A política não se faz com ódio e rancor

Publicado em   17/mar/2011
por  Caio Hostilio

Não há nada mais tedioso do que assistir a discursos de políticos oposicionistas na Assembléia Legislativa do Maranhão. Invariavelmente, dos mais esquerdistas ao mais reacionário de direita, todos eles são calcados em princípios morais e éticos que, devidamente decodificados, em nada diferem da doutrina da existência dos anjos e demônios.

As variações são as mesmas, os discursos sempre os mesmos. A partir de uma análise superficial. Esses oposicionistas deveriam ao menos buscar outros assuntos, com “A luta do Bem contra o Mal”, “O Paraíso Perdido”, “Terra Prometida”, “A Volta do Messias”, “O Milagre da Multiplicação” e “O Povo Escolhido”.

Na verdade, esses que já comandaram o Estado e fizeram as maiores estripulias com o dinheiro do contribuinte, julgam-se como os soldados da luta do bem contra o mal. Arvoram para si o monopólio da virtude, das boas intenções e da verdade. Os demais, ou são maculados (seu passado desautoriza suas propostas), ou agem de má-fé (sua pregação é recheada de virtudes, mas não é sincera). Na verdade estão simplesmente equivocados.

Eles falam como se estivessem perdidos o Paraíso, mas que podem voltar pra eles! Para eles, o mundo melhor é com a Lei do Cão, o pagamento de milhões por pontes que não vão e vem de lugar algum, derrubar paredes de um Ginásio por R$ 5 milhões, surrupiar o dinheiro do contribuinte, no apagar das luzes.

Em suas mentes esse é um horizonte perdido onde homens são livres, iguais e fraternos. Confiem em nós e os levaremos até lá. Os “sem-terra” terão terra, os “sem-teto” terão casa, os “sem-esposa” se casarão. Todos serão amigos do Rei. E o monarca será um homem justo, ético, correto e amigo do povo.

Em seus discursos, eles conseguem até o “Milagre da Multiplicação” seja de pães, creches, terra ou salário, é possível. Confiem em nós! Só nós sabemos como fazê-lo! O povo sentiu tudo isso nos sete anos de governo de José Reinaldo e Jackson Lago.

Eles acreditam numa transição pelo Professor de Deus “Flávio Dino”, que abrirá as águas do Mar Vermelho e guiará a todos a uma terra prometida e farta (tudo)!!!

Este é em resumo, o discurso politiqueiro praticado pelos oposicionistas daqui do Maranhão.

Decodifiquemos a retórica de cada um desses políticos. Com maior ou menor paixão, em doses variáveis de ódio e rancor, recheado de “embasamento” dentro do senso comum, é o teor da totalidade das teses e propostas políticas apresentadas pelos nossos ilustres deputados de oposição.

Eu também, intimamente, aguardo um Messias. Só que ele, para me seduzir, terá de dizer coisas muito diferentes. Terá de reconhecer que o passado não foi nenhuma maravilha e que o futuro só será bom se todos suarem o rosto para isso. Haverá de ter a coragem de dizer que o mundo não se divide entre bons e maus, uma vez que cada um, legitimamente, luta apenas pelos seus interesses. Terá de proclamar que o “povo escolhido” é unicamente aquele que se escolhe. Haverá de reconhecer que os recursos realmente não existem; que os pães não se multiplicam por milagre, apenas se somam através do trabalho duro de cada um de nós.

Por fim, não precisamos de um “Professor de Deus” para ser o salvador de todos. O povo quer apenas que os políticos sejam sinceros, racionais e decentes, pois assim todos nós poderemos nos salvar por conta própria.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para A política não se faz com ódio e rancor

  1. Beneficial info and excellent design you got here! I want to thank you for sharing your ideas and putting the time into the stuff you publish! Great work!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos