Existem dois tipos de gestores: O que não faz e não deixa fazer e o que faz e deixar fazer, qual dos dois você prefere?

Publicado em   25/jul/2011
por  Caio Hostilio

O ser humano é regido por seu ego e pelo super-ego, muitos sabem tirar proveitos salutar desse foco da personalidade humana, enquanto outros se deixam levar pelos males que esse instinto para trazer, como o egoísmo, quem pode tudo sou “eu”, quem tem o poder sou “eu”, tem que ser com “eu” quero, só faz se “eu” deixar etc. Isso serviu de muitos estudos para Freud, que buscou pesquisas fundamentas nos dois extremos.

Aqui no Maranhão seria um local bem interessante para essa pesquisa, pois existem os dois extremos: aquele que com humildade sabe tirar proveito do ego e do outro lado, aquele que extrapola no super-ego.

Vejamos: O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, é um homem que sabe tirar proveito desse instinto do ser humano. Ele faz o seu trabalho como prefeito e não titubeia em deixar com que o governo do Estado e o Federal façam as obras que são necessárias para o bem-estar da coletividade. Sua postura humilde está levando Imperatriz ao desenvolvimento e o crescimento que a população espera de um gestor público. Não se deixando levar pela vaidade e o egoísmo.

Na outra ponta está o prefeito de São Luís, João Castelo, que não faz e não deixa os outros fazerem para o bem da coletividade. O seu super-ego o colocou como que só ele fosse o maioral, o homem das obras faraônicas… Isso o fez ser vaidoso e egoísta, não se preocupando com a coletividade, mas sim com a perda do seu perdestal de areia, construindo quando do seu governo estadual, que vem se ruindo nessa sua gestão à frente da Prefeitura de São Luís.

Aproveitando essa fragilidade de Castelo, seus “amigos” fazem a festa, pois querem que não se perca o discurso da terra arrasada… Esse é um assunto para outro post.

Na verdade, Castelo deveria está feliz com obras do governo estadual e saber tirar proveitos delas, assim como Sebastião Madeira fez, pois dirá sempre que com sua política institucional levou grandes obras para Imperatriz, depois de muita luta para conseguir esses convênios. “Eu não sou o pai da criança, mas fiz o parto e sou o padrinho”.

Aqui fica minha sugestão ao prefeito Castelo: Saiba gerir para o bem do povo, isso independente de quem seja o pai da criança… Aprenda a fazer o parto e lutar para ser o padrinho… O super-ego muitas vezes é um atrapalho e pode transformar tudo que foi feito anteriormente em esquecimento, visto que para a humanidade fica sempre na sua mente os péssimos momentos….

  Publicado em: Governo

9 comentários para Existem dois tipos de gestores: O que não faz e não deixa fazer e o que faz e deixar fazer, qual dos dois você prefere?

  1. cidadão de imperatriz disse:

    tive conhecimento do teor da recente visita do prefeito de imperatriz ao secretario de industria e comercio mauricio macedo, e tomo a liberdade de adiantar que um dos assuntos diz respeito as consequencias do pessimo funcionamento dos Distritos Industriais daquela região. o mauricio culpou seu superintendente de politicas industriais recem exonerado, prometendo corrigir distorções. mas estando ha bastante tempo secretario da pasta, não era mauricio sabedor destas falhas ? te cuida roseana.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos