Presidente do TRT-MA analisa pedido de abusividade da greve dos rodoviários
A Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão informa que não foi expedido pela Justiça do Trabalho do Maranhão nenhum mandado de prisão contra o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Transportes Rodoviários de São Luís (STTR). O crime de responsabilidade pelo descumprimento de decisão judicial deverá ser apurado pela Polícia Federal, que já foi comunicada do fato por meio de ofício da TRT-MA. Caso constatado o crime de responsabilidade, a ação deverá ser encaminhada à Justiça Federal. Na manhã desta quarta-feira (25), a presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, foi comunicada pelo Sindicato das Empresas de Transportes (SET-São Luís) a paralisação de 100% da frota dos coletivos. No momento, a desembargadora Márcia Andrea Farias analisa o pedido de decretação de ilegalidade e abusividade da greve e a convocação para que todos os empregados voltem às suas atividades.
Tribunal de Justiça considera inconstitucional redemarcação de Marajá do Sena
O Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) decidiu na sessão jurisdicional desta quarta-feira, 25, que é inconstitucional a Lei Estadual nº 285/2006 que redemarcou o território do município de Marajá do Sena na fronteira com o município de Santa Luzia, por não atender ao requisito da consulta prévia, mediante plebiscito, à população interessada, conforme prevê a Constituição Federal. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE). Ao ser regularmente notificada, a Procuradoria Geral do Estado alegou que os limites territoriais não foram alterados, sendo feita, apenas, uma nova redação, apontando às coordenadas geográficas do perímetro municipal. Nas informações prestadas no processo a Assembléia Legislativa enfatizou que as mudanças territoriais também só corrigem distorções de um ou outro município limítrofe e não trazem prejuízo à população. A relatora do processo, desembargadora Raimunda Bezerra, destacou que, caso a lei impugnada tivesse a finalidade de somente apontar as coordenadas geográficas dos limites municipais, a Lei 6186/94 não deveria ser alterada apenas na fronteira com Santa Luzia, sem indicar as coordenadas geográficas de todo o município de Marajá do Sena.
FAMEM estrutura relações com AMPEM pelo combate às drogas e municipalização do trânsito no Maranhão
O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, recebeu na tarde desta quarta-feira (23), representantes da Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM) para, juntos, estruturar relações em benefício dos municípios maranhenses. Durante a reunião, foram discutidas ações de combate o uso de drogas e também a municipalização do trânsito nos municípios maranhenses. “As ações desenvolvidas entre a FAMEM e AMPEM são de total importância para melhorar a qualidade de vida à população do Maranhão. Como municipalista, sou totalmente a favor das relações entre os poderes que possam trazer benefícios a todos os municípios do estado,” disse Marreca. A presidente da AMPEM, promotora Doraci Moreira Lima, e o vice presidente, promotor Augusto Cutrim, apresentaram duas cartilhas sobre combate às drogas e municipalização do transito nas cidades. A proposta é que a Escola de Gestão da FAMEM capacite os gestores municipais sobre os assuntos. A partir de agora, FAMEM e AMPEM debaterão a construção de um calendário de audiências públicas para tratar do combate às drogas e da municipalização do trânsito nos próprios municípios.
Deputados aprovam criação da Comarca de Cidelândia
O Projeto de Lei Complementar nº 005/2010, de autoria do Poder Judiciário – que cria a Comarca de Cidelândia e extingue a exigência de curso superior para o cargo de oficial de justiça – foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado na segunda-feira, 23, em sessão extraordinária. A matéria segue para aprovação da governadora Roseana Sarney. Cidelândia permanecerá termo judiciário de Açailândia enquanto a nova comarca não for instalada. Comarca de entrância intermediária instalada em agosto de 1991, Açailândia tem um segundo termo (São Francisco do Brejão) e quatro varas e um Juizado Especial Cível e Criminal. O município de Cidelândia foi criado pela Lei Nº 6.142, de 10 de novembro de 1994, e desmembrado de Imperatriz.
Publicado em: Governo
Thanks for taking the time to share this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you gain knowledge, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.