Notícias

Publicado em   15/dez/2014
por  Caio Hostilio

Uma pergunta que não pode calar:

Cirurgião-Luís-Alfredo-Neto-Júnior-e1415542361824Quando será que os investigadores do assassinato do médico Luiz Alfredo darão informações aos familiares sobre o paradeiro dos outros assassinos que ainda não foram capturados? O certo é que já se passaram 34 dias do trágico crime e nada da prisão dos outros bandidos. A família está impaciente e acreditando na impunidade, haja vista que o monitorando sobre as informações das investigações estavam sendo feita pelo irmão da vítima, Emmanuel, que não pode mais fazer devido a uma cirurgia que deve que se submeter urgentemente.

CIB realiza última reunião ordinária de 2014

Foto 1 - CIB - ultima reuniãoMembros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) se reuniram nesta segunda-feira (15), em São Luís, para deliberação dos assuntos incluídos na última pauta deste ano e aprovação do calendário de trabalhos para o ano de 2015. Coordenada pela presidente do Conselho Municipais de Secretários de Saúde do Maranhão (COSEMSMA), Iolete Arruda, a reunião serviu para a apreciação de incentivos financeiros para os municípios, implantação de novos serviços e homologações de projetos e programas de saúde. Onze itens integraram a pauta de discussões colocada em votação, com destaque para o debate sobre a necessidade de novos serviços para diagnóstico e combate ao câncer de mama no município de São Luís. Ficou decidido que a referência para esse atendimento na capital será o Hospital da Mulher, na área Itaqui-Bacanga. Em seguida os gestores municipais acompanharam a relatoria da chefe de Planejamento e Ações Estratégicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Francisca Nogueira, que explanou sobre a importância de providências a serem tomadas por alguns municípios quanto a prazos, informação de dados e apresentação de documentos necessários ao fechamento do ano vigente de forma a garantir a continuidade e boa condução das gestões para 2015. “Nós alertamos principalmente aqueles municípios que ainda nos causam preocupação pelo fato de que já estamos no sexto bimestre de 2014 e cerca de 60 municípios ainda não apresentaram dados, deixaram planilhas em aberto que certamente devem ser enviadas de uma só vez para conhecimento do ministério”, disse ela. Esses municípios ainda não alimentaram o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). A saúde prisional e a Rede de Atenção à Saúde também foram discutidas nesta última reunião da CIB. No encontro foi apresentada uma relação de 50 pacientes de Justiça que permanecem em atendimento hospitalar, distanciados de seus locais de origem ou do convívio familiar. A reunião findou com a aprovação do calendário das reuniões ordinárias do ano que vem. A câmara técnica da CIB voltará a se reunir no dia 20 de fevereiro para recomeçar seus trabalhos.

Gil Cutrim autoriza obra de ampliação da UBS da Matinha

FOTOS O.S DO POSTO DE SAUDE MATA (56)O prefeito Gil Cutrim autorizou neste último fim de semana a obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro Matinha. O trabalho faz parte de um amplo rol de ações que visam ampliar e reformar Unidades de outras localidades do município de São José de Ribamar contribuindo, desta forma, para expandir e reforçar, ainda mais, os serviços de saúde. A obra está sendo executada com recursos federais (cerca de R$ 275 mil), com contrapartida do município, e tem prazo de execução de 120 dias. É importante ressaltar que na semana passada Cutrim autorizou a construção de uma Creche Municipal na Matinha, equipamento público que beneficiará centenas de famílias moradoras desta região da cidade. “O trabalho consiste em melhorar e ampliar a infraestrutura desta e de outras Unidades contribuindo, ainda, para reforçar o setor e expandir suas ações. Também iremos autorizar, em breve, a construção de novas UBS. A saúde é e continuará sendo prioridade em nossa administração”, afirmou o prefeito. Moradora da Mata, a estudante Verônica Sousa aprovou os novos investimentos no setor da saúde que estão sendo feitos pela prefeitura ribamarense. “Investir na saúde é investir na em uma melhor qualidade de vida para o povo. O prefeito Gil, sabedor desta necessidade, está fazendo isso e tem a aprovação dos ribamarenses”, disse. A solenidade de assinatura da ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos contou, ainda, com as participações de dezenas de lideranças políticas e comunitárias de São José de Ribamar.

Região Metropolitana de São Luís ganha posto avançado de atendimento do Detran-MA

Diretor André Campos fez a inauguração do novo posto do DETRAN-MAA região metropolitana de São Luís ganhou mais um posto avançado de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), na manhã desta segunda-feira (15).  Localizado na Estrada de Ribamar, MA 201, em Paço do Lumiar, logo depois do Maiobão, a unidade foi inaugurada pelo diretor geral do Detran-MA, André Campos. Funcionando em um novo prédio, com cinco guichês de atendimento, três baias de vistoria, banheiros, estacionamento próprio, além de adaptações para portadores de deficiência, o posto proporcionará aos usuários todos os serviços de habilitação e a veículos oferecidos pelo Detran. Para André Campos, os serviços oferecidos no novo posto, trarão comodidade e facilidade para a população da região metropolitana. “Facilitar o acesso aos serviços do Detran e garantir um atendimento de qualidade são metas do governo. Só tenho a agradecer a minha equipe que vem trabalhando incansavelmente para concluir as obras que estamos entregando”, destacou o diretor. O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Ramir Aguiar, comemorou a inauguração de mais um posto do Detran. “Esse posto é um grande presente do Detran-MA aos usuários da região metropolitana”. Para quem precisa dos serviços do Detran diariamente, como o empresário Moreira Neto, a descentralização também é motivo de comemoração: “Toda a estrutura do Detran-MA aqui em Paço do Lumiar vai facilitar e muita a vida de todos e de nós, proprietários de auto escola, por exemplo”, destacou. Prestigiaram a inauguração juntamente com André Campos, o diretor Operacional, Márcio Cavalcante; o diretor Financeiro, Arlindo Nogueira; a diretora Administrativa; Graça Paz; a chefe de Recursos Humanos do Detran, Graça Reis; a chefe da Habilitação, Nazaré Nunes; a assessora de Planejamento, Cristiane Silva; e o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Ramir Aguiar Ribeiro.

NOTA  PTB-MARANHÃO

Em Convenção Nacional, realizada nos dias 11 e 12 de dezembro no Rio de Janeiro, o PTB -Partido Trabalhista Brasileiro – decidiu extinguir todos os diretórios municipais e prorrogar os diretórios estaduais. Esses, a partir de fevereiro, nomeará novas Comissões Provisórias Municipais

SES e municípios farão campanha de combate à dengue e a chikungunya

Foto 1 - Campanha de combate a dengueAs ações de combate e controle da dengue e chikungunya estão sendo intensificadas em toda a região metropolitana da capital. Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), secretários municipais e agentes de endemias de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (15), no Hotel Atlântico, para falar sobre a campanha que será desenvolvida até sexta-feira (19). O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, disse que o perigo aumentou e que é fundamental a responsabilidade de todos no controle do vírus da dengue e chikungunya. “Embora estejamos com uma redução de 15% dos casos de dengue em relação ao ano anterior na capital, estamos lançando esta campanha em parceira com as prefeituras para que o controle do vírus esteja bem efetivado”, justificou. Em 2013 foram notificados 976 casos e este ano 826 pessoas contraíram dengue. Dengue e chikungunya são duas doenças causadas por vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os sinais e sintomas são muito parecidos. As pessoas podem apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, dores nos olhos, dentre outros sintomas. A principal diferença é que no Chikungunya ocorrem fortes dores nas articulações (tornozelos, punhos, joelhos, cotovelos e coluna vertebral). A superintendente de Epidemiologia da SES, Maria das Graças Lírio, fez algumas recomendações para o controle da dengue. Ela disse que é preciso manter o trabalho de campo para o combate ao Aedes aegypti em pleno funcionamento durante o ano inteiro, conforme as normas do MS; realizar inspeção com rigor nos portos estratégicos, clubes, escolas, repartições públicas, ginásios esportivos, construções, etc; promover a limpeza pública, dando destino adequado aos resíduos sólidos. Ela também enfatizou que é fundamental orientar a população quanto aos cuidados com reservatórios de água em suas residências, para reduzir ao máximo a possibilidade de formação de focos do vetor; promover educação em saúde para população quanto às medidas necessárias para prevenir dengue e realizar campanhas de mobilização social. “Além disso, os gestores precisam prover as Unidades de Saúde das condições básicas (medicamentos, materiais e pessoal capacitado), conforme as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemia de Dengue”, ressaltou Graça Lírio. O secretário de saúde de Paço do Lumiar, William Rios, disse que o controle do mosquito precisa ser permanente e que o trabalho dos agentes, aliado à mudança de comportamento das pessoas, é imprescindível para baixar o índice das infestações. “Dia 18 vamos realizar um Dia D de combate no Viva Maiobão e depois vamos continuar com as visitas normais e interruptas nos domicílios e pulverização espacial em todo o município”, afirmou.

Acordo estabelece melhorias no transporte de ferry-boat

DSC_0715O Ministério Público do Maranhão firmou na manhã desta segunda-feira, 15, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as empresas Servi-Porto Serviços Portuários LTDA e Internacional Marítima LTDA. O objetivo é assegurar a higiene e segurança nas embarcações de transporte aquaviário entre os terminais de Ponta da Espera, em São Luís, e Cujupe, em Alcântara. Na avaliação do corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekanda Meireles, o acordo permite uma resposta mais rápida às demandas coletivas dos consumidores. “Destaco o esforço de todos os promotores que assinam esses documentos a fim de garantir a segurança dos passageiros e a oferta adequada do serviço”. “O Ministério Público vai acompanhar, atentamente, o transporte feito pelas embarcações com o objetivo de assegurar o cumprimento do TAC no prazo estabelecido”, avaliou a promotora Lítia Cavalcanti. No acordo, as empresas se comprometem a padronizar as embarcações, facilitando a identificação da prestadora do serviço. A identificação deve ser estendida aos usuários (identidade) e veículos (placa, marca e modelo). A implementação do sistema de bilhetagem eletrônica e venda pela internet é outro ponto contemplado. A Servi-Porto e Internacional Marítima reconhecem a obrigação de cumprir rigorosamente o artigo 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Pela lei, nenhuma criança pode viajar para fora da comarca onde reside desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial. Caberá à autoridade competente, a fiscalização, antes do embarque. As compromissárias se obrigam a reservar um espaço específico, situado na saída dos barcos, para transporte de ambulâncias, viaturas policiais e do corpo de bombeiro. Em caso de transporte de passageiros com doenças infectocontagiosas, as empresas devem exigir a Guia Médica de Autorização de Transporte. O embarque deverá obedecer aos critérios de prioridade para idosos, pessoas com deficiência, crianças de colo e mulheres grávidas. Já os veículos só poderão adentrar nos ferry-boats após a acomodação de todos os passageiros.  A saída de passageiros das embarcações no interior dos veículos está proibida. Durante o desembarque, será priorizada a saída de pedestres. Para efetivar a medida, as empresas de ferry-boat se comprometem a instalar uma corrente de proteção antes da rampa de acesso ao terminal, que só poderá ser retirada após a saída do último passageiro. As empresas também se comprometem a efetuar sinalizações necessárias dentro das embarcações e disponibilizar, em sua tripulação, funcionários para orientar passageiros durante o embarque, travessia e desembarque. Entre outras medidas, foi acertada a oferta de embarcações extras nos períodos de maior demanda, como feriados e dias santos; respeito ao limite de vendas de bilhetes; a exigência de apresentação de Guia de Transporte Animal, para o acesso dos animais nos barcos. Todas as providências devem ser efetivadas no prazo máximo de 180 dias. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 1 mil, por obrigação descumprida.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Notícias

  1. Mário Santos Chaves disse:

    Os principais itens não foram contemplados:
    1- Diminuição da poluição sonora (chega a atingir 100 decibéis no arranque e se mantém em mais de 80 durante toda a viagem. Não existe um isolamento do motor. As grades ficam batendo umas nas outras sem uma borracha que impeça que isso ocorra.

    2- Respeito aos horários. O Ferri nunca sai no horário marcado. Tem dia que atrasa até 40 minutos ou mais.
    3- A especificação do modelo do carro de acordo com o preço. Eles cobram o preço a cu de cavalo. Tem carro que mede 5 mts e paga 80 reais, e tem carro que mede 4,5 mts e eles querem cobrar 90 reais.

  2. Luiz de Jesus Peres Soares disse:

    Esses assassinos soltos são um perigo eminente para toda sociedade.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos