Existe uma máfia no transporte coletivo?

Publicado em   26/maio/2011
por  Caio Hostilio

Após pesquisas do INPC, as tarifas de ônibus subiram 60% acima da inflação desde 1995. As passagens de ônibus urbanos aumentaram aproximadamente 60% acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) desde 1995. A conclusão faz parte de estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta quarta-feira (25).

De acordo com a pesquisa, as principais causas desse aumento foram a perda de produtividade e redução do número de pessoas que utilizam esse meio de transporte, que chegou a 30% em 15 anos. O motivo para a redução da demanda que utilizam o transporte, por sua vez, foi o próprio aumento das tarifas.

A desculpa é sempre o aumento do diesel, coisa que representa apenas 25% dos custos do serviço.

Quem pensa que a gratuidade do transporte para idosos e até a meia passagem se torna prejuízo para empresas, quebrou a cara!!! Esses descontos já estão embutidos no preço que pagam a passagem integral.

Segundo levantamentos, a maioria das greves das categorias são todas armadas entre os sindicados dos rodoviários com os dos proprietários das empresas de ônibus, com total apoio das prefeituras.

Com uma subida de 60% acima da inflação desde 1995, seria necessário que os MPEs investigassem a fundo e exigissem a diminuição do percentual encontrado, nos seus respectivos estados, nas passagens dos ônibus coletivos.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos