A buraqueira nas avenidas e ruas de São Luís se virou destaque no site UOL, da Folha de São Paulo. É vergonhoso ver uma cidade onde você vive sendo mostrada como se não houvesse um governante.
Pelo ao menos o site UOL não culpou Sarney por esse descaso, visto que os paulistas sabem que existem três esferas de poder independentes: Federal, Estadual e Municipal, cujas administrações e as aplicações dos recursos corretamente são de responsabilidade de seus gestores.
Só para se ter uma idéia da falta de informação do povo ludovicense quanto à responsabilidade desse descaso com a cidade. Eu estava exatamente, hoje (13), por volta das 11h30, na Avenida Kennedy, quando caiu uma chuva média. Simplesmente a Avenida virou um rio, com sua correnteza levando tudo que tinha pela frente, principalmente muito lixo. Forçado a ficar dentro de uma loja, que estava com água em sua porta, ouvi vários clientes dizerem que a culpa era da governadora Roseana. Perguntei: E o prefeito? O mais afoito foi logo dizendo: “João Castelo não tem dinheiro, só quem tem dinheiro é não faz nada é o governo do Estado”. É… O povo já condicionou que tudo de ruim que acontece no Maranhão é culpa do Sarney!!! Para eles, o Maranhão não tem 218 gestores que recebem todas as verbas constitucionais, de convênios, de emendas, recursos próprios etc. Querem aceitar o discurso hipócrita de que a miséria do Maranhão é por conta do governo Estadual, como se ele administrasse os milhões e milhões que são repassados as 217 prefeituras maranhenses.
Mas voltemos à matéria da UOL. O jornalista Ismael Araújo diz em seu post que há mais de seis meses, moradores e visitantes de São Luís estão incomodados com o excesso de buracos que aparecem quase diariamente nas ruas e avenidas da cidade. Como têm ocorrido todos os anos, com a chegada do período chuvoso, em abril e maio, a situação piora, e a prefeitura não consegue manter as vias lisas e adequadas para o trânsito.
Neste ano, em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Luiz Rocha, no bairro do Monte Castelo, um ônibus caiu em um enorme buraco. Um trator teve de ser usado para tirar o veículo, que ficou mais de três horas preso, provocando um engarrafamento de mais de cinco quilômetros.
Em pleno Centro Histórico, local visitado por dezenas de turistas todos os dias, está cheio de lixo, buracos, paralelepípedos faltando e até com luminárias de lampiões quebradas. Os visitantes das ruas centenárias estão revoltados com o descaso.
A turismóloga Lídia Flor Lima disse que, nos últimos cinco meses, sente receio ao trazer visitantes para essa área da cidade devido ao cenário deplorável em que ele se encontra.
Há bairros de São Luís, como o Cohatrac, Cidade Operária, João de Deus, Coroado, Calhau e até mesmo o Centro, aonde as ruas chegam a ficar divididas. Na Rua da Baronesa, a cratera tomou conta de toda a extensão da via. Os moradores precisam tomar muito cuidado ao sair de casa para não cair e fraturar um braço ou uma perna, por exemplo.
Os buracos espalhados pelas ruas da cidade se tornam verdadeiras armadilhas para os motoristas, principalmente à noite, quando os cuidados devem ser redobrados.
Outro lado
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) de São Luís informou que pretende aguardar o término do período chuvoso para começar as obras de reparo dos buracos nas vias da capital. Segundo o órgão municipal, paralelepípedos e placas de concretos estão sendo provisoriamente colocados nos locais onde os buracos inviabilizam o tráfego.
Publicado em: Governo
NÓS ESTAMOS REALMENTE LASCADOS CAIO, UM PREFEITO INCOMPETENTE EUMA GOVERNADORA INEPTA
Carlos, a governadora é inepta porque não está fazendo o trabalho que é de responsabilidade do prefeito?
Caro Caio,
Falar em término de chuva soa ridículo. No ano passado nós também tivemos o período chuvoso e nada foi feito. deixaram a chuva “detonar” com tudo para refazer. Isso é exemplo de má gestão, burrice de uma falta de preparo administrativo sem precedentes.
É Maxwell, porém aqui a culpa não é do gestor municipal, que detem milhões dos recursos, mas sim do Sarney.
Não é culpa de Sarney e sim de Roseana Sarney que diz que olha por nossa cidade, da 8 milhões de nossos recursos para a beija flor podendo ajudar nossa cidade é inepta sim, fale vc o que falar mas a perseguição é clara sobre o castelo, exemplo é o hospital que castelo tenta construir e toda hora ela da um jeito de atrapalhar quem realmente tenta ajudar, entermo do asfaltamento é um problema cronico que não é de agora da nossa cidade o ultimo grande investimento asfaltico que são luis teve foi na época de jakcson lago, fora o rombo que Tadeu palacio deixo ai na prefeito, desapropio terrenos construi posto de combustiveis e no vinhais tomou o terreno dos feirantes construiu um Posto e um Predio que só tá o esqueleto pois castelo entrou na justiça contra o mesmo. Apesar da má fase que se encontra o prefeito hoje ainda acredito em seu trabalho e no compromisso dele com a cidade, vejo mais atitudes dele em querer ajudar a população do que de sua governadora que tem a faca e o queijo na mão e prefere se feichar os olhos para todos nos….Mas esperar o que dessa moça?? Somente o pior que digam os Pobres Professores…….
Reginho leia a resposta que fiz a Dayanny e procura mudar esse disco que não cola mais… Já cansou… Aqui tem um gestor que recebe milhões e milhões em recursos e é o responsável pelo desenvolvimento social, político e econômico da cidade que ele foi eleito para isso. Ele é o responsável pela esfera municipal, que é independente das outras duas: federal e estadual. Portanto…. Sem comentários!!!
meu caro amigo, para a esfera municipal trabalhar, você é consciente que ela precisa da esfera tanto federal como estadual. o poucos recursos que veem é da federal pois a estadual nao ajuda em nada na nossa capital. sei que a esfera municipal nao esta na melhor fase,mas ela poderia estar bem melhor se tivesse o apoio da esfera estadual, que a mesma nao conta com o apoio dela.em momento algum estou colocando culpa em sarney,mas você a de convir comigo que se a sua governadora tivesse interesse em ajudar a cidade,não se encontrava os problemas que se encontra hoje.
Olá Caio Hostílio. Fica a cada dia mais clara e escandalosa a estratégia de se tentar ligar tudo de ruim no Maranhão a Sarney. Esta estratégia é bancada em grande parte por inimigos políticos do senador que são do Sul e Sudeste do Brasil e que, naturalmente, sempre encontram uma maneira de prejudicar a imagem de quem está em evidência no comando da Câmara Federal ou do Senado. Foram muitos milhões investidos na propagação dessa idéia, que ganhou mais força quando um grupo de políticos que foi ajudado pelo Senador (Vidigal, José Reinaldo, Flávio Dino, Humberto Coutinho e outros) passaram a comandar o estado do MA na década de 90 e passaram a utilizar a propagação dessa idéia também para se beneficiar. Beneficiar, porque as vezes que estiveram no comando do governo financiaram, o que foi considerado pelo STF, como uma fraude justificada pelo objetivo de dar vitória de qualquer maneira ao grupo político que tinha como candidato os opositores de Sarney. O ex governador Jakson Lago (Que logo foi traido também por Humberto Coutinho na outra eleição, desqualificando Jakson para tentar eleger Dino) foi então usado e pouco depois abandonado por esse grupo. Terminou cassado em um julgamento da mais alta corte desse país, que passou a ser desqualificada por ter feito justiça, e o beneficiado seria Sarney. Ele próprio (Jakson) falou em Caxias, antes de sua morte, da amargura que sentia com a traição de Humberto. Que fique bem claro que não sou um defensor de Sarney, mais colocar a culpa de tudo de ruim do Maranhão nele é colaborar de maneira ingênua e bitolada para as discussões para a melhoria de nosso estado. Primeiro, porque a ele pode sim ser atribuída parte da culpa, mais dizer que tudo, tudo é culpa dele, é corroborar para uma afirmação reacionária e estéril, que beneficia interesses políticos de seus opositores políticos. É bom lembrar que os políticos do Sul e Sudeste tarjam o Sarney de Coronel, mais eles propositalmente esquecem de lembrar que, Coronèis de veredade eram os grandes cafeicultores de São Paulo e os grandes Pecuaristas de Minas e Rio Grande do Sul, que concentraram em suas regiões até a década de 80 mais de 75% da produção industrial do país. E não venham dizer que fábricas não vieram pra cá porque o Sarney não quis. Na verdade essa concentração criou as desigualdades regionais que conhecemos e a pobreza e a miséria também. A realidade do Maranhão precisa ser mudada, mais o discurso que está na moda, financiado a peso de ouro e levada a efeito pela Folha de São Paulo e outros veículos de comunicação pertencentes a grupos econômicos do Sul e Sudeste, não suscitam uma discussão proveitosa para essa mudança. A grande questão é mudar o Maranhão, e não tentar mudar ele de dono.
A oposição condicionou na cabeça do povo do Maranhão que tudo de ruim é o Sarney. Ledo engano!!! Pois quem conhece os ditames das leis que regulamentam os serviços públicos no Brasil sabe que tudo isso não passa de uma hipocrisia politiqueira. No Maranhão são 218 gestores públicos, independentes. O Brasil é constituído dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo que os poderes Executivo e Legislativo possuem três esferas independentes político, econômico e social: governo federal, governo estadual e governo municipal; Congresso Nacional (Legislativo federal), Assembléias Legislativas (legislativos estaduais) e as Câmaras de Vereadores (legislativos municipais). Todas essas esferas recebem seus recursos e são responsáveis por eles, tanto que prestam contas. Quando se fala em miséria no Maranhão jogam logo a culpa somente no governo do Estado e esquecem que tem mais 217 gestores que poderiam mudar a realidade em seus municipios, porém sabem desse discurso canalha existente no Maranhão e utilizam de forma covarde, sejam prefeitos de oposição ou da posição. Essa discussão no senso comum causa nojo e prejudica o Maranhão, pois não cobram a responsabilidade dos 218 gestores maranhenses. Isso é canalhice!!! Só para você ter uma idéia da falta de responsabilidade dos gestores municipais maranhenses… Você sabe quantos deles cumpriram com a meta da vacinação? Está num post logo acima. Então, meu caro amigo, se os políticos maranhenses estivem realmente preocupados em mudar a realidade desse Estado e não fazer apenas o jogo politiqueiro pelo poder, tomariam como base principal de suas prerrogativas a cobraça de todos os gestores maranhenses. O resto é balela, conversa fiada…