De: Fabiana Sousa
O futuro político do prefeito de Bacabeira, José Venâncio Correa Filho, o Venancinho (DEM), acusado de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico a campanha eleitoral de 2008, está nas mãos dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas sessões plenárias desta semana, os sete membros da corte devem julgar ação que podem resultar na cassação do democrata, chefe do Executivo bacabeirense. A tendência é que, caso tenha o mandato cassado, seja realizada novas eleições no município. Por conta disso, Venancinho (DEM), está vivendo um “inferno astral” e agora vive uma nova expectativa de ver concluído processo que pode tirá-lo de uma vez por toda da cadeira do Executivo.
O julgamento se arrasta pela corte eleitoral desde 26 de março de 2010, quando foi protocolado pela coligação “Força que vem do Povo” (PV/PMN/PT), representada pela candidata derrotada Olga Calvet (PV). Conforme dados do site do TSE, o recurso está concluso para que o relator declare voto a favor ou contra a cassação do registro de candidatura, bem como o diploma eleitoral. O Ministro Gilson Dipp será o novo relator do processo que vai decidir de vez o futuro político do prefeito bacabeirense.
Em 2010, o processo nº 89336 chegou a ficar parado por dez meses nas gavetas do ministro Hamilton Carvalhido e, em maio deste ano, a Procuradoria Geral Eleitoral emitiu novo parecer sugerindo a cassação do diploma do acusado, por achar que as provas são suficientes para demonstrar a ocorrência, caracterizando a violação ao artigo 41-A da Lei das Eleições.
Publicado em: Governo
Knlowgede wants to be free, just like these articles!
There’s a sceert about your post. ICTYBTIHTKY
This piece was cognet, well-written, and pithy.