Política: É difícil romper com as amarras do ciclo vicioso

Publicado em   17/maio/2011
por  Caio Hostilio

Não é fácil romper com as amarras do ciclo vicioso da política!!! Por isso, é cultural o conformismo e a burocracia que tomou conta dessa classe. Romper as amarras do “pensamento único” e da “nova ordem”. Romper com o que já virou rotina e vícios. Romper com as regras do jogo já impregnado. Romper com o corporativismo. Romper com os verdadeiros mandantes dos cargos eletivos. Romper as barreiras antidemocráticas que aprisionam as verdades. Romper com a política de colaboração e de vantagens. Romper com os interesses contrariados. Romper com as amarras do ciclo vicioso da política. Não é nada fácil… Com isso, a maioria das atitudes anteriores e das palavras ditas por políticos são como uma bussola, pode apontar em diversas direções.

Fiz todo esse apanhado para dizer que tudo continua como dantes no Quartel de Abrantes. No ano passado, quando da votação da PEC que daria o direito de integrantes da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa em concorrer a reeleição, vários políticos foram contra e hoje não falam mais sobre o assunto. O que houve? Outros diziam que não aceitariam mais que as Comissões Temáticas da Casa se reunissem no plenário e aprovassem projetos de afogadilho. A coisa não mudou em nada!!!

Só para se ter uma idéia, só hoje (17), as comissões se reuniram no plenário por três vezes e aprovaram sabe-se lá baseado por qual parâmetro. O relator é escolhido na hora, que apenas ler o relatório já preparado. Olha que a Comissão que mais se reunião foi a CCJ, exatamente a principal delas!!!

Então, só me resta dizer aos que tanto alardeavam aos quatro cantos que lutariam por essas modificação, que para existir de fato o radical conceito de LIBERDADE, é preciso assumir verdadeiro comportamento de auto-determinação, não de mera escolha de opções (manifestação da autonomia, não da heteronomia, nem da anomia). Para que exista, de fato, AUTONOMIA, como capacidade de decidir o próprio fim, a própria regra ou norma de conduta individual e política, precisamos adquirir coragem de romper com as explicações externas do que queremos para nós mesmos, precisamos ultrapassar as barreiras do “Conhece-te a ti mesmo”.

Atingida esta etapa podemos exercer a LIBERDADE POLÍTICA, base estrutural da DEMOCRACIA, pois adquiriremos a PARRESIA, a coragem de dizer no espaço público (Ágora), a verdade, independente da opinião do outro. Assim poderemos lutar para a efetividade do PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DEMOCRÁTICO, que exige a realização de VALORES positivados e a verdadeira ATUAÇÃO (não mera participação) na definição consensual das decisões políticas.

As vezes é melhor o silêncio, exatamente por não saber como sair do nó das amarras da política.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Política: É difícil romper com as amarras do ciclo vicioso

  1. Hi I found your site by mistake when i was searching Google for this issue, I have to say your site is really helpful I also love the theme, its amazing!. I dont have that much time to read all your post at the moment but I have bookmarked it and also add your RSS feeds. I will be back in a day or two. thanks for a great site.

  2. This is really interesting. Thanks for posting it. By the looks of the comments, many others think so too.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos