Picasso apareceu no período em que o Cubismo estava iniciando. Ele com toda sutileza se tornou co-fundador do movimento, porém esta é apenas uma das fases criativas deste genial pintor.
Pablo Picasso morreu há trinta e oito anos. Ele foi um dos pintores mais marcantes do século XX. Pode ser recordado hoje, pelos milhares de quadros que pintou, pelos seus períodos azul, rosa ou surrealista, pelo imortal “Guernica”, mas também pelo magnífico quadro da sua juventude: “Ciência e Caridade” (1897), tão pouco conhecido.
Esta obra parecia assegurar ao artista um futuro brilhante como pintor acadêmico, mas tudo se alterou quando Picasso se integra na boemia de Barcelona, um dos centros artísticos de vanguarda da época.
Pablo Picasso (1881-1973) pintou “Ciência e Caridade”, uma tela de grandes dimensões com apenas 16 anos, durante o seu período de formação, que na altura decorria em Barcelona na Escola de Belas Artes “La Lonja”.
É espantosa a maturidade da pintura deste jovem, que constrói uma composição de gênero com esta solidez.
Pablo Picasso
“Ciência e Caridade”
Óleo sobre tela – 197×249,5cm
1897
Museu Picasso, Barcelona
Publicado em: Governo
Pablo Picasso foi, sem dúvida, o maior pintor do século passado. A biografia dele também é muito interessante. Ele era mais pegador que Antônio Fagundes!
Prifiro vê-lo apenas por seu lado artístico, coisa genial…