Não foi à toa que disse que a UFMA está distante da autonomia universitária e da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Num post cheguei a perguntar: “Afinal, que tipo de médico a UFMA está formando?” Foram centenas de comentário depreciando a minha pessoa, pois no decorrer no post, afirmei e continuo afirma que o Hospital Dutra (universitário) se especializou em cirurgias de alta complexidade, principalmente as mais rentáveis.
Procurei saber o porquê da UFMA não ter conveniado com a Prefeitura de São Luís, através da autonomia universitária, coisa que traria qualidade aos pacientes que vivem jogados nos corredores dos Socorrões, além de estimular a essência do ensino, pesquisa e extensão.
Agora, vejo num levantamento feito pelo “O Quarto Poder”, existem irregularidades na folha de pagamento do SUS (Sistema Único de Saúde) do Maranhão. Entre as supostas irregularidades, está o caso do secretário de Saúde de São Luís, Gutemberg Araújo (PSDB).
Pelo levantamento feito, o vereador Gutemberg Araujo, que atualmente é o Secretário Municipal de Saúde de São Luís, aparece no site do SUS trabalhando 48 horas por semana como cirurgião geral no Hospital Universitário, no Carlos Macieira e na Unidade de Cirurgia Geral.
Faltou ao Quarto Poder dizer que o médico Gutemberg é especialista em cirurgia em
redução de estomago, coisa que virou sonho de consumo dos estudantes de medicina da UFMA e que o currículo falta a cadeira que dá acompanhamento a esses pacientes pós redução de estomago.
Contudo, vale um questionamento: Estão usando a estrutura do Hospital Dutra para realizações dessas cirurgias rentáveis e cobrando os serviços do cirurgião por fora? Seria necessária uma investigação da Polícia Federal!!! Segundo informações, existem indícios dessa prática ilícita!!!
Publicado em: Governo