Para chegarmos a essa conclusão temos que rebuscar a etimologia da palavra. Do grego a (não), n (consoante de ligação) mais alfa (a) e beta (b), as duas primeiras letras do alfabeto grego. Designa a pessoa que não sabe ler nem escrever. Analfabeto de pai e mãe é o que, popularmente, não sabe coisa alguma, muito menos ler e escrever. Analfabeto funcional é o que sabe assinar o nome, emendar letra por letra, porém não entende o que leu. Analfabeto total ou funcional é coisa ruim. Pior ainda é o que sabe ler e escrever e, mesmo assim, é um grande analfabeto político.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos, mas quer sempre tirar proveito da política. O analfabeto político é tão burro, que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política, mas quer viver dela a qualquer custo. Não sabe o imbecil que da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio. Esses tipos de políticos são os mais procurados, pois são usados para fazer o papel de bobo da corte.
Os lacaios são aqueles que querem passar a imagem de moralidade, ética, honestidade, dignidade e cumpridor de suas obrigações, quando não passam de pilantras, que pensam em chegar ao poder a qualquer custo, seja de que for, mesmo que para isso atropele a todos e o Estado, o transformando sempre em terra arrasada. Esse é o pior tipo de todos, pois sabem utilizar da hipocrisia politiqueira. São safos!!!
Os canalhas, por sua vez, estão sempre revoltados porque tiveram seus interesses contrariados. Essa gente não aceita perder a fatia do bolo, principalmente dos recursos advindos para melhoria do bem-estar da população. São capazes das piores armadilhas para derrubar aqueles que buscam moralizar as coisas.
O falastrão… Isso é o que não falta na política maranhense em vive sempre na crista das ondas… Não está nem aí se o estado é uma terra arrasada, se os prefeitos não estão cumprindo com suas metas, se o governador está trabalhando direito, independente de quem esteja no poder. Seu negócio é não perder nunca a boquinha.
O verdadeiro político, classe em extinção, não aceita o discurso de terra arrasada para tirar proveito políticos. Essa classe vem sendo extinguida, visto que a verdadeira política pressupõe um conjunto de relações por meio das quais os indivíduos buscam o bem-estar do seu estado e, principalmente do seu povo.
Para ele independe quem esteja no poder, pois seu pensamento é pautado de que ninguém é dono do poder, mas o Estado precisa ser respeitado acima de qualquer circunstância política. Sua luta está pautada no crescimento e no desenvolvimento de sua terra e de sua gente. Num sentido mais amplo, a ciência política vem sendo substituída pela hipocrisia politiqueira.
Não é esse jogo da intriga, da inveja, da terra arrasada e da incapacidade, tão utilizada pelos políticos maranhenses que vão ajudar o Estado. Os políticos maranhenses precisam entender que eles apenas praticam a politicagem.
Em minha opinião, esta palavra não traduz ainda todo o desprezo de objeto significado. Não há dúvida de que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.
A verdadeira política é a arte de gerir o Estado, seguindo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis, cujo objetivo de todos é o crescimento do Estado e as querelas políticas são pontuais e não generalizadas.
Já a politicalha, que tomou conta do Maranhão, é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui de quanto mais puder arrasar o estado em prol dos seus intentos pelo poder, não vão deixar de praticá-las, mesmo que para isso usem o óleo de peroba. A politicalha é envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A politicalha, a malária dos povos de moral estragada. Alguém ver de outra forma?
Os politiqueiros da politiquice e da politicalha – tanto os oposicionistas quanto os situacionistas, são os inimigos do Maranhão e de sua gente, pois seus interesses não são os mesmos do Estado e de sua população, que não querem viver numa terra arrasada, como esses politiqueiros usam para alcançar o poder.
Diante de tanta imundície deixo para reflexão uma oração dita pelo ilustre Rui Barbosa: “Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam com a outra. antes se negam, se repulsam mutuamente. a política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada”.
Gostaria de dizer aos meus leitores, que fiz esses três textos: “Carta aberta a governadora Roseana”, “Carta aberta aos maranhenses” e esse “A classe política pode ser dividida assim: Analfabeto político, político e o politiqueiro”, com intuito de expressar o que penso. Sei que muitas coisas foram baseadas no empírico, porém com o sentimento mais concreto daquilo que venho observando desde que vim morar nessa terra maravilhosa que é o Maranhão. Terra de gente rica culturalmente, intelectualmente, de personalidade forte, principalmente por amar a sua terra. Fiz esses três textos no sentido de ajudar e não quero persuadir ninguém com os meus pensamentos, pois defendo o questionamento crítico e, por isso, não posso que todos concordem com os meus escritos.
Espero que aqueles que discordam façam seus comentários dentro do campo das idéias, pois assim estaremos ajudando a consolidar a democracia no Brasil.
Publicado em: Governo
Caro amigo Caio Hostilio,
Princípio, Meio e Fim. São tbm as fazes que compõem tudo que existiu, existe e existirá !!!
O campo político foi tbm assim formatado e tudo que vc cita não foge à regra e nunca deixará de serem componentes dessa “salada malaguêta” que dá a plantaforma de idéias, de interesses e principalmente do “me dá o meu” !!! Sabemos disso, não é mesmo? Difícil mesmo, será vermos ainda em vida, acontecer muita das coisas que em ocasiões discutimos, trocamos pontos de vistas e até acreditamos que aconteceria…
Esperar que ainda veremos a Arte de Fazer Política com a prática científica, como deveria ser…não aposto prá ver. Pode até acontecer em futuras gerações…quando uma juventude acadêmica for preparada…quando houverem partidos políticos ideológicamente fortalecidos…quando o pretenso candidato tiver a obrigação de fazer uma avaliação interna sobre seus conhecimentos políticos, acadêmicos e comunitários… quando todos os pretensos candidatos forem 100% “Fichas Limpas”…uma Justiça Eleitoral atuante…e principalmente o povo consciente da necessidade de pesquisar as qualidades dos candidatos. Utópico, não caro amigo?
Enquanto isso, torço pelo seu sucesso como homem, amigo, pai de família…e político.
Um forte abraço,
Juarez Cavalcante
Juarez, incrível, hoje estava na AABB conversando com um amigo exatamente isso que você está dizendo. Amigo, eu sou consciente que não vou ver essas mudanças, disse ao meu amigo, que falou acho que nem meus filhos!!! Talvez nossos netos… Mas é assim mesmo, o homem vive num elo perdido.
Wow! That’s a really neat asnewr!
Hey, good to find smooene who agrees with me. GMTA.
Estas são algumas das promessas de kabão e do secretário Fubuia para a agricultura, na campanha de 2008 para conseguir se eleger.
Projeto acesso a Terra- Kabão está é mandando o povo embora para o Mato Grosso e Goiás em busca de oportunidade de trabalho.
Projeto Mais produção – produção de que? Só se for de crak, merla, talvez a maconha devido ao alto índice de criminalidade no município após o mesmo ter assumido a prefeitura.
Construção de Casas de farinha comunitárias – eu até agora só vi o outro (ROCHA) construindo casa de farinha mais também só pensando nas eleições de 2012 e não no povo como deveria ser.
Projeto Horta e plantas medicinais nas escolas – o secretário até já chegou até a comentar neste projeto no inicio do mandato até agora nada.
Projeto da fruta – que fruta? Em Cantanhede não se ver nada em relação à produção de frutas
Projeto criação – o secretário de agricultura é o maior responsável pela construção do “elefante branco” matadouro de caprinos, que não serve pra nada, os veículos que serviram para transportar animais estão servindo de carros de mudanças, ou de cargas particulares, mais o secretário ainda acha que há potencialidade em caprinos no município, isso é ridículo, não existe criadores relevantes nem no município nem na região, graças à incompetência de quem está à frente da agricultura no município a pelo menos 12 anos, Cantanhede está condenado a cada dia termos menos produção agrícola.
Projeto Fazenda mel – o que é isso?
Projeto peixe na Rede – kabão segundo informações teriam assumido a dívida da associação pesqueira de Cantanhede (açaí-pesca) para colocar este projeto em ação isso já aconteceu a 1 ano e meio e até agora os tanques estão lá abandonados jogados ao léo, me lembro bem que kabão teriam citado em um reunião que colocaria estes tanques a disposição dos profissionais da agricultura do município, mais o secretário barrou a idéia segundo ele os profissionais de Cantanhede seriam incompetentes, para ele competente só os seus familiares e amigos outrora que o apoiarem para eleições de 2012
Projeto Babaçu – uma ficção enganadora é fato que ouve um determinado incentivo para a ativação da máquina beneficiadora do babaçu mais só isso.
Construção do novo matadouro público – que ele já foi notificado pelo ministério publico, e que já existe a verba para a realização da obra, isso é fato mais o inicio desta até agora nada.
Projeto comercializar (comercialização de produtos da agricultura familiar)- que produção familiar? A produção familiar graças à falta de incentivo é baixa que mal dá para o abastecimento da alimentação escolar.
Criação da feirinha do produtor – toda quinta- feira o secretário fala no tema, ou seja, só blá, blá, blá.
Projeto reciclagem de embalagens- reciclagem de que mesmo? As ruas de cantanhede mal têm coleta de lixo, imagine coleta seletiva, fala sério conversa pra boi dormir
Projeto reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos- o quê?
Projeto de reflorestamento – só se for reflorestamento de seu quintal, pois este tema nem se quer é citados em planejamentos daquela secretária
Mais algumas do secretário
O secretário inventou a pelo menos a 2 meses um tal “mutirão” segundo informações no site administrativo de Kabão, para tentar ouvir os agricultores sobre ações a serem executadas pela secretaria de agricultura em conjuntos com as demais. Quer enganar quem secretário?
Estas ações são nada mais nada menos que ações políticas partidárias para se auto-promover visando às eleições de 2012.
O secretário tendo como seu adversário político o meu companheiro Ronyklesio(PC do B) que já deixou bem claro que é pré-candidato a vereador tratou de passar apenar no colega , primeiro tirou a possibilidade do mesmo assumir a coordenação de assistência técnica naquela secretaria depois mais uma vez dando uma rasteira segura, tendo em vista que kabão já havia citado o nome de Rony para assumir a direção da escola família agrícola não deixou que isso acontece-se, pura vaidade.
Além destas ações que o secretário teria realizado para se beneficiar politicamente, fui informado que alguém teria perdido o emprego graças a indicações de pessoas não aptas ao PRONAF, indicados pelo secretário.
É tendo um prefeito como kabão, e um secretário que só pensa em se alto – promover, Cantanhede e a agricultura só podem ir de mal a pior.
Alimentação escolar
Realmente a secretaria tem feito um esforço em tanto para colocar uma alimentação oriunda da agricultura familiar, só que nem o secretário nem o prefeito estão preocupados como esta alimentação é armazenada, tão pouco transportada até as escolas, na segunda feira passada um dia após reportagem no programa Fantástico da rede globo sobre a armazenagem e transporte ilegal de alimentos escolares, eu mesmo testemunhei o transporte por volta do meio-dia 12:00 horas de carne bovina, hortaliça e verduras em carro aberto, isso é que é burrice, incompetência e irresponsabilidade social, um crime contra a saúde de nossas crianças.
Espero que o ministério público e a policia federal dê uma olhadinha em nosso municipio.
acesse: http://cantanhedema.blogspot.com
Como a hipocrisia politiqueira do maranhão é algo rotineiro, a culpa é da governadora.