Existe a amizade verdadeira?

Publicado em   18/jun/2011
por  Caio Hostilio

Sempre gostei de observar as atitudes dos seres humanos, principalmente nos momentos de angustia e dor, pois são nesses momentos que nós, seres humanos, conseguimos expressar nossos verdadeiros sentimentos de amor, amizade, humildade, fé, honestidade, franqueza e saudade.  

Desde que vim morar no Maranhão, vi dois momentos – coincidência ou não, em ocasiões de velório – do verdadeiro sentimento de amizade e carinho. O primeiro foi quando o ex-governador Jackson Lago chegou ao velório do saudoso Mauro Bezerra, no antigo prédio da Assembléia Legislativa. Jackson não quis falar muito, porém ficou por vários minutos olhando o seu amigo dentro da urna funerária e fixei meu olhar na cena, quando verifiquei que os olhos de Jackson lacrimejavam e que ali estava se despedindo de forma unitária, como se estivessem conversando com seu amigo.

Ontem, no velório do deputado Luciano Moreira, Roseana ao descer do seu carro passei a observá-la. De imediato vi que ela estava muito comovida e como se não houvesse chão. Percebi que ela, assim como Jackson Lago, não queria falar muito. Queria ter alguns instantes ao lado do amigo e assim poder se despedir. O sentimento tomou conta de Roseana. Com certeza a amizade entre Luciano e ela era verdadeira, assim como a de Jackson Lago e Mauro Bezerra.

Ninguém vive só, há sempre alguém ao nosso lado, seja por amor, amizade,  necessidade ou mesmo total dependência.  Dizem que nascemos e morremos sós, porém,  analisando através dos sentimentos concluímos que ao nascer temos pais, amigos, parentes… E ao morrer ainda é um mistério.

A verdadeira amizade é o fruto de  uma realidade que une. Não é preciso ser rico nem pobre, ter posses ou não. A Amizade é um dom, sentimento nobre que une as pessoas, sinal de confiança integra e recíproca, sem ela não há humanidade, sem ela não há o mundo, pois tudo na vida se origina de uma amizade, mas ela exige um item muito importante, ela tem que ser verdadeira, caso contrário, não há amizade.

O que seria do mundo sem esse carinho, essa união entre as pessoas, esse sentimento com 7 letras mas que tem um valor maior que tudo, ela transforma a vida de todos nós!!

Nota TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon, e os membros da Corte lamentam, com pesar, o falecimento do deputado federal Luciano Moreira, ocorrido na última quinta-feira (16), ao mesmo tempo em que se irmanam à família enlutada neste momento de imensurável dor, e anseiam rápida resignação aos parentes e amigos do respeitável parlamentar, rogando e pedindo a Deus que ele descanse em paz no Senhor.

Nota de pesar pelo Deputado Federal Luciano Moreira

Com grande pesar recebi o falecimento trágico do deputado federal Luciano Moreira. Á família deste grande brasileiro, exemplo de correção e honradez, estou solidário na dor participando com minha amizade. Cearense de nascimento, Luciano Moreira contribuiu com o desenvolvimento de seu estado, de Roraima e do Maranhão, ocupando o cargo de secretário de administração.

No Maranhão, integrou a equipe dos Governos de Roseana, e comandou a execução de uma importante reforma administrativa, modernizando e dando mais agilidade a máquina do estado.

Em seu primeiro mandato como Deputado Federal destacava-se pela competência e despontava como um dos grandes nomes do parlamento. Com sua partida tão precoce perde o Maranhão e o Brasil. O seu último gesto de vida foi participar de um congresso nacional de procuradores com sua competência e colaboração. E neste evento fechou suas palavras dizendo ser o Maranhão sua terra de adoção, de alma e do seu amor.

Encaminhei ao Senado um voto de pesar junto com o povo maranhense neste momento de grande tristeza.

José Sarney

Presidente do Senado Federal

  Publicado em: Governo

44 comentários para Existe a amizade verdadeira?

  1. NILO SERGIO DA SILVA RODRIGUES disse:

    O Dr. Luciano Moreira morreu!
    Esta frase, dita por minha esposa após atender a um telefonema, quase ao final da noite de dezesseis de junho, me soou estranhamente; pois parecia relatar uma situação irreal, onde o nome não combinava com o verbo. Minha incredulidade se esvaiu no momento seguinte, quando outra ligação recebida confirmou a tragédia que cortou abruptamente uma trajetória de extraordinário sucesso construída, em tempo relativamente curto, em três Estados onde Luciano Moreira deixou sua indelével marca.
    A competência profissional era inquestionável, mas sua presença foi marcada principalmente por sua constante preocupação e atuação nas ações voltadas para o benefício das camadas sociais menos favorecidas. Descrevê-las seria redundante, haja vista tudo o que já foi falado nos jornais e nos blogs que noticiaram sua morte.
    Com certeza, ele foi um dos políticos, dessa nova safra, mais queridos pelo povo maranhense, sendo quase unanimente reconhecido. Mas, evidentemente, ninguém consegue agradar a todos ao mesmo tempo e, aqui ou ali, surgem algumas vozes que, por motivos não muito claros, tentam denegrir sua imagem.
    A acusação de que fora responsável por demissões de servidores estaduais na década de noventa é totalmente injusta e leviana, pois essa atitude foi desencadeada por força de ação do Ministério Público que cobrou do Governo do Estado a demissão de todos os servidores contratados sem concurso. A contragosto, Luciano Moreira teve que acatar a Lei, mas não desamparou esses servidores, pois incentivou e forneceu os mecanismos necessários para a formação de uma cooperativa profissional, que foi então contratada, através de licitação, para a execução dos serviços antes realizados por esses profissionais, evitando assim um grave problema social de desemprego que afetaria centenas de famílias de maranhenses. Infelizmente, as deficiências na gestão dessa cooperativa causaram seu insucesso posteriormente.
    Sua capacidade de trabalho era extraordinária e suas atividades diárias se encerravam, invariavelmente, após as vinte e três áreas (com evidentes sacrifícios de seus familiares, privados de sua presença por um tempo maior).
    “Devia ter trabalhado menos, complicado menos, ter visto o Sol se pôr” (EPITAFIO – TITÃS)
    Sua fala mansa e seu trato agradável e educado com o público e com seus colaboradores, entretanto, não transigiam na firmeza de seus objetivos em busca da eficiência e da eficácia do serviço público, baseadas num planejamento de alta qualidade.
    Sua imensa capacidade de trabalho ficou evidenciada ao longo de sua primeira campanha para deputado federal. Sem nenhuma experiência política prévia, o Dr. Luciano trabalhou arduamente, visitando todos os municípios maranhenses, ouvindo as comunidades locais e se comprometendo com suas reivindicações; conseguindo, graças ao seu esforço, uma expressiva votação que o colocou entre os quatro primeiros mais votados.
    Os compromissos assumidos vinham sendo cumpridos religiosamente, em um permanente contato com seus eleitores, através das viagens realizadas àqueles municípios nos finais de semana – o que, de certa forma e indiretamente lhe causou a morte em uma estrada ao retornar de um desses compromissos. Certamente, sua trajetória prometia atingir patamares ainda mais elevados no cenário político nacional.
    Por tudo o que fez Luciano Moreira, a sua trajetória não pode ter sido em vão. Seus exemplos deveriam continuar norteando seus colaboradores e políticos desse Estado na busca permanente do desenvolvimento social e econômico do Maranhão.
    “Navegar é preciso; viver não é preciso”.
    (Fernando Pessoa)
    NILO SERGIO S. RODRIGUES
    Amigo e Colaborador

    • admin disse:

      Concordo com você plenamente. Estive com ele na semana passada em Brasília, onde conversamos pela última vez, pois mantinhamos uma amizade e fazia questão de públicar nesse espaço suas ações na Câmara dos Deputados, onde vinha se destacando. Para mim foi uma notícia que me deixou muito abalado…

  2. Paulo Cesar disse:

    Vc esqueceu que o principal sentimento do ser humano e que mora dentro da cabeça da maioria é a vingança. A vingança é uma coisa que domina o ser humando e que faz com que ele, além de não suportar a proximidade de quem o fez mal, ainda não poupa esforços para prejudicar os mesmos. Eu por exemplo, não consigo lamber a mão de quem me deu um tapa!!!!!!! É natural o desejo de vingança.

    • admin disse:

      Paulo, releia o primeiro parágrafo e veja o que digo… Lá falo que para você conhecer uma pessoas em sua essência só através da dor.

  3. Great ideas going to use these imminently.

  4. Darci Brines disse:

    In light of that Sixty Minutes program I would reckon Lance Armstrong is going down.

  5. Ai Charles disse:

    I don’t agree with it, thanks to whoever thought of it and for making the effort to come up with it

  6. I can’t help but think that this wedding will be one of the best things to happen of the recent years. The wishes of a nation to the happy newlyweds and any one that doesn’t agree is a stick in the mud.

  7. Since watching CBS’s episode of 60 Minutes I would think Armstrong is doing the perp walk soon.

  8. Many thanks for today’s entry, seriously, can you sign up as a topic contributor for wikipedia because the current pages in there for our hobby is frankly garbage. I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so clearly.

  9. Gracias for your post, honestly, can you sign up as a writer for wikipedia because the current pages submitted there for our interest is quite frankly dross. I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so clearly.

  10. Great ideas, thanks are in order for showing the initiative to throw it up

  11. Beula Szot disse:

    Ever since the Sixty Minutes program I would be sure Lance Armstrong is kaput.

  12. Since watching CBS’s 60 minutes episode I would conclude Armstrong is going down.

  13. I am over the moon about it and I think that this wedding is one of the greatest things to happen of the 2000s. Felicitations to the happy couple and any one that doesn’t agree is a stick in the mud.

  14. Thanks for your entry, I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so succinctly.

  15. Fine write-up,I think you’ve clearly established a website I want to return to weekly. Great stuff.

  16. Incredible guide,It is my opinion you have undoubtedly put together a site I need to read weekly. Thanks.

  17. There’s no doubt that this wedding will be one of the greatest things to happen of the 2000s. Congratulations to the happy couple and any body that doesn’t agree is a killjoy.

  18. Fun page, I surprisingly enjoyed studying it, keep doing all the good work.

  19. Mavis Sinks disse:

    I am over the moon about it and I think that this wedding is one of the best things to happen of the 2000s. Congratulations to the happy newlyweds and any one that doesn’t agree is a stick in the mud.

  20. Winter Garnto disse:

    Lovely piece, thanks to whoever thought of it and for making the effort to write it down

  21. Since watching that Sixty Minutes program you have to reckon Lance is going to struggle.

  22. Pleasant feature, I genuinely enjoyed glossing over it, keep doing the good thoughts.

  23. Fun post, I actually had a good time glossing over it, keep up the good thoughts.

  24. I certainly respect your views!

  25. Skye Maya disse:

    Enjoyable article, I actually benefited from studying it, keep up the good efforts.

  26. Deon Macksey disse:

    Outstanding contribution,I do think you’ve without a doubt got a website I must check back on repeatedly. Keep it up.

  27. Fun feature, I surprisingly enjoyed glossing over it, keep up the good writing.

  28. There’s no doubt that this wedding will be one of the best things to happen of the recent years. Congratulations to the happy newlyweds and any body that doesn’t agree is a stick in the mud.

  29. Alona Degruy disse:

    Couldn’t be written any better. Reading this post reminds me of my old room mate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing!

  30. Lani Playl disse:

    Incredible posting,There’s no doubt that you could have for sure built up an internet site I would like to come back to frequently. Great stuff.

  31. Glady Lacher disse:

    Get two plants, and set both of them in two different locations. One plant should be put in a box with a light so it can grow. The other plant should be put in a dark box so it will not grow.

  32. Gracias for this post, honestly, can you become a topic writer for wikipedia because the current entries in there for our hobby is quite frankly drivel. I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so succinctly.

  33. I don’t agree with it, many thanks for making the effort to throw it up

  34. Billye Rincon disse:

    Lovely piece, many thanks for taking the time to write it down

  35. I most certainly digg this!

  36. This is really interesting. Thanks for posting it. By the looks of the comments, many others think so too.

  37. Thea Din disse:

    Outstanding piece of writing,In my opinion you’ve undoubtedly put together a blog I have to check back on more often. Many thanks.

  38. Ardith Wisely disse:

    There’s no doubt that this wedding is one of the best things to happen of the decade. The wishes of a nation to the happy newlyweds and any body that doesn’t agree is a killjoy.

  39. Fantastic post, I surprisingly enjoyed reading it, keep up all the good efforts.

  40. Thank you for the post, seriously, can you sign up as a topic writer for wikipedia because the current entries hosted there for our hobby is quite frankly garbage. I don’t agree completely with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so clearly.

  41. Ever since CBS’s 60 Minutes Program you have to bet Lance is going down.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos