Na mosca!!! Será que o MPMA irá engolir mosca, com as presepadas para emperrar a licitação do transporte coletivo?

Publicado em   16/dez/2014
por  Caio Hostilio

onibusbiNo dia 10 de dezembro de 2014, publiquei “Prefeitura de São Luís usa a forma mais esdrúxula para emperrar a licitação do Transporte Coletivo!!!”, onde disse:

É sabido que gestores públicos usam das mais fajutas desculpas para ludibriar o povo quanto às diversas ações que seriam de bem-estar para coletividade. Para piorar, a mídia segue feito cordeirinho nas artimanhas enganosas e alardeiam as meias bocas como grandes ações!!!… Mas vamos ao que interessa. A Prefeitura de São Luís vem à década empurrando goela abaixo um sistema de transporte coletivo de uma forma irregular, visto que as empresas não participaram de licitação pública para explorar esse tipo de serviço dentro das prerrogativas exigidas em lei. O Ministério Público bem que tentou uma intervenção na SMTT para que fosse feita uma licitação dentro dos princípios técnicos, porém não foi acatada pela Justiça. Nesse intervalo, a Prefeitura de São Luís saiu criando alternativas esdrúxulas para empurrar essa licitação. Primeiro, passou a apresentar a forma da licitação para órgãos fiscalizadores, como se esses órgãos fossem os executores. De repente apareceram 30 ônibus das empresas que exploram o transporte coletivo de São Luís como se eles fossem suprir todas as deficiências do sistema oferecido. Agora, aparem mais 10 ônibus articulados de uma empresa que já explora o transporte coletivo sem licitação. Abre o olho Ministério Público!!!

No dia 11 de dezembro de 2014, publiquei “Coisa para inglês ver!!! Por onde circularão os 10 ônibus biarticulados?”, onde disse:

Outra falácia da SMTT ao apresentar 10 ônibus articulados de uma das empresas que já trabalham no sistema de transporte público de São Luís há anos sem licitação!!! Faltou a Prefeitura dizer por onde esses veículos pesados circularam, haja vista que esse tipo de veículo é utilizado num sistema BRT. sses veículos biarticulados são usados nas canaletas do sistema BRT, cujo número de passageiros seja bem maior transportado simultaneamente, pois apenas um biarticulado faz o papel de dois articulados de 18,6 m, o que diminui o número da frota, da mão de obra operacional, do consumo em total de litros e da quantidade de pneus rodando. Isso é uma forma de colocar o carro na frente dos bois, pois adquirir os ônibus primeiro sem que tenham preparado as vias públicas com faixas apropriadas para receber o sistema BRT é uma enganação!!! Caso coloquem esses gigantes para circularem nas vias de São Luís sem o sistema BRT transformará o transito que já é caótico em um caos de calamidade pública!!!

Agora, leio no blog do Marco D’Eça a matéria “Holandinha apresenta ônibus velho como novo em SL…”, onde ele disse:

O ônibus bi-articulado que o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC) apresentou semana passada como novidade na capital maranhense, é, na verdade, um modelo velho, já com anos de uso em Belo Horizonte (MG).

usadoO veículo foi registrado em 2010 pela empresa Rodopass, do mesmo grupo que controla em São Luís as empresas Primor e TCM. Para vir a São Luís, foi repintado e dado como novo pelo prefeito, uma espécie de engodo à população.

usadãodocumentoO presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, vereador Fábio Câmara (PMDB), pretende usar a tribuna, hoje, para denunciar que não apenas o bi-articulado, mas também outros ônibus apresentados como novos por Holandinha, já têm, pelo menos,  quatro anos de uso.

– Os veículos que não serviram mais para a capital mineira chegaram a São Luís com quatro anos de uso – revelou Câmara.

Segundo o vereador, o grupo Primor/TCM, trouxe os ônibus recauchutados para São Luís por que perdeu a concessão em Belo Horizonte.

A prática de usar ônibus velhos em São Luís não é nova. Mas, pela primeira vez, isso vem à tona com provas consubstanciadas.

Holandinha se comprometeu com o Ministério Público a renovar pelo menos metade da frota até janeiro de 2015.

Mas ônibus velhos não renovam frota alguma…

  Publicado em: Governo

3 comentários para Na mosca!!! Será que o MPMA irá engolir mosca, com as presepadas para emperrar a licitação do transporte coletivo?

  1. Fernanda disse:

    Essa história da SMTT está uma novela por que os empresários do setor acreditavam que ninguém os tiraria a posição que ocupavam há anos… O holandinha com todos os defeitos está moralizando isso aí.

  2. Henrique disse:

    Eu acredito que os dois articulados só fazem parte de um teste, pois os novos vieram com os 30 que já foram entregues a população.

  3. Carlos Pedra disse:

    Sempre foi assim , Ludovicense usar Ônibus peidados!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos