraquecerá com a predominância da vida moral sobre o material!!!
Publicado em: Governo
Muito bem