Não tem como imaginar isso… Por isso fico o imortal Machado de Assis: “Que é a política senão obra de homens?”
O povo diz sempre que não se discute política, religião e futebol… Mas por onde ando vejo as pessoas debatendo exatamente sobre esses assuntos. Ele muda de acordo com a elevação dos ânimos. Seriamos masoquistas inveterados? Esses são os assuntos prediletos, seja em rodas de amigos, em páginas de relacionamentos na internet, onde tenho um amigo de Facebook e companheiro de torcida do Fluzão, José Moura, que é o mestre dessa página de relacionamento, quando o assunto é criar atritos com os torcedores dos outros times… Quer saber? Eu adoro!!!
Na verdade, o povo repugna a política, mas não vive sem ela, seja partidária, empresarial, dogma religioso, social e até numa simples pelada de futebol de final de semana. Então, é certo a firmar que os seres humanos são políticos por natureza?
Mas é a política partidária que mais traduz um sentimento de repugnância quando lesado em seus direitos sociais… Esse mesmo povo abomina a política, mas é governado pelos que dela vivem; pouco entende desse sistema neoliberal, mas é a principal vítima dos desequilíbrios da economia.
Tolhido em sua dignidade, tenta compreender o processo de condução do país e a genialidade de seus representantes no ato da manipulação e na defesa de seus interesses eleitoreiros.
Assim, povo vai levando a vida… São mãos trabalhadoras, que laboram a terra, enfrentam o trânsito caótico das grandes metrópoles, pendurados por sobre os trilhos, enjaulados dentro dos metrôs; mãos vazias de esperança… E assim, da política só conhece promessas vãs… Promessas que comprometem o seu tempo, o seu presente, o seu sonho.
Será que foi o conceito de Aristoteles “Política é a arte ou a ciência do governo”, que levou o homem a se engalfanhar pelo poder? Eu acho que não!!! Isso é mais antigo… Segundo um pensador, a política é a arte que visa a ordem pública e o bem social das populações… Ele está certo? Pessoal acho que estou cansado… Meu pensamento termina com a impressão que política é a coisa mais banal que alguém possa imaginar. É que, ao fazer-se uma retrospectiva da nossa mais recente história política – desde o fim da didatura até o presente momento, observa-se que as tomadas de posição dos atuais políticos tem um lado doentio!!!
Publicado em: Governo
muito oportuno seu questionamento. mas em se tratando de maranhão, de que politica o amigo está se referindo? até mesmo porq o ser humano é por natureza politico. o que não quer dizer que não possa se aprimorar na politicagem eleitoreira e financeira, já que depende da legitimidade de uma parcela do quantitativo de uma população para se dar bem.
Não se trata de politica maranhense, mas sim do ser humano, ou seja, em todos os países.
Caro professor,
Quanto à matéria acima, eu acho que o povo do Maranhão discute pouco a política. De manhã cedo, as pessoas estão nas portas dos comércios e padarias falando de futebol, principalmente do Flamengo. Lembro – me que quando o saudoso Jackson Lago foi cassado, eu andei pelas ruas , tomei ônibus e, em nenhum momento encontrei pessoas discutindo o assunto. O governador tinha sido cassado e ninguém discutia o assunto: reprovando ou aprovando o ocorrido. Acho o maranhense, em sua maioria, despolitizados. Mas a paixão pelo futebol acende os Ânimos do povão. O futebol é o novo “ópio do povo”!!!! Essas discussões sobre políticos que aparece nos blog é mais oriunda de quem está bem perto dela: funcionários de gabinetes, assessores, pessoas que são , de alguma forma, beneficiada ou prejudicada com ações da política. O povo, em sua maioria, estão na escuridão do analfabetismo político. Nunca esqueci, quando uma vez, o apresentador Silvio Santo perguntou a dois maranhenses qual era o nome do governador do estado e eles não sabiam a resposta. Fiquei envergonhado.
PS1: agradeço por não se irrita comigo sobre os meus comentários no post sobre “História ou Estória”.
PS2: O termo “Estória” está sendo abolido na maioria dos dicionários. O vocábulo história deve ser usado nos dois casos: fatos e causos.
Carlos, eu não me irrito quando o debate é salutar e enriquecedor, além de comungar com o questionamento crítico. Sobre o vocábulo… Isso ainda não foi efetuado, coisa mínima para a verdadeira evolução da língua… Apenas querem tirar o batom da moça!!! Uma língua evolui quando usam de fato as leis glóticas e os metaplasmas… Estamos longe disso!!! Ainda tem pessoas que defendem o estruturalismo, quando a pragmática está acima de todas as expectativas. Por outro lado, discutem sobre a língua polida como se a nossa fosse derivada de uma erudita… Todas as línguas neolatinas são derivadas do latim vulgar… Os brasileiros devem deixar um pouco de hipocrisia!!!
A LÍNGUA VIVA EVOLUI E SE TRANSFORMA COMO QUALQUER SER VIVO.
De fato, a língua é um organismo vivo e em permanente transformação. Os processos de criações e formações de novos vocábulos são vastos na LÍNGUA PORTUGUESA. Quando era pequeno usava muito o “DESTÁ” em frases como: “Destá que tu me paga” Destá que agente se acerta. Mas com o tempo, este vocábulo bem coloquial, produto da composição por aglutinação das duas palavras: deixa e está, sumiu do vocabulário popular. É assim mesmo para as línguas vivas, palavras somem e outras nascem: sumiu o mancebo (jovem, rapaz), mas pareceu recentemente o “deletar” isso mesmo um anglicismo que em vez de ser aportuguesado como substantivo, virou foi um verbo com vários sentidos, por exemplo: apagar e matar!
E viva “Última flor do Lácio, inculta e bela”!
E salve também os seus grandes teóricos mesmos dissonantes: Marco Bagno e Evanildo Bechara.
A língua pertence a todos que a falam, com isso sua evolução não pode ficar presa as questões puramente puritana. O maior exemplo estão nas línguas germanicas, cujo inglês falado nos USA dominou o mundo, devido sua evolução, enquanto que o inglês polido, praticado na Inglaterra, vem perdendo o sentido…
meu estimado caio. … outros paises não se encontra o maranhão. o homem politico desta nossa terrinha, na geral, quando tem a oportunidade de mostrar e demonstrar como é politico, o faz em beneficio individual, proprio e de grupo. até as nossas oligarquias estrategicamente são diferentes do conceito oligarquia na politica publica.
Vocês maranhenses resumem suas vidas na figura do Sarney… Esquece Sarney… Isso já não tem sentido algum… Nem tampouco, o meu texto tem relação alguma com o Maranhão. É um texto que mostra as mudanças sociológicas no mundo. Aqui existem os que amam o Sarney, esses podemos dizer que o admiram como ser humano, e os que odeiam, mas que admiram como um “Deus”…. Para com isso!!! Deixa disso!!! O cara é mortal como outro qualquer!!!
I simply want to say I am newbie to blogging and site-building and absolutely liked your web page. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog post . You surely have amazing writings. Thanks a lot for revealing your web site.
I just want to tell you that I am just newbie to blogging and site-building and definitely liked this web page. More than likely I’m likely to bookmark your website . You actually have perfect articles and reviews. Cheers for sharing with us your webpage.